BYD Dolphin Plus: primeiro fabricante chinês e primeiro carro elétrico a obter cinco estrelas no Latin NCAP

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, apresentou hoje a oitava e última rodada de resultados de 2024, com a BYD como o primeiro fabricante chinês a obter todas as cinco estrelas com o Dolphin Plus. O modelo também é o primeiro veículo elétrico a alcançar a classificação mais alta na história do Latin NCAP.
 
O BYD Dolphin Plus, produzido na China, obteve cinco estrelas. O Dolphin Plus, que oferece 7 airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) como equipamento padrão, obteve 92,60% para Ocupante Adulto, 93,17% para Ocupante Infantil, 77,03% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 85,17% para Assistência à Segurança.
 
Assista ao vídeo do Latin NCAP sobre a conquista do BYD Dolphin Plus
 
O BYD Dolphin Plus, que atualmente só é vendido no Brasil, foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis da Estrada (VRU), AEB Cidade, AEB Interurbano, Sistema de Suporte de Pista (LSS), Sistema de Assistência à Segurança (SAS) e Detecção de Ponto Cego (BSD), obtendo todas as cinco estrelas para o hatchback compacto de cinco portas.


 
O Dolphin Plus apresentou, em geral, bom desempenho com estrutura e espaço para os pés estáveis e proteção adequada para o peito do adulto no impacto frontal. O modelo mostrou boa proteção geral no impacto lateral e proteção marginal do tórax no impacto lateral de poste, boa proteção para ocupantes crianças e bons sistemas ADAS com um volume completo de unidades equipadas como padrão. A proteção passiva para pedestres poderia ser melhor, mas combinada com o AEB VRU apresentou bons resultados. O modelo oferece LSS, mas o desempenho não foi bom o suficiente para marcar pontos. O modelo não oferece o SAS com configurações manuais e o desempenho do Assistente Inteligente de Velocidade (ISA) não foi bom o suficiente para ganhar pontos. O modelo foi avaliado como uma decisão voluntária do fabricante e o resultado só é válido para o modelo Dolphin Plus.  
 
O Latin NCAP avalia a versão mais básica do equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores comprem versões equipadas com tecnologias ADAS testadas e de bom desempenho, que, nesse caso, são instaladas como padrão.
 
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“Parabéns à BYD por se tornar o primeiro fabricante chinês, o primeiro veículo fabricado na China e o primeiro veículo elétrico a obter cinco estrelas no Latin NCAP. Esse resultado representa um marco para o Programa, já que os carros chineses são questionados há muito tempo por seus baixos padrões de segurança, de acordo com os resultados dos testes do Latin NCAP. O BYD Dolphin Plus é um alerta para a indústria local na região, já que o modelo é uma opção promissora em termos de desempenho, preço e capacidade do veículo elétrico para o mercado da América Latina e do Caribe, o que o torna um forte concorrente de outros modelos produzidos localmente com preços similares, mas com níveis mais baixos de tecnologia e segurança. O Latin NCAP incentiva outros fabricantes a seguirem o exemplo do BYD Dolphin Plus e solicita a todos os governos que implementem a rotulagem obrigatória de segurança com estrelas para apoiar informações independentes e claras para os consumidores”.
 
David Ward, Presidente Executivo do Towards Zero Foundation, disse:
Este é um resultado fundamental para a BYD, já que o Dolphin Plus obteve a cobiçada classificação de cinco estrelas do Latin NCAP, sendo o primeiro fabricante chinês a conquistá-la. É muito impressionante ver uma nova geração de veículos elétricos da China, projetados para combinar altos níveis de segurança e desempenho ambiental, chegando agora ao mercado da América Latina e do Caribe”.
 
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
“Essa conquista da BYD é um marco significativo para a segurança veicular na América Latina e no Caribe. Embora ainda haja espaço para melhorias na proteção de pedestres, o modelo demonstra que segurança avançada e sustentabilidade podem andar de mãos dadas.
 
É importante que os consumidores tenham em mente que esse resultado não significa que todos os veículos elétricos sejam mais seguros ou que, a partir de agora, todos os veículos fabricados na China sejam mais seguros. Esperamos que essa conquista sirva como um chamado à ação para que governos e fabricantes de toda a região priorizem padrões de segurança mais elevados e transparência para os consumidores. A rotulagem obrigatória da segurança dos veículos, as classificações claras dos testes de colisão e a adoção generalizada de recursos avançados de segurança são passos fundamentais para reduzir as mortes nas estradas. O Dolphin Plus da BYD é um excelente exemplo de como a combinação de inovação com segurança pode fazer uma diferença relevante, e incentivamos outros fabricantes a seguirem o exemplo.”
 
Saul Billingsley, Diretor Executivo da Fundação FIA, disse:
“A Fundação FIA recebe com satisfação essa classificação de cinco estrelas para o BYD Dolphin Plus. Isso demonstra que a segurança pode ser primordial tanto para os veículos chineses importados quanto para os elétricos, já que ele recebe a primeira classificação máxima do Latin NCAP para ambas as categorias. Isso é um mandato para os fabricantes e uma prova para os consumidores de que não há necessidade de comprometer a segurança em um mercado automotivo em evolução”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!