A Hyundai Motor Company apresentou o “All-New NEXO”, seu novo veículo elétrico movido a célula de combustível (FCEV). O SUV médio de última geração foi revelado em evento de lançamento global no Seoul Mobility Show, na Coreia do Sul, e representa um marco significativo na mobilidade a hidrogênio.
O All-New NEXO oferece flexibilidade, eficiência e segurança em um conjunto que faz dele uma escolha interessante para os early adopters de veículos FCEV. Com sua avançada tecnologia de célula de combustível, o NEXO emite zero emissões via escapamento.
A Hyundai planeja oferecer mais de 700 km de autonomia[2] com apenas cinco minutos de carga, sem comprometer a segurança, que continua sendo uma prioridade no desenvolvimento do All-New NEXO. A empresa tem como objetivo alcançar classificações de segurança de ponta, graças à ampla gama de recursos do veículo, trazendo tranquilidade para motoristas e passageiros.
A segunda geração do NEXO reflete a liderança da Hyundai Motor na mobilidade a hidrogênio e 27 anos de experiência da marca em tecnologia de células de combustível. Este novo modelo também reforça o compromisso da empresa com uma estratégia diversificada de eletrificação de veículos, que inclui não apenas elétricos a bateria (BEVs) e híbridos, mas também FCEVs, oferecendo mais opções ao consumidor.

Design externo ‘Art of Steel’ e conforto interno aprimorado incrementam atratividade do NEXO
Baseado no conceito INITIUM revelado em outubro de 2024, o All-New NEXO incorpora a nova linguagem de design ‘Art of Steel’ da Hyundai Motor, ao refletir a força intrínseca e a moldabilidade natural do material. No design do NEXO, a resiliência e a versatilidade do aço proporcionam tensão e resistência, e resulta em formas que remetem à arte.
O NEXO apresenta um design sofisticado e imponente, com linhas arrojadas e estrutura sólida que cria uma imagem robusta, ao mesmo tempo em que a seção transversal do veículo, em forma de arco, reforça sua resistência. Os padrões de ranhuras horizontais nas portas enfatizam a durabilidade do veículo, com um design geral adequado aos estilos de vida urbanos e ao ar livre.
O exterior é caracterizado por suas lâmpadas estilo ‘HTWO’, que oferecem um conceito de design distinto e específico para os modelos FCEV, mesclando ousadia com refinamento, e unem perfeitamente a marca de hidrogênio HTWO do Hyundai Motor Group e sua mensagem ‘Hydrogen for Humanity’. As lâmpadas de 4 pontos também garantem que o All-New NEXO seja facilmente reconhecível como um Hyundai, até mesmo à noite.
A nova geração do NEXO estará disponível em seis cores: Creamy White Pearl, Phantom Black Pearl, Amazon Grey Metallic, Ocean Indigo Matte, Ecotronic Grey Pearl e Goyo Copper Pearl. Esta última foi inspirada na natureza e cultura da Coreia, incorporando a essência do ‘coreanismo’.
Nomeada a partir da palavra coreana ‘Goyo’, que significa ‘sereno’ ou ‘tranquilo’, essa cor apresenta charme único, que combina a beleza tradicional da Coreia com uma estética moderna, por meio de seu tom profundo e rico. O NEXO tem processo de pintura em três camadas, que criam um efeito multidimensional, onde a cor da carroceria muda dependendo do ângulo da luz e do ambiente ao redor, e reforça a presença distinta do veículo nos locais.
No interior, o veículo oferece ambiente espaçoso e projetado para aumentar o conforto e a conveniência dos passageiros. O espaço interno usa acolchoamento rico e macio com padrões que se inspiram no acolhimento e conforto de uma casa. Um display curvo e voltado ao motorista, controles intuitivos e um console central tipo ilha com espaço de armazenamento aumentado são os principais recursos. Os visores digitais dos espelhos laterais integram-se perfeitamente como parte do painel, maximizando a abertura e a praticidade. Este design cria um ‘Furnished Space’ com um toque de alta tecnologia, e proporciona aos passageiros uma experiência imersiva.
O All-New NEXO é mais longo, largo e alto que seu antecessor, resultando em maior conforto para os passageiros e maior capacidade de porta-malas, com volume máximo de 993 litros[3]. A plataforma recém-implementada na área de bagagem[4] foi projetada para permitir que os usuários selecionem e utilizem livremente acessórios adaptados às suas necessidades.
O interior também possui assentos “Premium Relaxation” na primeira fila[5], com apoios para as pernas. Estes bancos possuem encostos estreitos que facilitam o aumento do espaço para os joelhos e as pernas dos passageiros da segunda fila, que têm seu conforto ainda mais aprimorado com assentos ventilados[6], além de um ângulo de reclinação maior em comparação com o NEXO anterior. O novo modelo oferece mais espaço para a cabeça e os ombros aos passageiros da segunda fila. As portas traseiras se abrem de forma mais ampla[7] do que no carro da geração anterior, o que facilita a entrada e a saída, e torna o All-New NEXO a escolha ideal para famílias.
Soluções de armazenamento inteligentes são encontradas em toda a cabine, principalmente no console central, na área do painel e no acabamento das portas, potencializando a praticidade do NEXO e proporcionando mais conveniência para os passageiros. A iluminação ambiente, ligada aos alertas de limite de velocidade da estrada, aumenta a experiência premium do veículo, enquanto o teto solar panorâmico eleva a sensação de espaço interno.
Materiais sustentáveis[8] são usados em todo o veículo, incluindo couro bioprocessado, couro PU biológico, tecido PET reciclado, tecido de linho, bioplástico, revestimento bio TPO, biotinta, placas de espuma de PU biológico e resíduos plásticos automotivos reciclados.

Novo sistema de célula de combustível e aprimoramentos do trem de força oferecem melhorias de desempenho
O All-New NEXO apresenta avanços significativos no trem de força. As melhorias estão centradas nos sistemas de célula de combustível (FC) e sistemas eletrônicos de potência (PE), que foram aprimorados para melhorar a produção de energia e o desempenho.
Um novo sistema de motor complementa esses aprimoramentos, e aumenta a potência do sistema PE e a capacidade da bateria. Como resultado, a potência total foi elevada de 135 kW para 190 kW, enquanto a potência da bateria dobrou de 40 kW para 80 kW. Essas melhorias contribuem para um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h mais rápido de 7,8 segundos[9] em comparação com 9,2 segundos do NEXO anterior, o que garante excelente aceleração e confortável capacidade de ultrapassagem.
A pilha de células de combustível de hidrogênio agora entrega potência bruta máxima de 110 kW, um aumento de 16%, enquanto o novo motor elétrico fornece até 150 kW. Também conta com maior operabilidade em baixas temperaturas e aprimoramentos de durabilidade, inclusive na membrana, e uma estrutura de desempenho uniforme das células. A função anticongelamento da pilha ‘Wake Up’ e outras otimizações do sistema melhoram a dirigibilidade em baixas temperaturas e facilitam o comando de partida do carro durante todo o ano.
Além disso, o novo NEXO oferece maior capacidade de armazenamento de combustível sem comprometer o espaço da cabine. A competitividade da autonomia totalmente elétrica (AER, na sigla em inglês) do sistema é garantida por meio de uma maior eficiência de combustível, bem como maior capacidade do tanque de hidrogênio – que agora é de 6,69 kg, superior aos 6,33 kg da geração anterior do NEXO – e maior densidade de armazenamento do hidrogênio.
Melhorias aerodinâmicas, incluindo otimizações na parte inferior da carroceria e no gerenciamento do fluxo de ar, agora reduzem o arrasto e aumentam a eficiência do veículo. O controle de ruído, vibração e aspereza (NVH) foi aprimorado por meio de tecnologias como cancelamento de ruído “Active Noise Control-Road” (ANC-R) e pneus com absorção de som, que melhoram o refinamento do veículo – especialmente durante a aceleração e em estradas irregulares. Para elevar ainda mais a usabilidade, os modelos de especificação europeia do All-New NEXO oferecem capacidade de reboque de até 1.000 kg.
O sistema pioneiro e-Handling do NEXO melhora ainda mais o desempenho de direção por meio do controle de torque do motor, focado em um avanço no manuseio por parte do condutor. Ao ajustar a potência do motor, o sistema otimiza a aderência, e aumenta a resposta e a estabilidade da direção.
O All-New NEXO utiliza um Sistema Regenerativo Inteligente (SRS, na sigla em inglês) para aprimorar a conveniência da direção, ajustando automaticamente a frenagem regenerativa com base nos dados de navegação e na distância dos veículos à frente. Disponível globalmente, este sistema usa informações estendidas[10] de mapa para se adaptar às condições da estrada, como radares de velocidade, curvas e lombadas. Assim, reduz a intervenção do condutor gerindo automaticamente a desaceleração durante a marcha por inércia, com definições ajustáveis da distância do veículo.
Recursos inovadores e tecnologias avançadas aprimoram a experiência elétrica a hidrogênio
O All-New NEXO oferece vasta gama de funcionalidades focadas no consumidor, concebidas para tornar a experiência de condução elétrica a hidrogênio intuitiva e conveniente. O veículo possui alavanca de câmbio tipo coluna que proporciona mais conveniência ao motorista e usabilidade do cockpit. A remoção da alavanca de câmbio tradicional permite maior espaço interno e flexibilidade de design, com ampliação do espaço para armazenamento no console central.
O “FCEV Route Planner”, um planejador de rota para veículos a células de combustível[11], auxilia os motoristas a chegarem aos seus destinos, incluindo nas rotas as estações de carregamento necessárias quando os níveis de bateria estão baixos. O sistema recomenda estações, exibe o nível do combustível nos pontos de passagem e oferece informações em tempo real sobre as estações disponíveis. Também é responsável por ajustar a autonomia máxima com base no uso do ar-condicionado e exibe um fluxograma de energia, o status do tanque de hidrogênio e o modo de condução atual.
O ccNC (Connected Car Navigation Cockpit) do NEXO possui tela curva elegante que combina um cluster de informações do motorista de 12,3 polegadas e um monitor de infoentretenimento de mesmo tamanho. O sistema suporta atualizações de software over-the-air (OTA) e oferece reconhecimento de voz IA generativo. O infoentretenimento do All-New NEXO tem conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio, juntamente com um sistema de som premium Audio by Bang & Olufsen com até 14 alto-falantes.
A função “Voice Recognition Generative AI” integra recursos avançados de IA em seus recursos de comando de voz. Essa inovação visa aumentar a competitividade do produto, fornecer respostas dinâmicas geradas por IA e entrar automaticamente no modo de conversação para uma interação perfeita. O sistema foi projetado para oferecer uma experiência de usuário única e envolvente.
O head-up display (HUD) projeta informações essenciais do veículo no para-brisa, o que reduz a distração do motorista e aumenta a segurança na condução. Possui uma tela de 12 polegadas que mostra dados de direção autônoma, alertas de segurança traseiros, velocímetro e outras informações relevantes.
Localizado no console central, o sistema de carregamento sem fio duplo[12] permite a recarga de alta velocidade para smartphones. Esta tecnologia suporta comunicação NFC para o sistema de acesso sem chave Digital Key 2 e funcionalidade de partida do veículo. O sistema possui almofada de silicone integrada ao carregador sem fio, para evitar que o smartphone se mova com o carro em movimento, e inclui um ventilador de resfriamento para evitar superaquecimento. A potência de carregamento USB é de 15W, que proporciona carregamento rápido também para demais dispositivos móveis.
Muito parecido com os BEVs (Battery Electric Vehicles) da Hyundai Motor, o NEXO possui função vehicle-to-load (V2L)[13] que fornece soluções de energia versáteis dentro e fora do veículo. No interior, uma tomada no console central permite que os usuários conectem dispositivos e eletrodomésticos a serem alimentados pela bateria de alta tensão do modelo. Da mesma forma, a função V2L externa permite o uso de dispositivos eletrônicos sem a necessidade de um conector ou adaptador V2L separado, oferecendo a opção de plug-in direto.
O All-New NEXO possui um espelho central digital (DCM) que melhora a visibilidade traseira utilizando sistema de câmera-monitor e proporciona um campo de visão mais amplo, bem como maior cobertura do assento e visibilidade noturna em comparação com os espelhos ópticos tradicionais. Este sistema garante uma melhor visibilidade traseira, que se mantém graças ao sistema de limpeza que pulveriza fluido do limpador diretamente na câmera.
A tecnologia de espelho lateral digital (DSM)[14] está disponível no lugar dos espelhos ópticos tradicionais em alguns mercados, e oferece visão traseira mais ampla e clara. Ele melhora a detecção de ponto cego horizontal, além da visibilidade frontal em condições de chuva e noturna em comparação com os espelhos convencionais. As principais funcionalidades incluem expansão da tela ao dar ré, linhas auxiliares de mudança de faixa e integração com o monitor de ponto cego (BVM) para melhorar a visibilidade da mudança de faixa.
A Built-in Cam 2 Plus integrada[15] propicia captura de vídeo de alta qualidade por meio de câmeras frontal e traseira, incluindo recursos de gravação de voz. Aprimorado pelas novas tecnologias e feedback dos clientes, inclui função de detecção de movimento em estacionamento, que pode operar por até quatro dias. O sistema apresenta qualidade de imagem superior com câmera de resolução elevada de pixels, permitindo que os usuários revisem com clareza as gravações.
O conjunto de autenticação via impressão digital no veículo[16] oferece maior conveniência e segurança, integrando a autenticação da impressão digital como parte do sistema de áudio, visual, navegação e telemática (AVNT) de última geração do NEXO. Isso permite uma identificação rápida para pagamentos eletrônicos e identificação pessoal, e possibilita que o mecanismo sem chave seja ativado ao utilizar apenas a impressão digital do usuário. Substituir um código PIN por autenticação biométrica também simplifica esse processo.
A Digital Key 2 permite a entrada e partida do veículo por meio de comunicação sem fio com smartphone, controle remoto de curto alcance e RSPA (Remote Smart Parking Assistance) 2. Os usuários podem registrar e compartilhar a ‘chave’ com até 15 dispositivos, incluindo Apple Watches, e utilizar chaves de cartões NFC vinculadas a perfis personalizados. Oferece ainda travamento/destravamento passivo da porta e travamento automático quando o motorista sai com uma chave autenticada.
O Sistema de Alerta de Ocupantes Traseiros foi projetado para evitar incidentes de segurança, detectando bebês deixados no veículo. Utiliza sensores de radar para reconhecer movimento nos bancos traseiros e fornece avisos sonoros e visuais para notificar o motorista sobre quaisquer ocupantes deixados para trás.
Recursos avançados de segurança e assistência ao motorista fornecem proteção e tranquilidade
O All-New NEXO foi meticulosamente projetado para alcançar as melhores classificações nos principais programas globais de avaliação de segurança, refletindo o compromisso da Hyundai em oferecer desempenho de segurança acima da média e proteção total para motoristas e passageiros.
O veículo possui estrutura multiesqueleto e até nove airbags[17] para a proteção dos passageiros e do tanque de hidrogênio. Também é equipado com as mais recentes tecnologias do Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) para prevenção de colisões.
É construído com estampagem a quente e materiais de alta resistência para aumentar a rigidez da carroceria, e garantir forte segurança passiva e proteção eficaz do habitáculo de passageiros. Em colisões, apresenta desempenho de alto nível em todas as regiões da carroceria e foi projetado para absorver e dispersar a energia dos impactos, minimizando a deformação do compartimento de passageiros.
O uso de aço de ultra resistência de terceira geração melhora bastante a capacidade do material de ser moldado e adaptado a diferentes formas, em comparação com o aço de primeira geração. Os principais aprimoramentos estruturais incluem componentes frontais reforçados, uma área lateral inferior estampada a quente de várias peças, estrutura de colisão frontal aprimorada e uma estrutura múltipla para impactos laterais.
Os recursos ADAS[18] incluem Assistência de Prevenção de Colisão Frontal (FCA) 1.5 / 2.0, Assistência de Manutenção de Faixa (LKA), Assistência de Prevenção de Colisão em Ponto Cego (BCA), Aviso de Saída Segura (SEW), Assistência de Saída Segura (SEA), Assistente Inteligente de Limite de Velocidade (ISLA), Aviso de Fadiga do Motorista (DAW), Visualizador de Ponto Cego (BVM), Farol Alto Adaptativo (HBA), Controle de Velocidade Adaptativo (SCC), Parada de Emergência, Controle de Cruzeiro Inteligente Baseado em Navegação (NSCC), Assistente de Manutenção em Faixa 2 (LFA), Assistência à Condução em Rodovia (HDA), Monitor de Visão Traseira (RVM), Monitor de Visão Lateral (SVM), Assistência de Tráfego Cruzado (RCCA), Aviso de Distância de Estacionamento para a Frente/Lateral/Ré (PDW), Assistência de Estacionamento para a Frente/Lateral/Ré (PCA) e Assistência de Estacionamento Inteligente Remota 2 (RSPA).
O novo filme que mostra os principais atributos do All-New NEXO pode ser visto clicando aqui.
Chegando aos mercados globais ainda este ano, o All-New NEXO da Hyundai Motor é uma prova da liderança da empresa no mercado global de hidrogênio. A Hyundai Motor continua a expandir a infraestrutura FCEV e a fortalecer sua posição no mercado como pioneira em mobilidade a hidrogênio sob a marca HTWO do Hyundai Motor Group e seu compromisso de se tornar um fornecedor de soluções inteligentes em todo o espectro de mobilidade.
Fonte: Ketchum-Interfuse / Hyundai Motor Brasil