Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Revelado em outubro de 2024, o Renault Kardian Evolution com câmbio manual surpreendeu a todos. Ninguém esperava que a marca francesa lançasse uma versão sem câmbio automático do pequeno crossover. Até porque, praticamente todos os veículos vendidos no Brasil são automáticos, que passou a ser a preferência de câmbio entre os consumidores. Claro, existem outros modelos só com câmbio manual, mas ai são veículos de entrada e com valores mais baixos. Em um SUV ou crossover é mais raro isso acontecer (aqui só temos os Fiat Pulse Drive 1.3, o Renault Duster Intense Plus e o Citroën Basalt Feel 1.0 MT).
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De qualquer forma, o que importa é que esse tipo de câmbio vem sendo procurado por ser mais barato de produzir e consequentemente acaba deixando os valores dos veículos mais em conta, visto que os preços dos carros atualmente estão fora do patamar do consumidor brasileiro. O que passa a ser uma alternativa para as montadoras de venderem mais e conquistar novos consumidores.




O Kardian é produzido no Complexo Ayrton Senna. A Renault é única fabricante de automóveis da América Latina a ser reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por ser uma planta referência em tecnologia da indústria 4.0.
Custando a partir de R$ 112.690 (mais as cores metálicas entre R$ 1.000 e R$ 1.900) o Kardian Evolution pode chegar ao valor de R$ 114.590. Essa versão traz os mesmos equipamentos da Evolution com câmbio automático EDC. Com a chegada da nova versão a linha é composta das seguintes versões: Evolution com câmbio manual, Evolution com câmbio EDC (R$ 124.190), Techno com câmbio EDC (R$ 136.490) e Première-Edition com câmbio EDC (R$ 145.990).




Produzido em Portugal, pela Horse, a JX22 é a nova geração dos câmbios manuais de seis marchas, com foco em eficiência mecânica e consumo de combustível. Lançado em março, o Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) e o novo motor turbo TCe. Ele e inaugurou uma nova fase da Renault no mercado brasileiro e chegou para competir no segmento B-SUV.
O resultado é uma experiência de direção confortável, silenciosa e agradável para o uso diário, porém ajustada com precisão para uma condução mais firme e esportiva caso seja o perfil do cliente. Essa calibragem também leva em consideração a versatilidade do Kardian, permitindo uma rodagem segura e confiável em diferentes tipos de piso, incluindo incursões off-road leves. O câmbio tem trocas macias e rápidas, proporcionando até uma ceta diversão para quem gosta de dirigir.




Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B. Estas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade. Além disso, os bons ângulos de ataque e saída de 20° e 36°, respectivamente, fazem dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos. A distância entre eixos (2,60 m), a melhor entre os concorrentes diretos, permite também maximizar o espaço intern. Com 358 litros (VDA), o volume do porta-malas é um dos pontos altos do modelo. O espaço interno é razoável, cabem até cinco pessoas de estatura média, os grandões terão dificuldade de andar no banco traseiro.
Uma curiosidade do Kardian é a funcionalidade das barras de teto. Montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais, integrando-se perfeitamente de modo funcional e estético. Com um auxílio de uma ferramenta específica, que vem junto com o Kardian, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 quilos de carga.




Com design moderno e atual, o interior do Kardian tem acabamento simples e com muito plástico, mas que não afeta a construção do carro. Os bancos em tecido são confortáveis e não cansam em trajetos mais longos, nas portas um plástico de qualidade e que não faz barulho. A posição de dirigir é muito boa e fácil de achar devido às várias regulagens de banco e volante. Os instrumentos são de fácil leitura e todos os comandos estão à mão do motorista.
Todas as informações sobre a condução são mostradas na interface do painel de instrumentos digital de 7”, que traz um modo de visualização adicional destacando a velocidade com design minimalista. A central multimídia de 8” com design flutuante oferece conexão Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela, com uma resposta rápida aos comandos do usuário.




De série, a versão Evolution traz os principais equipamentos de segurança e comodidade, como seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controlador de velocidade, limitador de velocidade e sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré, entre outros itens.
O motor turbo TCe 1.0 flex do Kardian faz parte da mesma família do motor turbo TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler. Esses dois propulsores compartilham 70% de componentes, tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível. O motor turbo 1.0 entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque, sendo 200 Nm (90% da força máxima) já disponível a 1.750 rpm.
Com muita disposição o motor tem uma arrancada acima da média e traz muita segurança em retomadas e ultrapassagens. Com ele fica fácil manter uma aceleração linear em retas ou na estrada. Por ser leve e compacto e motor é até mais que suficiente para o peso do carro (1.163 kg).
Produzido no Paraná pela Horse, esse propulsor do Kardian traz as mesmas tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1, categoria que a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 200 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível. Porém durante nosso teste de uma semana e com mais de 200 km percorridos, seu consumo ficou a desejar com etanol, foram 7,2 Km/l, um numero que deve ser bem melhor com gasolina.

A transmissão manual de seis velocidades JX22 também foi especialmente projetada para o perfil do cliente brasileiro, com relações curtas na primeira, segunda e terceira, privilegiando as arrancadas rápidas e a agilidade do veículo. Já as relações de quinta e sexta marchas foram desenvolvidas para um melhor consumo e melhor conforto acústico, principalmente em estrada. Essa caixa de transmissão adota ainda um volante bi-massa, que filtra as vibrações do motor.
Confira os principais equipamentos de série do Kardian Evolution: 6 airbags (frontal, lateral e de cortina); Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL); Assistente de partida (HSA); Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré; Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR); Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS); Cluster digital 7”; Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio; Ar-condicionado digital com função auto; Retrovisores externos com ajuste elétrico; Faróis e assinatura luminosa 100% em LED; Barras de teto funcionais e modulares em preto; Roda flexwheel biton 16”; Aerofólio traseiro; Start&Stop; Modo ECO com EcoScoring; Volante com ajustes de altura e profundidade; Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento e Vidros elétricos para passageiros.

*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.0
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 125 120
Torque (kgf.m) 22,4 20,4
Velocidade Máxima (km/h) 180
Tempo 0-100 (s) 11
Consumo cidade (km/l) 8,4 12,3
Consumo estrada (km/l) 9,7 14
Câmbio manual de 6 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.595
Largura (mm) 1.747
Comprimento (mm) 4.119
Peso (Kg) 1.163
Tanque (L) 50
Entre-eixos (mm) 2.604
Porta-Malas (L) 358
Ocupantes 5
*Dados do fabricante