por Guilherme Sousa (texto e fotos)
Realizando uma pesquisa pelo Gemini, assistente de inteligência artificial do Google, encontro que SUV é “a sigla dada para ‘Sport Utility Vehicle’ ou ‘veículo utilitário esportivo’, e refere-se a uma classe de veículos que se caracteriza por sua altura elevada e design robusto, combinando elementos de um carro familiar com a capacidade de enfrentar diferentes tipos de terreno.”
Para nós, do ramo, é uma definição mais que óbvia. No atual contexto automobilístico, todas as marcas de carros possuem SUVs para chamarem de seus, com as mais variadas vocações, seja para o asfalto ou para a terra. Uma que não foge à regra é a Peugeot.
CONFIRA O CLIPE: https://youtu.be/mJWMHcSd7gs?si=3cOlC7l2V8_iNPlo
Quem esteve no crivo avaliativo do Ver-o-Carro, por um período de sete dias, foi o novo 2008, na versão topo de linha GT, numa concessão feita pela equipe de comunicação da Stellantis (muito obrigado, Carolina Alves, Tatiana Carvalho, Fabrício Biondo e Stephanie Cristine), com o apoio da concessionária Revemar (obrigado, Karen).



Não dá para negar que o visual do modelo bebe bastante da fonte do hatch 208, aqui manifestado pelos faróis diurnos de LED em forma de garras de leão, substituindo o dente de sabre de antes, grade frontal com elementos diamantados tridimensionais, régua vertical em preto brilhante com o nome Peugeot (em nova grafia) na traseira, que une as lanternas de LED também tridimensionais, e rodas de liga-leve diamantadas de 17 polegadas, cujo desenho remete a uma aranha. Pudera: tanto o 208 quanto o 2008 são oriundos da plataforma CMP.
Tal qual o Citroën Aircross avaliado no final de janeiro, o novo Peugeot 2008 tem sua propulsão realizada pelo motor Firefly 1.0 T200, que desenvolve 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm (200 Nm) de torque. Desse modo, sai da inércia aos 100 km/h em 9,7 segundos, e conta com o auxílio do câmbio automático do tipo CVT de sete marchas simuladas, e um modo Sport de condução posicionado atrás do volante, do lado esquerdo.
Durante o convívio, a média de consumo foi de 9,2 km/l, em circuito misto, maior que os 9,4 do Aircross. Segundo a Stellantis, acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, enquanto a velocidade máxima chega a 194 km/h.



Na lista dos itens de série, o Peugeot 2008 GT traz painel de instrumentos digital de 10 polegadas, central multimídia de 10,3 polegadas com interface diferente da do 208, conexões Android Auto e Apple CarPlay sem cabos, ar-condicionado digital, revestimento de couro nos bancos, pintura contrastante no teto, quatro tomadas USB espalhadas pelo interior, costuras de volante, painéis e bancos na cor verde, soleiras de alumínio com o nome Peugeot.
Além de pedaleiras metálicas, tapetes com GT bordado, teto solar panorâmico, sensores crepuscular e de chuva, freio de estacionamento elétrico, rebatimento elétrico dos retrovisores, alguns itens de segurança ativa e passiva, entre outros. Seu interior é o mesmo do 208, mas é mais refinado, e ainda tem o diferencial de possuir partes com acabamento que imita fibra de carbono, dando um ar mais esportivo ao carro.
Convivendo com o modelo, ele demonstrou possuir uma dirigibilidade marcante, por se segurar nas curvas, enquanto que a suspensão trabalhou bem na buraqueira diária das nossas ruas, graças à tropicalização feita pela engenharia da Stellantis.
Ao menor toque, sua direção foi precisa. Medindo 4,30 m de comprimento, 1,77m de largura e 1,54 m de altura, cabe em qualquer vaga de estacionamento. Mas os 2,61 m de entre-eixos garantem bom espaço interno aos ocupantes, ainda que precise fazer um contorcionismo para ter acesso aos bancos traseiros. E mais: conta com um diferencial que o 208 GT não tem: abertura elétrica do teto solar, na qual aproveitei bastante nas oportunidades que não quis abrir a janela.



Embora a Peugeot trate o novo 2008 como sua maior vitrine tecnológica dentre todos seus automóveis à venda no Brasil, é totalmente inconcebível que o modelo, com esta aura, possuir regulagem dos bancos dianteiros feita por alavanca, e não eletricamente.
É algo bastante anômalo, ainda mais que seus concorrentes entre os SUVs compactos possuem regulagem elétrica, mesmo que apenas para o banco do motorista. Falta também piloto automático adaptativo, e embora a versão GT, aqui testada, possuir seis airbags, não existem as bolsas adicionais nas opções mais em conta. Aconselho a Stellantis a incluí-los na lista dos equipamentos mandatórios.
CONCLUSÃO
Versão top de linha, o Peugeot 2008 GT despediu-se APROVADO da avaliação do Ver-o-Carro. Atualmente custando sugeridos R$ 175.990,00, na bela cor Cinza Selenium, é aquele SUV urbano que vai te encantar pela excelente dirigibilidade, estabilidade, conforto a bordo e muito mais, sem fazer feio na estrada. Vai ao encontro daquela definição de SUV usada na abertura desta avaliação, por agregar as qualidades elencadas, e certamente está pronto para todos os terrenos.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.0
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 130 125
Torque (kgf.m) 20,4 20,4
Velocidade Máxima (km/h) 200 200
Tempo 0-100 (s) 9
Consumo cidade (km/l) 8,8 12,5
Consumo estrada (km/l) 10 14,1
Câmbio CVT com modo manual
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.548
Largura (mm) 1.776
Comprimento (mm) 4.309
Peso (Kg) 1.272
Tanque (L) 47
Entre-eixos (mm) 2.612
Porta-Malas (L) 374
Ocupantes 5
*Dados do fabrciante