
Há setores do mercado de veículos que não sentem os efeitos da crise. No caso das motocicletas, são os segmentos mais sofisticados, onde há menos necessidade de financiamento e onde a motocicleta, mais que um meio de transporte, vira objeto de lazer. A Kawasaki aposta na base desse segmento com a Vulcan S 650, que já está à venda com e sem ABS, e prepara a chegada da nova Z300 no próximo mês, lançada na Europa no ano passado. A primeira é a menor custom vendida pela marca no Brasil desde que a Vulcan 500 parou de ser comercializada, em 1999. Já a Z300 pega carona no enorme sucesso da Ninja 300, com quem compartilha arquitetura e mecânica. A maior diferença é o visual naked, que traz uma estética mais moderna e agressiva, claramente inspirada na Z800.
Na Z300, o propulsor de 296 cc rende 39 cv de potência em 11 mil giros e torque máximo de 2,8 kgfm em 10 mil rotações. Com sistema de partida elétrica e injeção eletrônica de combustível, o modelo tem transmissão por corrente de seis marchas e sua suspensão é com garfo telescópico de 37 mm à frente e monoamortecida atrás, com amortecedor a gás e com pré-carga da mola ajustável em 5 níveis. O peso é de 172 kg e, no caso do modelo com ABS, passa a 174 kg, com tanque de combustível capaz de armazenar 17 litros.
A custom Vulcan S é equipada com um motor de dois cilindros paralelos que somam 649 cc. É o mesmo propulsor utilizado pela Versys 650, a ER-6n e a Ninja 650. O propulsor é capaz de atingir 61 cv de potência a 7.500 rpm e chegar aos 6,4 kgfm de torque em 6.600 rpm, com injeção eletrônica de combustível. O câmbio tem seis marchas e a transmissão é por corrente. A suspensão é com garfo telescópico de 41 mm na dianteira e monoamrtecida com pré-carga de mola ajustável em sete níveis atrás. O tanque recebe até 14 litros de combustível e o peso é de 225 kg – ou 228 kg, quando equipada com sistema de freio ABS.
O novo modelo de 300 cilindradas deve disputar um mercado bem próximo ao que hoje a Ninja do mesmo tamanho atua. Mas, pelo caráter de novidade e o visual agressivo, o mais provável é que a Z300 se torne a mais vendida da marca no Brasil. No ano passado, de acordo com os dados da Fenabrave, a Ninja 300 teve 2.478 unidades emplacadas no país, quase 35% de todas as vendas de motocicleta da marca no Brasil. Já a Vulcan S terá a função de “porta de entrada” para o nicho das estradeiras na fabricante japonesa e tenta bater de frente com a Honda Shadow 750 e com a Harley Davidson Iron 883.
A Vulcan S custa R$ R$25.990 nas cores preta e branca. Quando tem ABS, é sempre na cor roxa e custa R$27.990. Uma Honda Shadow 750 começa em R$ 29.900 e, com ABS, sai a R$ 32.400. Já a Harley Davidson Iron 883 parte de R$ 34.990. Já no caso da Z300, a não ser pela própria Ninja 300, ela não tem rivais diretos no mercado brasileiro. A moto custa R$ 17.990 sem ABS e R$ 19.990 com o sistema antitravamento dos freios. Neste caso, ela é sempre verde, enquanto o modelo mais simples pode receber ainda as cores cinza e laranja. A título de comparação, uma Honda CB 300R começa em R$ 12.736 e chega a R$ 14.518 com ABS, mas rende 26,7 cv. Ou seja: custa cerca de 30% menos e tem cerca de 30% menos potência.
por Márcio Maio
Auto Press