Morgan EV3 é o primeiro modelo elétrico da marca
Nem a tradicionalista Morgan ficou de fora com a nova tendência dos modelos elétricos. O resultado é o recém apresentado EV3, um carros de três rodas inspirado nos modelos de corrida da década de 1930.
O primeiro elétrico da Morgan utiliza painéis de carbono e alumínio, para compensar a inclusão das baterias. O resultado é um peso de apenas 500 kg, menos 25 kg que o 3 Wheeler a gasolina, que ainda é comercializado pela marca.
O motor elétrico de 46kW (equivalente a 62 cv de potência) é alimentado por um conjunto de baterias de ions de lítio de 20 kWh. Que de acordo com a Morgan, ele tem uma autonomia é de 240 km. No que se refere ao números de performance, o EV3 acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 9 segundos e alcança uma velocidade máxima de 145 km/h.
A produção terá início no último trimestre deste ano. O preço será idêntico ao do modelo a gasolina, um pouco abaixo dos 50 mil euros na Europa.
BMW comemora 100 anos com conceito inédito
Em comemoração aos 100 anos da BMW, a marca alemã revelou um carro conceito que traduz a sua visão de como será o automóvel do próximo século, em Munique, na Alemanha.
O Vision Next 100 é 100% elétrico, conta com carroceria que usa fibra de carbono e plástico, e combina funções tradicionais com ideias vanguardistas. As portas, de abertura automática, são em estilo asas de gaivota.
A BMW fala na fusão entre o mundo digital e o físico, com tecnologia em que “a inteligência artificial antecipa as necessidades do motorista e passageiros”. O volante, por exemplo, é substituído por um comando. Desaparecem também botões e painel de instrumentos. As informações passam a ser projetadas no para-brisas através de gestos e comandados por voz.
O chairman da marca alemã, Harald Kruger, diz que este conceito é apenas um de quatro alusivos ao mesmo tema que serão apresentados no decorrer do ano, mas aplicados à Mini, Rolls-Royce e à divisão de motocicletas da BMW.
Modelos da Fiat ganham série especial Adventure Extreme
A Fiat resolveu estender a sua Série Especial Adventure Extreme, para toda a linha Adventure. O primeiro modelo a receber esse pacote exclusivo, com detalhes personalizados foi a Strada. Agora Idea, Doblò e Wekkend ganham os kits Adventure Extreme.
O principal destaque da Série Especial Extreme é a nova Central Multimídia com câmera de ré. Presente em todos os modelos desta nova série especial, traz tela de 6,2” Touch Screen, com as seguintes funções: TV digital, Navegador, Bluetooth, Câmera de ré, rádio AM/FM, DVD, CD Player, USB, entrada auxiliar, chamadas telefônicas e controle dos comandos no volante.
Externamente, a Adventure Extreme traz vários diferenciais, como novas rodas de liga leve, grade dianteira e moldura dos para-choques com pintura exclusiva, uma cor inédita nos modelos Adventure – Branco Kalahari – e badge Extreme. Mas cada modelo recebeu uma caracterização e equipamentos específicos.
Confira os preços da Série Especial Adventure Extreme: Weekend Adventure Extreme – R$ 70.180; Idea Adventure Extreme – R$ 70.380; Doblò Adventure Extreme – R$ 84.370.
Porsche Macan conta agora com motores de quatro cilindros
A Porsche reforça a gama Macan com o muito aguardado motor de quatro cilindros de 2 litros, turboalimentado, a gasolina, com 252cv das 5.000 às 6.800 rpm e possui, de série, a caixa de câmbio PDK de dupla embreagem com sete velocidades, assim como todos os Macan..
A nova versão de entrada acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e com o Pacote Sport Chrono, oferecido como opcional, o tempo desce para os 6,5 segundos. A velocidade máxima é de 229 km/h.
Visualmente, a versão de entrada apenas difere dos outros modelos mais potentes em pequenos detalhes. No exterior, as molduras das janelas são na cor preta e as pinças dos freios são da mesma cor. As rodas são de 18 polegadas e as duas saídas do escapamento são em aço polido.
Por dentro, o Macan de entrada possui de série bancos Comfort com regulagem elétrica de altura do lado do motorista, centro dos bancos em Alcantara, o PCM (Porsche Communication Management) da última geração, o aviso de saída de faixa e a tampa da mala elétrica. A previsão de chegada deste modelo no Brasil será para o segundo semestre de 2016 e o pacote e preço local ainda não estão definidos.
Centro logístico da Chevrolet completa 20 anos
O Centro Logístico Chevrolet, localizado em Sorocaba (SP), o mais moderno da América Latina, comemorou semana passada 20 anos de operação. De acordo com a empresa, a unidade foi criada para receber, embalar, separar e despachar peças, produzidas pelos fornecedores da GMB que equipam os veículos Chevrolet para toda a rede de concessionárias, distribuidores e oficinas autorizadas.
Os números são altos, o centro fornece peças para as 577 concessionárias Chevrolet no Brasil e exporta para mais de 27 países, entre eles Argentina, África do Sul e México. A central logística da Chevrolet despachou apenas ano passado mais de 6 mil carretas que somaram mais de 20 mil toneladas em peças.
Só em 2015, o centro enviou aproximadamente 31 milhões de peças em 4.2 milhões de pedidos únicos. Os mais de 49 mil itens únicos estão espalhados por uma área de 77 mil metros quadrados.
Goodyear apresenta o pneu do futuro
A Goodyear apresentou um novo tipo de pneu para veículos autônomos: o Eagle-360. O pneu possui uma forma esférica, e dispensa o uso de rodas e é indicado como uma melhor garantia de segurança para os veículos.
A sua rotação é multidirecional, o que reduz o deslizamento que pode ocorrer em determinadas situações de potencial risco, a nível do estado da estrada, ou possíveis obstáculos, o que reforça a questão da segurança.
O fato deste tipo de pneu se deslocar em qualquer direção, permite que os veículos ao usarem este equipamento tenham a capacidade de estacionar lateralmente, o que poderia economizar espaço para manobras e para outros veículos estacionarem.
O pneu é impresso em 3D, composto por elementos que não necessitam de ar, e a sua ligação ao veículo é feita através de levitação magnética, o que dispensará a necessidade de amortecedores, resultando em um deslocamento mais suave e com menos ruído.
O controle destas rodas esféricas será feito através de um pequeno computador colocado dentro do próprio pneu e ligado ao veículo via “wireless”.
No momento, este tipo de pneu ainda é um protótipo e representa uma parte essencial da estratégia e da visão da Goodyear para uma mobilidade mais segura e mais inteligente.