Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Fiquei uma semana testando o novíssimo SUV da Chevrolet, o Equinox. O modelo foi totalmente renovado e ficou ainda mais bonito do que a geração anterior, agora com linhas mais marcantes e com estilo mais “americano”, seguindo a linha dos outros modelos da marca fora do Brasil. O segmento de SUVs nunca esteve tão aquecido, são mais de 100 modelos à disposição, com diferentes tamanhos e tecnologias de propulsão oferecidos em nosso país. A categoria dos veículos médios equipados com motor turbo é a mais competitiva atualmente em nosso mercado.
CONFIRA O VIDEOCLIPE: https://youtu.be/x06dujvrrIs?si=Ykw-vVAQo1X8M7pY
O novo Equinox desembarca em duas versões topo de linha, Activ e RS, com propostas complementares de estilo e aplicação. Elas se diferenciam pela grade e para-choques customizados, conjunto distinto de rodas e pneus, além de uma cabine ambientada para cada perfil. Inédita, a versão Activ é voltada ao consumidor aventureiro, enquanto a RS foca na esportividade urbana. As duas trazem tração (AWD) integral inteligente de série. Hoje, as vendas de SUVs médios estão divididas entre os modelos turbinados, com aproximadamente 70%, e os eletrificados, com 30%.




Testei a versão RS, que chama muita atenção na rua, por onde passava só via os pescoços das pessoas virando e seguindo o trajeto do SUV. Além de imponente, a cor vermelho Radiant exclusiva dessa versão cedida para teste era um chamariz à parte. Atualmente entre os SUVs vendidos em nosso mercado eu acho o Equinox o mais bonito.
O Equinox vem com muitas inovações tecnológicas, tais como: conectividade 5G, assistentes avançados de segurança e direção, pacote premium de itens de conforto e nova configuração mecânica. Os cinco ocupantes contam com amplo espaço interno, incluindo assoalho traseiro plano. Há sistema eletrônico de cancelamento de ruídos, vidros com isolamento acústico e térmico, bancos climatizados com memória, volante aquecido e cockpit virtual com duas telas.




Tudo é inédito no novo Equinox. O visual imponente e a profusão de ângulos retos caracterizam o modelo 2025. A dianteira é marcada pelo conjunto óptico bipartido, com a parte superior bem afilada, agregando tecnologia. A grade e o para-choque estão mais proeminentes, com a adição de molduras que contornam as caixas de roda e seguem por toda a base das portas. Elas, aliás, também foram redesenhadas para facilitar o embarque dos passageiros. A frente está mais alta e a lateral ganha linhas atléticas com elementos inéditos.
Com isso, a geometria da coluna “C” também foi modificada, mas sem perder aquela impressão de robustez que acompanha o modelo desde sua origem. O efeito de teto flutuante (panorâmico) é outra nuance que ressalta a estética do modelo.




Na traseira, o destaque são as lanternas com assinatura de LED em forma de “Y”, tendência entre os atuais SUVs globais da Chevrolet. A quarta geração do Equinox dá um salto principalmente em requinte, mostrando que o produto evolui para encantar o consumidor. Destaca-se logo de cara o size impression, expressão atribuída a um automóvel que chama a atenção pelo seu porte e presença.
O novo modelo está ligeiramente maior, mais largo e mais alto. São 4.667 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 1.713 mm de altura – proporções com o intuito de favorecer tanto o design exterior quanto o melhor aproveitamento do espaço interno. O compartimento de bagagem leva 469 litros até o nível dos vidros e conta com um “subsolo”, perfeito para quem precisa separar ou camuflar determinados tipos de carga. Excelente para viagens com muitos passageiros ou a necessidade de precisar levar muita carga para deslocamentos mais longos.




Ao entrar no veículo, chama a atenção as telas de alta definição do painel e o elevado padrão de qualidade dos acabamentos, incluindo o dos assentos Evotex, feitos com um material sintético super macio, agradável ao toque, com alta capacidade de dissipar calor – perfeito para uso em países de clima quente.
As forrações do painel e dos encostos de braços passam a ser soft touch. Já os comandos do ar-condicionado (dual zone) e do console central reforçam a atmosfera high-tech com efeito de superfície brilhante. Os cinco ocupantes contam com amplo espaço interno, incluindo assoalho traseiro plano.




Na derivação esportiva RS do Novo Equinox, a impressão é de que se está diante de um veículo mais aerodinâmico e rente ao solo. Conta ainda com rodas aro 20 e teto escurecido. Na cabine, dominam os revestimentos pretos decorados com costura vermelha e azul até no volante, de base reta.
O carro da Chevrolet traz um pacote superior na categoria com itens de segurança ativa, conectividade avançada e equipamentos de comodidade que valorizam a experiência a bordo. Na proteção dos ocupantes, o modelo adicionou: alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com correção ativa da direção, controle adaptativo de cruzeiro, além de sensor perimetral de desembarque, câmera 360º e retrovisor interno com projeção de vídeo.




Esses recursos se unem ao sistema de resposta automática em caso de acidente e aos bancos com alertas sensoriais – o recurso exclusivo da Chevrolet fornece um feedback tátil mais imediato e eficaz ao motorista, ajudando-o a reagir rapidamente a qualquer situação crítica sem precisar desviar os olhos da estrada.
Em relação a comodidades, o usuário conta com sistema de abertura da tampa traseira por sensor de proximidade e atualização remota de sistemas eletrônicos, poupando visitas adicionais à concessionária para realizar esses updates. A funcionalidade também permite customizações digitais do veículo.




Outro diferencial competitivo do Novo Equinox está na conectividade, território liderado pela GM. Além do quadro de instrumentos configurável de 11”, o veículo oferece sistema OnStar 5G e um multimídia MyLink (11,3”) de última geração compatível com Android Auto/Apple Car Play mais internet e Google built-in nativos. Ou seja, o carro independe de um smartphone para projetar desde mapas online até aplicativos gerenciados por inteligência artificial. O Equinox foi o escolhido para estrear o 5G, que permite velocidade de conexão entre 10 e 100 vezes mais rápida, dependendo da infraestrutura local. A tecnologia é capaz de elevar a experiência ao volante a um nível muito mais avançado.
Confira outras oportunidades de avanços da tecnologia 5G: Download instantâneo de músicas e vídeos de alta definição; Atualizações remotas mais abrangentes e rápidas; Navegação online com gráficos animados de melhor resolução; Uso mais amplo de sistemas comandados por voz; Maior possibilidade de customizações digitais do veículo; Maior segurança cibernética; Mais comandos remotos do veículo via app. Por meio do aplicativo myChevrolet dá para acessar diversas funcionalidades à distância, pré-climatizar a cabine, fazer check-ups instantâneos e até acompanhar o deslocamento do automóvel.
Suspensão, direção, motor, transmissão e eletrônica foram refinadas para oferecer uma condução ainda mais envolvente. Ao volante, o motorista vai sentir um rodar macio, com direção precisa e um conjunto mecânico muito mais harmonizado. Tudo com muito mais silêncio a bordo. O propulsor que usa somente gasolina foi recalibrado e ganhou a companhia de uma nova transmissão, agora de oito marchas. As alterações resultam em aumento da potência, torque e eficiência. A aceleração de 0-100 km/h é feita em 9,3s, quase 7% mais rápido que o modelo anterior. A mesma lógica se aplica a retomadas, que simulam ultrapassagens em rodovia. O 60-100 km/h leva apenas 6,3s.




Agora dá para fazer trocas de marcha manualmente por meio de aletas atrás do volante, bem como selecionar um dos três modos de condução do veículo: normal, baixo atrito e off-road. Destaque também para o novo computador de bordo, mais completo e interativo, com dados como vida útil das pastilhas de freio, força G e inclinômetro da carroceria.
Outra novidade é o sistema Auto Hold, útil em situações de trânsito, por manter o automóvel parado automaticamente após o condutor liberar o freio, sem a necessidade de manter pressionado o pedal o tempo todo. Mais um recurso interessante é o sistema que permite o monitoramento e o ajuste de configurações do carro para quando o veículo é entregue a manobristas, por exemplo. Dá para limitar a velocidade e acessar depois um relatório de condução para consultar a quantidade de vezes que os alertas de segurança atuaram.
Outro diferencial do SUV da Chevrolet é que ele vem equipado de série com tração (AWD) integral inteligente. O sistema é projetado para distribuir automaticamente a potência às rodas com maior aderência, oferecendo maior estabilidade e controle, especialmente em condições adversas, como lama ou pisos escorregadios. No entanto, o modo padrão do SUV é 4×2, para ter tração integral sob demanda, o usuário deve selecionar a opção ao lado do coluna de direção.
O motor 1.5 turbo está cinco cavalos mais potente, chegando aos 177 cv a 5.600 rpm e torque de 28 kgfm a 2.000 rpm, agora está ligado a transmissão é de oito marchas, garantindo melhor performance sem aumento no consumo. Há sistema eletrônico de cancelamento de ruídos, vidros com isolamento acústico e térmico, bancos climatizados com memória, volante aquecido e cockpit virtual com duas telas. O Novo Equinox manteve a média de consumo de gasolina, tanto na estrada (10,7 km/l) quanto na cidade (9 km/l), de acordo com o ciclo do Inmetro.
Ao volante o Equinox transmite muita segurança, as rodas são de liga de 20″ calçadas com pneus de medias 235/50 R20 o que transmitem muita estabilidade ao SUV. O problema é quando passa em buracos grandes e você sente aquela pancada que da a impressão de ter quebrado a roda. O motor apesar de parecer fraco para o peso do carro (1.678 kg), dá conta do recado, porém sofre nas retomadas, principalmente quando se está velocidades mais altas.
O Novo Chevrolet Equinox 2025 estreia em cinco opções de cores para a carroceria: Verde Cacti (exclusivo Activ), Vermelho Radiant (exclusivo RS), Branco Abalone, Preto Ouro Negro e Prata Shark. O preço começa em R$ 275.790, nas versões Activ e RS, o que o deixa como um dos mais caros do segmento, menos o Jeep Compass (R$ 285.590). O valor é válido para todo o Brasil. Os principais concorrentes são o Mitsubishi Eclipse Cross (R$ 224.900), o Volkswagen Taos (R$ 220.990), Toyota Corolla Cross (R$ 212.890), Ford Bronco (R$ 260 mil) e o Caoa Chery Tiggo 7 (R$ 181.990).
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.5
Combustível Gasolina
Potência (cv) 177
Torque (kgf.m) 28
Tempo 0-100 (s) 9,2
Câmbio automática com modo manual de 8 marchas
Tração 4×4
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo multibraço, roda tipo independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.713
Largura (mm) 1.902
Comprimento (mm) 4.667
Peso (Kg) 1.678
Tanque (L) 59
Entre-eixos (mm) 2.730
Porta-Malas (L) 468
Ocupantes 5
*Dados do fabricante