Ferrari SP275 RW Competizione é modelo único
Receber uma Ferrari como presente de Natal é algo que muitos mortais sonham, mas o dentista Rick Workman não se contenta com uma simples Ferrari, uma vez que já tem várias em sua coleção.
Workman pediu à Ferrari um modelo único, de acordo com os seus requisitos e a marca aceitou o pedido, nascendo assim o SP275 RW Competizione, a última criação da “Ferrari Special Projects”, divisão dedicada à criação de modelos especiais.
Este “one-off” usa como base a F12 Berlinetta, o estilo é inspirado no 275 GTB/C Speciale de 1964, dos quais apenas três foram produzidos pela Ferrari.
O motor deverá ser o mesmo V12 aspirado de 6,3 litros da F12 Berlinetta, que pode ter 740 ou 780cv na especificação do F12 Tdf, edição limitada a apenas 799 unidades, todos já vendidos.
A primeira aparição do SP275 RW Competizione teve como cenário a edição deste ano da Ferrari Final Mondiali, em Daytona. Alegadamente, o presente tinha sido entregue há uma semana.
Fábrica de Oxford comemora 3 milhões de mini produzidos
Funcionários da fábrica da Mini de Oxford, na Inglaterra, posam ao lado do Mini de número 3.000.000, produzido no local na última sexta-feira (2). O Mini comemorativo é um novíssimo John Cooper Works Clubman, o primeiro a combinar os aprimoramentos de desempenho aplicados aos novos Mini JCW a um sistema de tração nas quatro rodas All4.
Com cerca de 4.500 funcionários, a fábrica da MINI de Oxford é capaz de produzir um novo Mini a cada minuto. A planta britânica é responsável por produzir 80% de todos os Mini exportados para 110 mercados em todo o mundo, inclusive o Brasil.
Salão Moto Brasil terá exposição de motos customizadas
O Salão Moto Brasil, que acontece de 26 a 29 de janeiro, também é lugar de arte. Aquela arte que empresta cor, conceito e originalidade às motos. O assunto é tão interessante que, devido ao sucesso da última edição, o Bike & Art Show – uma “galeria” de arte que reúne as principais tendências e importantes nomes da customização de motocicletas no Brasil – ganhou mais espaço.
Serão mais de 1.200 m² de área do pavilhão 4 do Riocentro destinados a exposição de todo tipo de arte relacionada ao motociclismo e a temática é “feito à mão”. “Teremos pinturas, esculturas, fotografias, tanques e capacetes customizados, peças artesanais e gravação em metais, por exemplo”, antecipa organizador do Bike & Art Show, Luiz Affonso, conhecido no meio como Lord.
Uma das atrações desse espaço será um concurso de motos customizadas, assinadas por respeitados customizadores do Brasil. O público poderá votar por meio de terminais digitais no próprio local. Em paralelo haverá outro concurso, dessa vez com um qualificado quadro de juízes: os próprios customizadores. “Cada customizador escolhe uma moto que não seja a sua, claro, de acordo com sua visão técnica ou gosto pessoal e considerando: soluções de engenharia, referências históricas, inventividade e novidade, por exemplo”, explica Lord.
Com o objetivo de difundir e popularizar o interesse por customização e, principalmente, dar espaço ao “artista de garagem” ou o customizador artesanal, divulgar sua arte, o Bike & Art Show 2017 fará uma ação especial chamada “show your ride”. Saiba mais em: www.salaomotobrasil.com.br
Seat Leon Cupra com 300cv
O mais potente modelo de produção da Seat chega em 2017. O Leon Cupra desenvolve agora 300cv e 380 Nm de torque, e na versão ST (SW) passa a contar com tração integral.
Com a atualização, a versão esportiva ganhou 10cv (de 290 para 300cv) e 30 Nm (agora 380 Nm) extraídos do motor 2.0 TSi. Além disso, a faixa de rotações passa a ser entre as 1800 e as 5500 rpm.
Outra novidade, é a inclusão de uma versão de tração integral 4Drive e caixa de dupla embreagem de sete velocidades DSG para a SW Leon Cupra ST.
Equipado de série com o controle de chassi adaptativo (DCC), sistema de direção progressiva e autoblocante eletrônico de diferencial, o Leon Cupra surge com cinco perfis de condução à escolha do motorista, são eles: comfort, sport, eco, individual e Cupra.
Apple confirma criação do carro autônomo
A Apple confirmou, finalmente, que está trabalhando em tecnologia ligada à criação de veículos de condução autônoma, depois de quase dois anos de rumores nunca confirmados. Uma carta enviada à autoridade rodoviária dos Estados Unidos, a National Highway Traffic Safety Administration, confirma a existência de um protótipo em desenvolvimento.
A carta da Apple para a NHTSA, assinada por Steve Kenner, responsável de produto da empresa da Apple, a empresa pede ao regulador que não haja restrições a este tipo de viaturas. Pede, ainda, aos reguladores que promovam uma “concorrência justa” entre as empresas que dominam o mercado automóvel e aquelas que querem entrar neste mercado.
Na carta, que contém uma admissão invulgarmente pública dos planos futuros da Apple, lê-se que a condução autônoma é vista pela empresa como algo que terá “benefícios sociais significativos”, salvando vidas e evitando milhões de acidentes que ocorrem todos os anos nas estradas.
A Apple destaca, também, à importância do partilhamento de dados para as tecnologias autônomas. “A partilha de dados não deverá implicar uma violação de privacidade. A Apple acredita que as empresas podem investir em recursos necessários para proteger os direitos fundamentais dos indivíduos à privacidade”, defende o gestor.
Certo é que a carta vem confirmar o interesse da Apple em prosseguir com o que chama o “Projeto Titã”, embora se desconheça se o interesse limita-se a software para condução autônoma ou se incluirá o desenvolvimento de um veículo.