Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Com algumas novidades na carroceria e interior o Volkswagen Polo 2023 chegou para avaliação de uma semana. O hatch tem agora a meta de substituir o Gol, o carro mais vendido da marca. Será que vai conseguir? Isso é o que veremos ao longo dos anos e saber qual a estratégia que a marca vai usar para isso acontecer.
CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/TBAfKpctkB8
Apesar das linhas semelhantes com as do Gol, o Polo é outro carro. O modelo é mais “gordinho” e tem uma plataforma bem mais moderna e segura em comparação ao Gol, além de ser maior. Agora vamos deixar essa comparação de lado, pois não é esse o nosso objetivo e vamos para o que interessa, falar sobre o Polo 2023 na versão Highline TSI AT com “Kit Black” que avaliei por uma semana. Essa é a versão mais cara do Polo 2023, que chega com preços a partir de R$ 111.990,00 que com o adicional da cor metálica o preço sobe em R$ 1.650, chegando a R$ 113.640.

O Polo Highline 2023 chega repleto de tecnologias com uma extensa lista de equipamentos exclusivos para sua versão topo de linha. Uma das principais novidades é o carregamento de celular por indução e o volante multifuncional, que chega com o novo emblema da Volkswagen ao centro e aletas para a troca de marchas.

A versão vem com o painel de instrumentos de 10,25 polegadas, totalmente digital, além de oferecer o ar-condicionado automático “Climatronic Touch”, que permite selecionar a temperatura mais agradável para os usuários do veículo. Para os passageiros do banco traseiro, a Volkswagen incluiu duas saídas USB, tipo C, para levar mais comodidade a todos os ocupantes.

O veículo conta também com a central multimídia “VW Play” de 10,1 polegadas, que oferece novas experiências de usabilidade e o aplicativo “Meu VW”. Esse programa informa sobre dados do automóvel, como quilometragem, nível de combustível, consumo médio e informações de viagens.

Além disso, o modelo oferece sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, câmera de fé, faróis com acendimento automático, sensor de chuva e crepuscular, iluminação no porta-luvas e porta-malas, piloto automático e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Quando o assunto é segurança podemos destacar os quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais – controle eletrônico de estabilidade (ESC), distribuidor eletrônico de frenagem (EBD), controle de tração, hill hold control, sistema de frenagem automática pós colisão e sistema isofix.

Na parte dianteira, o VW Polo 2023 Highline apresenta o conjunto óptico todo em LED e na parte traseira do veículo as lanternas chegam com nova assinatura noturna, além de logo e nome do carro em posicionamento central.

Avaliei a versão Highline com o o Kit Black, que entrega vários itens com a cor preto brilhante. Entre eles estão as rodas de liga leve de aro 16, spoiler traseiro, cobertura do espelho retrovisor e tapete de borracha para o assoalho e porta-malas.

Na parte interna, os painéis de porta dianteiros e o apoio de braço apresentam revestimento em tecido, os bancos esportivos são inéditos, o volante em couro vem com paddle-shift e o veículo possui amplo espaço interno. As cores disponíveis para o modelo Highline são o vermelho sunset, branco cristal e preto ninja em tons sólidos, e cinza platinum e prata sirius nas cores metálicas.

Em relação à motorização, o novo Polo Highline vem equipado com o propulsor 1.0 TSI turbo flex com transmissão automática de seis velocidades. O motor entrega 116 cv (E) e 109 cv (G) de potência, 16,8 kgf.m de torque, velocidade máxima de 192 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos. O propulsor é suficiente para empurrar o hatch da marca, transmitindo muita confiança em ultrapassagens e arrancadas. O turbo entra na hora certa e deixa o motorista bem tranquilo para manobras mais ousadas.

Bom de curva o Polo é excelente nesse quesito. A Suspensão dianteira é do tipo McPherson com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. Já a traseira é do tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal. Enfim, a receita perfeita para transmitir segurança ao motorista. Além de absorver bem os buracos e desníveis das nossas ruas com asfalto “lunar”.

Em relação ao consumo de combustíveis, o propulsor TSI faz os seguintes números: 8,4 km/l com etanol e 12,2 km/l com gasolina na cidade; 10,3 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada.

*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.0
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 116
Torque (kgf.m) 17,3 17,3
Velocidade Máxima (km/h) 192
Tempo 0-100 (s) 10,5
Câmbio automática com modo manual de 6 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.471
Largura (mm) 1.751
Comprimento (mm) 4.074
Peso (Kg) 1.133
Tanque (L) 52
Entre-eixos (mm) 2.566
Porta-Malas (L) 300
Ocupantes 5
*Dados do fabricante