
O segmento de utilitários esportivos vive momentos de glória no Brasil. Parece estar em um universo paralelo diante da crise que se abate sobre o setor automotivo – entre os SUVs compactos houve até um certo “frisson” com a chegada do Honda HR-V e do Jeep Renegade. Já entre os modelos médios, o panorama é positivo, mas não sofreu grandes mudanças esse ano. O SUV coreano montado em Anápolis, Goiás, e com motorização flex lidera com alguma folga, bem à frente dos principais rivais, que são importados – Volkswagen Tiguan, Chevrolet Captiva, Toyota RAV4 e Honda CR-V. Recentemente, o ix35 passou por uma atualização visual exclusiva para o Brasil que serviu tanto para acompanhar o design da nova geração lá fora quanto para dar um novo ânimo às vendas do modelo. Nessa nova fase, a versão Top traz diferenciais que reforçam a imagem tecnológica do modelo – ponto fundamental para manter a liderança.
Até outubro deste ano, o modelo obteve média de 1.250 emplacamentos mensais. De acordo com a Hyundai, a estimativa é que a versão Top seja responsável por 20% das vendas – cerca de 250 unidades. E é nesta configuração que a marca coreana oferece os melhores acessórios e itens tecnológicos ao modelo.

No visual, o Hyundai ix35 adotou uma grade hexagonal em novo formato cortado por três barras foscas e com moldura prateada. Os faróis ganharam nova distribuição das luzes e contam com uma “fita” de leds na parte superior. Os para-choques e luzes de neblina também foram redesenhados. Na lateral, aparecem as rodas de liga leve de 18 polegadas com design novo e as maçanetas cromadas – exclusivas nesta versão. Na traseira, as lanternas ganharam nova ordenação de luzes e o contorno em vermelho e lâmpadas de leds – também somente para a versão Top.
Sob o capô, o SUV é sempre impulsionado pelo motor 2.0 litros de 16V bicombustível capaz de render 157/167 cv de potência e 19,2/20,6 kgfm com gasolina/etanol. Junto com o propulsor trabalha a caixa de transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas sequenciais na alavanca. A força gerada pelo motor é sempre distribuída para as rodas dianteiras.

No interior, o acabamento e o uso de materiais manteve-se praticamente inalterado. O painel é constituído em sua maioria por plásticos rígidos de cor preta e as saídas de ventilação e os botões ganham contornos prateados. Ao centro encontra-se a tela multimídia de sete polegadas com funções de áudio, telefonia, Bluetooth, GPS e câmara de ré. Os bancos são revestidos em couro e o do motorista conta com ajustes elétricos. O volante revestido em couro é multifuncional e o quadro de instrumentos se manteve o mesmo, com mostradores analógicos para conta-giros e velocidade. Entre eles encontra-se uma pequena tela com informações do computador de bordo.
Para justificar o valor de R$ 122.900, a Hyundai acrescenta alguns de itens como equipamento de série no ix35 Top, como teto solar duplo panorâmico, ar-condicionado de duas zonas com saídas para a fileira de trás, banco do motorista com regulagem elétrica com ajuste lombar, seis airbags – frontais, laterais e de cortina –, controles de estabilidade e tração, partida através de botão e smart entry – entrada sem uso de chave.
por Raffaele Grosso
Auto Press