Avaliação do Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier Aut. 2022

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Com um volume de vendas no primeiro trimestre em alta, com um incremento de quase 12 mil unidades ante o mesmo período do ano passado, o Chevrolet Tracker foi o SUV mais vendido do Brasil em março, com 6,4 mil unidades emplacadas. Com um ano de mercado, a nova geração do Tracker chega à linha 2022 com novidades.

CONFIRA O VÍDEO FEITO EM PARCERIA COM O CANAL FASTCAR VIEW: https://youtu.be/g9n0lsl0CbQ

A principal delas é a tecnologia sem fio para a projeção de aplicativos do smartphone diretamente na tela de 8” do veículo (de série a partir da versão LT). O sistema compatível com Android Auto e Apple CarPlay é capaz de projetar apps como o Waze, Spotify e WhatsApp no multimídia MyLink – para maior segurança, pode ser operado por comando de voz. Desta forma o Tracker é o mais conectado se sua categoria, com o conceito de “wireless car” ou carro sem fio. Até porque o veículo oferece também o carregador de smartphone por indução magnética, que para iniciar a operação, basta colocar o celular sobre a almofada de carregamento rápido posicionada no console central. Este pacote também conta com o sistema de telemática avançada OnStar, o aplicativo myChevrolet e o sistema de Wi-Fi nativo.

Para habilitar a projeção sem fio do smartphone para o multimídia do carro, o usuário precisa fazer o pareamento apenas uma única vez, seguindo as instruções que aparecem no visor do equipamento. Já o OnStar oferece diversos serviços focados em proteção e segurança, como o de resposta automática em caso de acidente. Ao detectar a deflagração dos airbags, o veículo é capaz de enviar um sinal com sua localização exata à central de atendimento para que possa providenciar resgate, caso necessário.

Enquanto que o Wi-Fi nativo a bordo possui sinal até 12 vezes mais estável, possibilidade de atualizações remotas de sistemas eletrônicos (OTA) e conta ainda com o aplicativo myChevrolet para consultar informações do computador de bordo e para comandar diversas funções do veículo a distância.

O SUV mais econômico de sua categoria, de acordo com dados do Inmetro, chega a linha 2022 em quatro opções de acabamento (MT/AT, LT, LTZ e Premier) e duas opções de motor turbo flex, de 116 cv ou 133 cv.

Entre os itens de conforto e aparência posso destacar: Acabamento interno premium; Ar-condicionado digital automático; Assistente de estacionamento semiautônomo; Chave com sensor de aproximação e botão para ignição do motor; Computador de bordo de 14 funções, entre elas indicador de distância do veículo à frente, monitoramento da pressão dos pneus e percentual da vida útil do óleo; Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade; controlador de limite de velocidade; Entradas USB também para os ocupantes do banco traseiro; Lanternas em LED; Retrovisor eletrocrômico, Roda de liga leve aro 17″, Sensor de chuva e Teto solar panorâmico com abertura elétrica.

Em Segurança, os destaques ficam por conta dos 06 Airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina); Alerta de ponto cego; Alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma de emergência; Assistente de frenagem para situações de perda de eficiência por aquecimento; Atuação do sistema de freio em curvas (Torque Vectoring by Brakes); Recurso que ajuda a manter a trajetória em frenagens em linha reta (Straight-Line Stability); Indicação de frenagem de emergência (ESS); Controle eletrônico de estabilidade e tração; Assistente de partida em aclive; Faróis dianteiros Full LED com acendimento automático através de sensor crepuscular; Sistema de luz auxiliar lateral em curvas; Luz de condução diurna em LED; Sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais com indicação gráfica no painel; Câmera de ré e Sistema de telemática avançada OnStar.

Visto de frente o Tracker exibe uma grade mais pronunciada, alguns elementos cromados e faróis full LED, além de luzes diurnas e luz auxiliar lateral. As lanternas traseiras também são de LED, mas apenas na versão mais cara avaliada, a Premier. Na traseira, ainda podemos destacar que a tampa do porta-malas foi totalmente redesenhada. Com essa alteração, o suporte da placa foi deslocado para o para-choque, que também tem refletores e luz de neblina.

Visto de lado, trata-se da parte do carro que mais se destaca em um SUV. Ali o novo Tracker 2022 apresenta em todas as versões rodas de alumínio, que chegam a 17 polegadas na versão avaliada, Premier. Em relação às suas dimensões, o Novo Tracker 2022 tem 4,27 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,57 m de entre-eixos, com porta-malas de 393 litros.

Por dentro o painel de instrumentos foi renovado, com tela TFT colorida ao centro e ponteiros iluminados por LEDs. O computador de bordo tem 14 funções, como monitoramento da pressão dos pneus e vida útil do óleo. O volante ganhou uma base achatada, além de ajustes de altura e profundidade deixando o SUV bem mais requintado que a geração anterior.

Sob o capô está o disposto motor 1.2 turbo, com 133 cv e 21,4 kgfm, sempre ligado à transmissão automática de seis velocidades. Que foram um belo conjunto por se tratar de um câmbio com trocas suaves e precisas, enquanto o motor se mostra o tempo todo eficiente. Tanto em saias de sinal como em ultrapassagem não falta vigor para esse motor turbo. O Tracker Premier com motor 1.2 parte de R$ 133.490,00, sendo adicionado mais R$ 850 para quem optar pela cor branca sólida ou R$ 1.600,00 para as cores metálicas, podendo chegar a R$ 138.090 com todos os itens opcionais. (Por Marcus Lauria – texto e fotos)

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.2

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            133     132

Torque (kgf.m)         21,4    19,4

Consumo cidade (km/l)      7,7      11,2

Consumo estrada (km/l)    9,4      13,5

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.626

Largura (mm)           1.791

Comprimento (mm)             4.270

Peso (Kg)      1.271

Tanque (L)    44

Entre-eixos (mm)     2.570

Porta-Malas (L)        393

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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