Salão Duas Rodas em São Paulo
A 13ª edição da maior mostra de motos do país, apesar da crise,
apresentou muitas novidades e estimulou o mercado. Veja abaixo alguns destaques e na próxima edição eu continuo.
Este salão vai ser marcado pela chegada da Indian, a mais antiga marca de motos dos Estados Unidos que vem para o Brasil com modelos custom impulsionados por motores dois cilindros com cilindrada de 1200 a 1800, com acabamento surpreendente e muita tecnologia. O modelo de entrada é a Scout 1200 (FOTO) por R$49.990. A Chief Classic 1800 custa R$79.990 e a
Chiel Vintage 1800 R$89.990. Outros dois modelos chegam no primeiro trimestre de 2016, a Chieftain e a Roadmaster. A Indian pertence ao grupo Polaris, lider mundial no segmento de quadriciclos e ATVs. A previsão é vender 800 unidades da Indian no Brasil em 2016.
Honda dominadora
A Honda como sempre dá show mostrando muitas novidades. A maior foi a CB 250 Twister (FOTO) com motor Flex One e pneus radiais, que tem preço inicial de R$13 mil. Outro lançamento foi o scooter SH 300 i com freios combined e ABS que chega no primeiro trimestre de 2016. Mostrou também a Nova versão do scooter PCX, e a big trail CRF 1000 Africa Twin, que também chega em 2016. Três modelos conceito também foram destacados, XRE 300 Adventure, CBR 650 F com pintura especial e uma PCX cheia de
detalhes.
Harley-Davidson melhorando
A atração da Harley foi a Livewire, moto conceito elétrica que atinge quase 240 km/h. Expôs 19 modelos, todos produzidos em Manaus, que receberam melhorias. O motor da 883 foi recalibrado, toda família Sportster recebeu melhorias nas suspensões, a Forty-Eight ganhou novo grafismo, a linha CVO ficou mais confortável e ganhou sistema de monitoramento da pressão dos pneus no painel e por aí vai.
Kawasaki potente e premiada
A Kawasaki tem um vasto portfólio de motos de diversos segmentos, mas a atração foi a H2R com motor de 210 cavalos de potência conseguidos através de um compressor mecânico. A linha Ninja e as motos de competição também atraíram muito a atenção do público e a Ninja H2 ganhou o prêmio maior do “Moto do Ano” promovido pela revista Duas Rodas que teve solenidade de entrega junto do Salão.
Yamaha correndo atrás
A Factor 150 foi o destaque da Yamaha. Na versão E tem rodas raiadas e freio a tambor por R$7.390 e a versão ED tem rodas de liga leve e freio a disco por R$7.990, todas com garantia de 3 anos. A marca japonesa mostrou também uma linha alusiva aos seus 60 anos com a super esportiva R1, as motos de cross YZ225F e YZ450F e a big trail Super Tenéré 1200 levando a pintura comemorativa.
Triumph reforça time das 800
Foram apresentadas mais dois modelos da Tiger 800, a XRX Low Seat, com banco 5 cm mais baixo, a top XCA que tem aquecimento nas manoplas e no banco e outros equipamentos por R$51.500.
KTM foi de Duke
As motos da KTM que estiveram mais destacadas foram as da linha Duke, a 200 por R$15.990, a 390 com ABS por R$21.990e a 1290 Duke R por R$79.000. As duas primeiras com bom preço já a terceira…
BMW na briga
Para disputar o mercado das big trail com chance de sucesso e preço competitivo a BMW mostrou a S 1000 XR ao preço de R$69.000, com um pacote eletrônico invejável, freios ABS, mapas para alterar a potência, controle de estabilidade, controle de tração e muito mais. A BMW também apresentou a moto conceito G 310 Stunt, que só tem utilidade para quem faz show de wheeling e outras manobras radicais. Foi uma “premiere mundial” do modelo.
Ducati Scrambler
Apesar de a Ducati ter mostrado a nova 1299 Panigale, que chega no primeiro trimestre de 2016, a estrela desta edição foi a Scrambler que tem motor de 803 cc que desenvolve 75 cavalos e tem peso de 170 kg. São quatro modelos denominados Classic, Icon, Urban Enduro e Full Throttle. O preço começa em R$36.900 para a Icon que esta chegando nas concessionárias e as outras três versões só chegam no primeiro trimestre de 2016.
Suzuki lança nova GSX
Comemorando os 30 anos da marca GSX a Suzuki destacou no seu estande a GSX – R1000 que já vem com freios ABS e tem preço de R$58.900.