Hyundai i30 2017 chega renovado
Após alguns teasers, eis que a Hyundai finalmente liberou as primeiras imagens e informações oficiais da nova geração do hatch i30. Desenvolvido na Europa, o novo i30 traz design focado na elegância com elementos que remetem a outros modelos concorrentes, além de ser o primeiro Hyundai a trazer o novo motor 1.4 turbocharged de quatro cilindros.
A potência do novo propulsor é de 140 cavalos e o torque é de 24,6kgfm, mas há outras opções mais modestas como o 1.4 aspirado de 98cv ou o 1.0 três cilindros turbo de 118cv, incluindo um 1.6 diesel; dependendo da escolha, o comprador poderá optar por um câmbio manual de seis marchas ou automatizado de sete velocidades e dupla embreagem. De cara o destaque do modelo é a nova grade Cascading Grille com borda cromada e desenho hexagonal, cotada para futuros modelos da marca.
Os faróis e lanternas trazem LEDs e buscam fazer com que o hatch pareça mais largo. Outra novidade interessante é a nova plataforma, 28kg mais leve e 22% mais rígida graças ao amplo uso de aço de alta resistência. Por dentro, o novo i30 está muito mais refinado em relação ao anterior, com materiais melhores e mais itens tecnológicos, bem como uma vasta opção de elementos de segurança. A Hyundai diz que ainda virá uma versão esportiva com foco no alto desempenho.
Primeiro Porsche 911 R é vendido no Brasil
A Stuttgart Veículos entregou o primeiro dos três Porsche 911 R destinados ao mercado brasileiro. O carro, fabricado em série limitada de 991 unidades, combina motor de aspiração natural com 4 litros, câmbio manual de seis marchas, visual externo e acabamento com elementos alusivos ao 911 R de 1967.
A inspiração para o 911 R foi o modelo similar de 1967. Também produzido em série limitada, o primeiro 911 R (de “Racing”) foi homologado tanto para as ruas quanto para competições, seguindo os regulamentos da época. Colocado à disposição de pilotos privados e equipes particulares, o Porsche 911 R foi usado em provas de rali e endurance, conseguindo vitórias e resultados expressivos. Como o 911 R daqueles tempos, o atual foi desenvolvido pelo departamento de competição da fábrica. Seu motor é da família do 911 GT3 RS. Entrega 500 HP a 8.250 rpm (torque máximo de 460 Nm a 6.250 rpm) e precisa de apenas 3,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 323 km/h.
O carro tem eixo traseiro direcional (especificamente ajustado para o 911 R), discos de freio em cerâmica e rodas 20 polegadas com porca central. O PSM (Porsche Stability Management) foi adaptado especificamente para o 911 R pelo departamento de competições da Porsche. Opcionalmente, o 911 R pode receber sistema de elevação do eixo dianteiro: basta pressionar um botão para que a frente se eleve em 30 mm em relação ao solo, de maneira a habilitar o veículo para uso sem restrições no uso diário. O peso, de 1.370 kg, significa uma redução de 50 kg em relação ao 911 GT3 RS. Capô e para-lamas são feitos em fibra de carbono, enquanto o teto é de magnésio e as vigias laterais e traseira são feitas em policarbonato. O banco traseiro foi eliminado, como no 911 GT3, e o ar condicionado é opcional.
O visual do 911 R combina a frente e a traseira idênticas às do GT3 com uma asa retrátil de acionamento automático (no GT3, ela é fixa). Logotipos com a palavra “Porsche” em preto nas laterais e faixas longitudinais em vermelho ou verde completam a relação estilística com o 911 R de 1967. No interior, a seção central dos bancos apresenta desenho em “Pepita tartan”, evocando o primeiro 911, de 1963. No lado direito do painel, destaca-se uma placa de alumínio com o número da unidade da edição limitada do 911 R.
VW e JAC serão parceiros na produção de elétricos e híbridos
Muitos apostam que em um futuro não muito distante, os veículos elétricos e híbridos dominarão o mercado. Tal aposta é tão forte que a Volkswagen e a chinesa JAC Motors anunciaram planos de uma possível parceria para a produção destes tipos de veículos em breve. O plano inicial é de fabricar veículos apenas para o mercado automotivo chinês, já que graças aos incentivos governamentais os modelos “amigos” do meio ambiente têm se popularizado cada vez mais.
A JAC Motors é uma das maiores fabricantes de automóveis da China, e a maior produtora de modelos elétricos no país; foram comercializados 333.639 veículos e chassis comerciais para ônibus e caminhões apenas no primeiro semestre de 2016. Do outro lado, a Volkswagen superou as vendas de Julho em 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, e através da parceria com a JAC visa superar o grupo General Motors como o maior fabricante de automóveis na China.
SUV da Alfa Romeo estreia em novembro
Já está próximo, e será no dia 15 de novembro que a Alfa Romeo vai revelar seu inédito SUV. Para aguçar a curiosidade e atrair as atenções, foi divulgado o primeiro teaser do modelo, que deverá se chamar Stelvio.
A imagem, um convite para a cerimónia de apresentação, pouco ou nada adianta, apenas a silhueta do SUV, cuja estreia está marcada para o Salão Automóvel de Los Angeles.
O Stelvio, que remete para uma montanha na Itália, mas também para um queijo italiano muito popular, usará a mesma mecânica do Giulia, assim como os motores 2.2 Diesel e o V6 2.9 biturbo com cerca de 500cv para a versão Quadrifoglio Verde.
O SUV Italiano chega em 2017, para concorrer com modelos como o BMW X3, Mercedes GLC e do Land Rover Discovery Sport, entre outros.
Produção de motocicletas recua 18,6%
A ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, divulgou o resultado de agosto para as vendas de motocicletas, segundo a instituição, foram produzidas 92.791 motocicletas em agosto, o que representa uma queda de 18,6% em relação ao mesmo mês de 2015 (113.982 unidades). Em comparação com julho do presente ano, quando a produção totalizou 75.233 motos, houve uma alta de 23,3%, porém deve ser considerado o efeito das férias coletivas de meio de ano nos volumes das fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Seguindo a mesma tendência, as vendas internas no atacado – para as concessionárias – atingiram 83.236 motocicletas em agosto, o que corresponde a um recuo de 18,3%, em comparação com agosto do ano passado (101.927 unidades). Porém, frente a julho deste ano (71.760 unidades), registrou-se um crescimento de 16%.
Já as vendas para o mercado externo totalizaram 4.522 motocicletas no mês passado, representando uma expansão de 19,1% em relação a julho (3.798). Mas, em comparação ao mesmo mês de 2015 (9.367), há queda de 51,7% (4.522).
No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o setor de duas rodas segue registrando números negativos para produção e vendas: 30,8% (913.972 x 632.381 unidades) e 29% (854.674 x 607.185 unidades), respectivamente. O único dado positivo refere-se às exportações, com alta de 9% (36.182 x 39.454 unidades).
Com base nos licenciamentos realizados pelo Renavam, foram licenciadas 76.460* motocicletas em agosto, o que representa um crescimento de 2,7% ante o volume de julho, com 74.417 unidades, e queda de 22,1% em relação a agosto de 2015 (98.188).
Mesmo com dois dias úteis a mais que o mês anterior, a média diária de vendas apresentou queda de 6,2%, passando de 3.544 para 3.324 motocicletas em agosto. A retração também se fez presente na comparação com o oitavo mês de 2015, quando foram comercializadas 4.676 motos, contra 3.324 (variação negativa de 28,9%).