Ferrari J50 marca presença no Japão
A Ferrari está prestes a completar 50 anos de presença no Japão com uma edição especial, o J50, uma série exclusiva e limitada de dez exemplares, construídos na medida.
Este modelo, que tem por base a 488 Spider, “marca o regresso ao estilo Targa de vários modelos de rua da Ferrari dos anos 1970 e 1980?.
Ao contrário do 488 Spider, que utiliza um teto rígido, o J50 conta com painéis em fibra de carbono que surgem atrás dos bancos. As duas barras anti-aproximação estão incorporadas na tampa e há uma cobertura do motor em policarbonato transparente.
Mas as diferenças para o 488 Spider não se ficam por aqui. Na dianteira, por exemplo, os radiadores foram deslocados para reduzirem a superfície frontal, e foram adicionados dois canais de ar feitos em fibra de carbono muito semelhantes aos dos F50. Na lateral é possível ver a linha de cintura negra, inspirada no 288 GTO e no F40.
Atrás, o J50 dispõe de quatro faroletes e de um difusor inspirado nos “afterburners” dos motores a jato. Outro detalhe curioso é o para-brisa, com formato estilo “viseira de capacete”, que envolve o habitáculo.
O motor é o mesmo V8 biturbo de 3,9 litros do 488 Spider, embora com uma diferença: o acréscimo de 20cv, para debitar 690cv.
Quanto a preços e performances está tudo em segredo, até porque as 10 unidades disponíveis para os clientes japoneses fieis da marca, já estão todos vendidos a preços que devem rondar mais de um milhão de euros.
Renault Alpine Première Édition terá apenas 1.955 unidades
O novo Alpine Première Édition está disponível para pré-venda a partir deste mês por meio de um aplicativo dedicado, acessível pelo site oficial da Alpine na internet: www.alpinecars.com.
O número de 1.955 unidades da série limitada do Alpine é uma homenagem ao ano em que a marca foi criada por Jean Rédélé, representando uma importante etapa no renascimento da Alpine.
Com aceleração que vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, o Alpine Première Édition terá especificações técnicas que, junto com o preço de venda, serão comunicados no primeiro trimestre de 2017. A série limitada terá um preço final em torno de 55 e 60 mil euros na França, e a entrega aos primeiros clientes está prevista para o final de 2017.
Ao reservar agora mesmo o Alpine Première Édition pelo aplicativo exclusivo mediante o depósito de 2.000 euros, o futuro cliente pode escolher um número entre 1 e 1.955, conforme a disponibilidade. O console central do carro exibirá uma placa com o número escolhido pelo comprador, que também terá a possibilidade de escolher entre 3 cores de carroceria: Azul Alpine, Preto Profundo e Branco Solar.
A pré-venda do Alpine Première Édition estará disponível para clientes na França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Japão, Luxemburgo, Bélgica, Áustria, Holanda, Polônia, Suécia, Portugal, Suíça.
Toyota deve voltar a ter esportivos compactos
A Toyota aproveitou a revelação do Yaris WRC para confirmar a sua volta aos esportivos compactos com uma versão apimentada do Yaris.
O objetivo é materializar a participação no WRC através de uma versão “picante”, concorrente de modelos como o Peugeot 208 GTi, Ford Fiesta ST ou Volkswagen Polo GTi.
Até o momento os detalhes são escassos. Apenas foi divulgado o esboço de uma versão que, segundo a Toyota, utilizará “a experiência ganha com a volta ao campeonato do mundo de ralis”.
Tudo indica que a versão de elevado desempenho do Yaris utilize um motor Turbo a gasolina, possivelmente um 1.6 Turbo de 200cv.
A versão topo de linha do Yaris deverá receber o nome Gazoo (nome da equipa que inscreve os Yaris WRC no Mundial de Ralis), já que a Toyota pretende lançar uma submarca para os seus futuros modelos de elevado desempenho.
Nissan e Salgueiro renovam parceria no Rio

A Nissan do Brasil e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro estão novamente unidos na maior festa popular do mundo: o Carnaval do Rio de Janeiro. A parceria entre a marca japonesa e a escola carioca vai para o seu quarto ano consecutivo e é uma das mais duradouras e bem-sucedidas parcerias entre uma empresa e uma agremiação do carnaval. Em 2017, o Salgueiro levará à Marquês de Sapucaí um enredo baseado no clássico literário A Divida Comédia, de Dante Alighieri.
François Dossa, presidente da Nissan do Brasil, afirma “demonstramos mais uma vez que nossa relação com o Brasil se consolida a cada dia. Acabamos de patrocinar o maior evento esportivo da história do país, que foram os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, entregamos, em parceria com a Fundação Gol de Letra, um centro de formação profissional para a comunidade do Caju, no Rio, e estamos próximos de iniciar a produção do terceiro modelo no nosso Complexo Industrial em Resende, o Nissan Kicks”
A parceria entre a Nissan e o Salgueiro começou em 2013 para a preparação do Carnaval de 2014 e gerou relacionamento estreito entre a fabricante de veículos e a agremiação. Nestes anos de “convivência”, a Nissan e a Escola de Samba identificaram várias semelhanças em seus trabalhos, o que resultou, inclusive, na criação em 2014 de um webdocumentário em quatro episódios chamado “A Vida é Uma Avenida”, que mostra muitas destas semelhanças.
Abeifa: novembro é o segundo pior mês do ano
As dezoito marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores comercializaram em novembro 2.650 unidades importadas, total que representou alta de 0,4% em relação ao mês anterior, quando foram emplacadas 2.639 unidades. Ante o mês de novembro de 2015, o desempenho do setor é negativo, com redução de vendas de 33,4%. Foram 2.650 unidades em novembro último contra 3.976 veículos de novembro de 2015.
No acumulado, o setor de veículos importados chegou a 32.516 unidades emplacadas, queda de 40,9% em relação aos 55.057 veículos licenciados nos primeiros onze meses do ano passado.