Por Arnaldo Bittencourt / Fotos: Marcus Lauria
O Nissan Kicks continua sendo um SUV compacto que agrada o público brasileiro com seu design moderno e bom espaço interno. No mercado desde 2016, ele se posiciona como o SUV de entrada da marca japonesa, abaixo do recém-lançado Novo Sentra (na categoria de sedãs) e da picape Frontier.
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Para a linha 2025, já antecipando a chegada do “New Kicks”, a Nissan resolveu acrescentar o termo “PLAY” ao nome do carro, possivelmente inspirada em uma determinada marca de eletrônicos que acrescenta o termo “PLAY” a versões mais simples de aparelhos celulares “topo de linha”.
Pois bem, o Nissan Kicks Play 2025 está disponível em três versões: Active Plus, Sense e Advance Plus; Em um segmento altamente competitivo, o Kicks Play encara rivais de peso como Peugeot 2008, Chevrolet Tracker, Volkswagen Nivus, Hyundai Creta e Jeep Renegade.




Design e Interior: Beleza e bons materiais
O Kicks tem um design externo moderno e jovial, que atrai olhares por onde passa. A grade frontal “V-Motion”, característica marcante da Nissan, se une a faróis afilados (halógenos na versão Sense), criando uma dianteira imponente. As laterais possuem vincos marcantes, conferindo um perfil dinâmico ao SUV.
A traseira complementa o visual com um design limpo e lanternas que se estendem pelas laterais, inspiradas nos lendários carros esportivos da linha Z da Nissan, um toque de esportividade e herança de design que diferencia o Kicks. A versão Sense agora se diferencia pelas rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, calçadas com pneus na medida 205/55 R17, que agregam sofisticação e estabilidade ao conjunto.




No interior, o Kicks oferece um ambiente agradável, espaçoso e com um diferencial exclusivo no segmento: os bancos dianteiros com tecnologia “Zero Gravity”. Inspirados em estudos da NASA para simular a ausência de gravidade, esses bancos são projetados para oferecer máximo conforto, distribuindo o peso do corpo de forma otimizada e reduzindo a fadiga, especialmente em viagens longas. Além do conforto, o espaço para as pernas e cabeça é generoso, tanto nos bancos dianteiros quanto traseiros.
O painel tem desenho moderno e ergonômico, e o volante multifuncional, com base achatada (sem revestimento de couro na versão Sense), proporciona uma pegada excelente, transmitindo esportividade e controle. Nele, estão localizados os comandos para o sistema de áudio, controle de cruzeiro e atendimento de chamadas. O Kicks Sense vem equipado com uma central multimídia de 7 polegadas com tela sensível ao toque, painel de instrumentos anológico com uma pequena tela digital ao centro, conectividade por cabo com Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth e porta USB (1 porta USB-A na multimidia).
A qualidade do sistema de som é “ok”. É importante equalizar o som para extrair o máximo do conjunto. A multimidia do Kicks fica devendo a conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Em 2025, já era para o carro oferecer essa comodidade de fábrica!




Motor e Câmbio: Confiabilidade mecânica e simplicidade na manutenção
O Nissan Kicks Play 2025 mantém o confiável motor 1.6 litro flex de 4 cilindros, que entrega 110/113 cavalos de potência e 14,9/15,2 kgfm de torque na gasolina/etanol, respectivamente. Este motor está sempre associado à transmissão automática do tipo CVT Xtronic, que simula seis marchas e proporciona uma condução suave e eficiente. Embora seja adequado para o uso urbano, o conjunto pode apresentar alguma limitação em rodovias, principalmente em ultrapassagens e subidas íngremes. O ruído do motor em conjunto com a transmissão CVT pode se tornar um pouco elevado em acelerações mais vigorosas, mas, no geral, o conjunto é suave e refinado no uso cotidiano, com respostas ágeis em baixas rotações e acelerações graduais.
O motor de concepção mais tradicional, sem turbo, injeção indireta, vai agradar aqueles preocupados com custo de manutenção e confiabilidade do carro diante das situações ímpares que os brasileiros utilizam seus carros (altas quantidades de etanol na gasolina, adulterações de todo tipo nos combustíveis).
Desempenho e Consumo: Desempenho limitado e economia
O Nissan Kicks Play 2025 oferece um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível, um fator crucial para o consumidor brasileiro. O conjunto mecânico, formado pelo motor 1.6 e o câmbio CVT com função “Sport”, entrega acelerações satisfatórias para o uso diário, e o Kicks se mostra ágil e fácil de manobrar no trânsito urbano. A direção com assistência elétrica é leve e precisa, e os freios, com discos ventilados na frente e tambor atrás, atuam de forma eficiente, garantindo a segurança.
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do INMETRO, o Kicks Play 2025 apresenta médias de consumo de 7,8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol, e 11,4 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina. Durante nosso teste, em um circuito misto cidade/estrada, o Kicks obteve uma média de 9,5 km/l com gasolina, um resultado que considero adequado para as situações de trânsito urbano enfrentadas pelo modelo, somado ao fato do carro estar com baixíssima quilometragem (350km) e, portanto, ainda amaciando (sim, amaciamento ainda existe e faz o carro gastar mais!).




Tecnologia e Segurança: Conectado e Protegido
O Kicks Play 2025, de série, traz central multimídia de 7 polegadas, ar-condicionado convencional sem a função AUTO, painel de instrumentos analógico, Apple CarPlay, Android Auto e chave do tipo canivete. Além disso, a versão Sense oferece câmera de ré, sem linhas acompanhando a posição do volante. Para a minha surpresa, o carro não tem sensor de ré, que faz a diferença na hora de fazer manobras em vagas apertadas. Vale lembrar também que, na mão de um manobrista que precisa estacionar o carro com rapidez, carro que não “berra” corre o sério risco de tomar uma leve encostada nos para-choques.
Para quem gosta da câmera 360º que virou marca registrada do Kicks, cuidado ao escolher a versão Sense 2025, pois o recurso não está disponível nessa versão intermediária.
Quando o assunto é segurança, o Kicks Play Sense vem de fábrica com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas. O Kicks obteve nota máxima (cinco estrelas) nos testes de impacto do Latin NCAP.




Comparativo com a Concorrência: Competidor preparado
O Nissan Kicks é um competidor de peso no concorrido segmento de SUVs compactos no Brasil, mas enfrenta rivais de peso como Peugeot 2008, Chevrolet Tracker, Volkswagen Nivus, Hyundai Creta e Jeep Renegade. Quando comparado a esses modelos, o Kicks se destaca em áreas como espaço interno, bom porta-malas, boa qualidade dos materiais do cockpit e, principalmente, no conforto proporcionado pelos bancos Zero Gravity. Contudo, ele fica atrás de alguns concorrentes em termos de potência do motor e autonomia, em função do pequeno tanque de 41 litros de capacidade. No trânsito urbano pesado, o consumo piora consideravelmente, reduzindo consideravelmente a autonomia do carro.
Os Pontos Altos
- Design moderno e atraente, com lanternas traseiras inspiradas nos esportivos da linha Z da Nissan.
- Espaço interno generoso: Conforto para todos os ocupantes, e bom porta-malas de 432 litros.
- Bancos Zero Gravity: Tecnologia exclusiva da Nissan que garante conforto superior.
- Ótima pegada do volante: Transmite esportividade e controle.
- Alta nota em segurança: Cinco estrelas no Latin NCAP para proteção de adultos e crianças.
Os Pontos a Melhorar
- Motor poderia ser mais potente: Em algumas situações, mais potência seria bem-vinda.
- Conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto: Apesar de facilmente contornável, é esperado que um carro nessa faixa de preço ofereça de fábrica tal recurso.
- Ruído do motor/CVT em alta rotação: Pode incomodar em acelerações mais fortes.
- Baixa autonomia em função do tanque de combustível extremamente pequeno (41 litros)
- Sensor crepuscular extremamente sensível, a ponto de acender os faróis automaticamente ao ficar parado na sombra de uma árvore.
Conclusão: Ainda é uma boa opção, resta saber qual será o impacto do Novo Kicks, previsto para o meio do ano
O Nissan Kicks Play 1.6 Sense CVT 2025 é uma opção interessante no segmento de SUVs compactos no Brasil. Ele se destaca pelo design atraente, com um toque de esportividade herdado dos lendários carros da linha Z da Nissan em suas lanternas traseiras, interior espaçoso, boa qualidade dos materiais do habitáculo, porta-malas de 432 litros e belas rodas diamantadas aro 17”. A segurança também é um ponto forte, com nota máxima nos testes de colisão. De acordo com o site oficial da Nissan e com as principais publicações automotivas, o preço sugerido para a versão Sense e pintura em dois tons é de R$126.890,00 (valor sujeito a alteração e variação por região).
Imagino que esse preço precisará ser revisto, pois a concorrência está oferecendo seus modelos por preços muito competitivos. Há modelos turboalimentados custando consideravelmente menos, inclusive.
Vale ressaltar que o novo Nissan Kicks tem previsão de lançamento para 2025 no Brasil. Portanto, para quem está considerando a compra de um SUV compacto, pode valer a pena aguardar o lançamento da nova geração para conhecer as mudanças e o novo posicionamento de preço. Contudo, o atual Kicks ainda se mostra uma opção muito equilibrada e racional para o dia a dia e para viagens em família, com um toque de conforto “espacial” proporcionado pelos bancos Zero Gravity, e um porta-malas de bom tamanho.
Para o consumidor brasileiro que busca um SUV compacto moderno, seguro, confortável, com bom espaço interno e um design com personalidade esportiva, o Nissan Kicks Play 1.6 Sense CVT 2025 é uma escolha a ser considerada.

*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.6
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 113 110
Torque (kgf.m) 15,5 15,5
Velocidade Máxima (km/h) 175
Tempo 0-100 (s) 12
Consumo cidade (km/l) 7,8 11,4
Consumo estrada (km/l) 9,5 13,8
Câmbio CVT
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.610
Largura (mm) 1.760
Comprimento (mm) 4.310
Peso (Kg) 1.130
Tanque (L) 41
Entre-eixos (mm) 2.620
Porta-Malas (L) 432
Ocupantes 5
*Dados do fabricante