COLUNA MARCUS LAURIA – 04/06

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Motor Boxer da Subaru completa 50 anos
160603 V31

A Subaru, fabricante de veículos pertencente à Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), comemora, neste mês de maio, os 50 anos do lançamento do primeiro modelo da marca equipado com motor Boxer, que se caracteriza pelos cilindros horizontalmente contrapostos. A Subaru já produziu mais de 16 milhões de veículos equipados com motor Boxer nas últimas cinco décadas.
O modelo Subaru 1000 (foto), lançado em 14 de maio de 1966, foi o primeiro automóvel de passageiros da Subaru a sair de fábrica com o motor Boxer. No Brasil, toda a atual linha de veículos da marca, importada, conta com os motores Boxer.
Um exemplo do elevado nível de sucesso desse motor, é a recente conquista do modelo Subaru Forester Sport, equipado com motor Boxer 2.0 litros aspirado (150 cv / 20,2 kgfm), que recebeu a nota máxima “A”, indicando o menor nível de consumo de combustível na categoria “Grande” do “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular” (PBEV), elaborado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, Conpet.
A origem do termo “Boxer” remete aos movimentos realizados pelos boxeadores, uma analogia entre o movimento executado pela dupla de pistões e os golpes deferidos por um praticante desse esporte.
No motor com os cilindros horizontalmente opostos, os pistões se movimentam em uma disposição simétrica e contrapostos, anulando, assim, a força de inércia entre eles. Isso resulta em reduzido nível de vibrações, contribuindo para um funcionamento suave do motor, independentemente da faixa de rotação em que ele esteja trabalhando. O baixo centro de gravidade aumenta a estabilidade e contribui para uma condução segura em altas velocidades e curvas rápidas.

 

Ford GT já tem 6.506 reservas de compra
160603 V32

A Ford recebeu no período de um mês 6.506 pedidos de reservas e pessoas de todo o mundo para se candidatarem à compra do novo superesportivo GT. Ao todo, mais de 10.800 pessoas que mostraram interesse online em comprar o modelo. O número de candidatos disparou nos últimos seis dias, durante os quais 32% do total das inscrições foram registadas antes do fechamento da compra.
A Ford está revendo as reservas dos 6.506 potenciais compradores do supercarro e iniciará os contatos com os potenciais futuros donos dentro dos próximos 90 dias. Centenas de candidatos juntaram vídeos às suas inscrições durante o mês de duração do processo, na expectativa de potenciarem as suas possibilidades de adquirirem um dos primeiros 500 novos Ford GT.
Algumas das inscrições mais criativas incluíram crianças, efeitos de luzes, imagens de competição, motores em aceleração, visitas em garagens e histórias de vida para mostrar por que razão deveriam possuir um novo Ford GT.
O novo supercarro de produção está previsto chegar no final de 2016. Tem um preço estimado em cerca de 500 mil euros, antes de impostos.

 

Surgem as primeiras imagens do Renault Clio RS
160603 V33

Estas são as primeiras imagens da versão de alta performance do Clio RS que será revelado pela Renault Sport dentro de poucos dias, durante oo Grande Prémio de Mónaco em Fórmula 1.
A origem das imagens do segredo, é do site TheAutomobilist.fr, adiantando que o mais extremo dos Clio RS vai extrair mais de 250cv do motor 1.6 turbo, ou seja, mas 30cv que o Clio RS Trophy.
Caso estes números sejam confirmados, este Clio poderá fazer o tradicional 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos, deixando sua performance bem próximo do anunciado para o Mégane RS Trophy.
Por fora, segundo as imagens divulgadas, pode ver os para-lamas mais largos, um enorme aerofólio traseiro, que lembra o do Honda Civic Type R, e entradas de ar sobredimensionadas.

Nas imagens é possível ver ainda a utilização de um volante estilo Fórmula 1, equipado com a informação sobre a evolução do regime do motor para a troca de caixa.

 

BMW recria o clássico 2002 turbo
160603 V34

A BMW revelou o 2002 Hommage no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália. Trata-se de um cupê esportivo de duas portas, e como o próprio nome indica, uma homenagem ao clássico 2002 Turbo.
Segundo a marca alemã, o 2002 Hommage “celebra os extraordinários feitos do 2002 Turbo e o repagina como um estudo de design dos nossos tempos”.
As razões para a escolha deste modelo foram reveladas por Adrian Van Hoydoonk, Vice-Presidente Sénior de Design da BMW. “O 2002 Turbo foi o primeiro modelo produzido em série em toda a Europa equipado com a tecnologia turbo. Isso consagrou o cupê como um esportivo genuíno”, explicou.
“Simultaneamente, o 2002 era a vanguarda tecnológica do desenvolvimento de motores da BMW. O 2002 Hommage é a nossa forma de levantar o copo e fazer um brinde a todas essas conquistas”, acrescentou.
O 2002 Hommage tem uma dianteira agressiva, local onde não foi esquecido o “nariz de tubarão” do modelo clássico, os volumosos para-lamas das rodas e detalhes inspirados nas decorações cromadas do 2002 Turbo.
As enormes rodas são de 20 polegadas, atrás das quais se encontram maxilares de freios com o logo “M”. Sobre o motor nada foi adiantado. Presume-se, no entanto, que o escolhido seja um 3.0 TwinTurbo, o mesmo do M2, capaz de debitar uma potência máxima de 370cv e 465 Nm.

 

Primeiros detalhes oficiais do novo TVR são revelados
160603 V35

A TVR liberou algumas informações do seu mais novo esportivo, que poderá recuperar a designação Griffith, que marca o seu regresso à atividade em 2017. O primeiro TVR da era “moderna” contará com um motor V8 de origem Cosworth com cerca de 400 cv, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos.
O novo modelo contará com um chassi em carbono, o iStream Carbon, patenteado por Gordon Murray (“pai”, entre outros, do McLaren F1), permitindo um peso estimado em 1150 kg. A TVR adiantou que 400 das 500 unidades da edição de lançamento já estão todas vendidas.
O novo TVR será produzido numa nova fábrica situada no circuito de Gales. Está previsto que possa ter uma versão conversível.

 

Citroën C3 Pure Tech chega em junho

A Citroën do Brasil lança em junho seu compacto premium C3 equipado com a nova motorização PureTech, seguindo a estratégia de downsizing – que prevê motores menores e mais eficientes – iniciada com o sedã C4 Lounge. Mais econômico e com menor emissão de poluentes, o novo motor 1,2 litro flexível e três cilindros chega nas versões Origine, Attraction e Tendance substituindo o motor 1.5 Flex. O modelo tem preço a partir de R$ 46.490,00 (com frete incluso).
O novo motor PureTech 1,2l Flex usa as tecnologias de última geração – como o sistema de partida a frio com aquecimento no injetor (elimina o “tanquinho”), duplo comando de válvulas variável, sistema de arrefecimento Split Cooling, bomba de óleo variável, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, entre outros. Segundo a marca, em comparação com o motor anterior, o PureTech proporciona uma redução de consumo de combustível de até 32% em trânsito urbano, permitindo ao modelo até 16,6 km/l na estrada e a classificação “AAA” no programa “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia”, do INMETRO.
O novo motor, que estreou no Peugeot 208 esse ano, tem ampla disponibilidade de torque (127 Nm a 2.750 rpm) e potência (90 cv a 5.750 rpm). O Citroën C3 teve mais 327 mil unidades comercializadas desde seu lançamento. Ele possui ainda Central Multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas (comMirror link, o Car Play e o Link MyCitroën), o para-brisa Zenith (que possibilita aumento do ângulo de visão em 80°), as luzes diurnas de LED e direção elétrica.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!