COLUNA ESPAÇO MOTOR, por JOÃO MENDES – 06/08

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Toyota Hilux Flex 2017

No primeiro semestre a picape Toyota Hilux liderou o segmento com 16.990
unidades comercializadas contra 10.567 da segunda colocada, a Chevrolet
S10. O modelo da Chevrolet, no total anual, lidera o mercado desde que
foi lançado há 20 anos e foi renovada recentemente com muitas melhorias
e agora a Toyota apresenta a nova linha Flex 2017 da Hilux para se manter forte
na disputa. Ela também apresentou  a linha Flex de seu utilitário
esportivo SW4, os dois modelos vem equipados com a nova motorização Dual
VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, 163 cavalos, desenvolvida para o mercado
brasileiro. A picape Hilux tem três versões com este motor nas
configurações SR 4×2, SRV 4×2 e 4×4, todas com transmissão automática de
seis velocidades. Já no utilitário esportivo SW4, foram adotadas outras
três opções em versão única – SR de cinco e sete assentos com câmbio
automático e uma de cinco lugares com câmbio manual, voltada apenas a
vendas diretas, todas com tração 4×2. Para a linha Flex 2017, tanto
Hilux como SW4 seguiram a evolução apresentada nas versões diesel,
adquirindo os atributos revolucionários de suas respectivas Novas
Gerações, que combinam novíssimo design a um elevado nível de tecnologia
embarcada, aumentando a sofisticação no interior e aprimorando o
conforto para todos os ocupantes. A linha Flex 2017 já esta disponível
na rede de concessionárias da marca em todo o Brasil, a preços que
variam de R$ 111.700,00 a R$ 131.200,00, para a Hilux, e de R$
159.600,00 a R$ 164.900,00, para a SW4. A versão para vendas diretas da
SW4 com câmbio manual tem preço de R$ 146.550,00. Em breve andarei
nestes modelos e comentarei aqui as mudanças apresentadas.
Mercedes-Benz Vito, você conhece?
160805 V22

Testei na estrada e em perímetro urbano a van média da Mercedes-Benz que
leva o nome de Vito Tourer 119. O modelo testado foi a top designada
Luxo 7+1, que significa 7 passageiros e 1 motorista confortavelmente
acomodados em bancos de couro e com bom acesso pela 3º porta deslizante
na lateral direita. O bom é que se pode dirigi-la com a mesma
habilitação de quem dirige carros de passeio, que é a da categoria B. É
uma van especial para quem tem família grande ou quem gosta de sair com
um bando de amigos, tem desenho frontal com DNA dos carros de passeio da
marca alemã bem como seu painel e volante multifunção que criam ainda a
sensação de se estar num carro de passeio com a qualidade que esta marca
sempre apresenta. Para mais conforto a direção é elétrica e o rádio
tem   sistema Bluetooth e entradas USB e para cartão SD. Senti falta do
sensor de estacionamento traseiro que neste tipo de veículo é de grande
utilidade. Suas dimensões não são exageradas (comprimento de 5.140 mm,
largura de 2.249 mm com retrovisores, altura de 1.910 mm e 3.200 mm de
distância entre eixos), e assim não existem dificuldades para dirigi-la
no dia a dia ou em manobras para entrar e sair das vagas. Fiz uma bela
viagem para Teresópolis, região serrana no Estado do Rio de Janeiro, e o
motor de 4 cilindros, 2.0 Turbo Flex, de 184 cavalos e câmbio manual de
6 marchas, deu conta do recado. O comportamento nas curvas também é bom
sem tendência excessiva de rolar apesar da sua altura, a suspensão
dianteira e também a traseira são independentes. Impressiona o pacote
tecnológico com diversos itens de segurança como: assistente de
monitoramento de cansaço, assistente de partida em rampa, assistente de
vento lateral, a mais moderna versão do Programa Eletrônico de
Estabilidade exclusivo da Mercedes-Benz, o ESP Adaptativo 9.1i® (que
reúne ABS, ASR, BAS e EBV) e luzes de freio adaptativas na traseira que
sinalizam uma frenagem de emergência para o condutor do veículo que vem
atrás. Destaque para a saída do ar condicionado também no banco
traseiro, para as rodas de liga leve e os para-choques na cor do veículo
que dão uma aparência mais luxuosa. Lançado no final de 2015 o Vito
nesta versão testada, a mais luxuosa, custa R$162 mil e é comercializado
nas revendas da marca especializada em utilitários.
Piada no cinema da Globo

Estou eu em casa na noite de domingo quando começa a sessão de cinema da
Rede Globo, depois do Fantástico. No filme a ex namorada do mecânico tem
um Fiat 500 e ela procura o cara pra fazer um serviço, no carro. Depois
de averiguar o problema o mecânico responde que o problema é no
carburador. O Fiat 500 não tem carburador e a produção do filme era
muito tosca. Me admira a Globo exibir uma produção de tão baixa qualidade.
Nova Sprinter da Mercedes-Benz sprinter

A semana que passou também foi palco do lançamento da nova linha dos
utilitários Sprinter da Mercedes-Benz. Do modelo furgão ao de
passageiros que podem ter várias configurações a Sprinter é o sonho de
consumo de quem esta no segmento de transportes.
Mais uma das Olimpíadas

Os motociclistas da PRF – Polícia Rodoviária Federal, que estão
trabalhando no Rio de Janeiro, poderiam ser menos espalhafatosos. Ao
conduzirem autoridades ou apenas se deslocando pela cidade fazem firulas
em excesso e param o trânsito desnecessariamente. Parece que estão
querendo aparecer e estão conseguindo. Aliás, também estão conquistando
a antipatia da população.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!