Latin NCAP: Zero estrela para o C3 Aircross / Novo Aircross e o Toyota Corolla cai para quatro estrelas após auditoria

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, apresentou hoje a quarta rodada de resultados de 2024 com um decepcionante zero estrela para o Citroen C3 Aircross / Novo Aircross.
 
O Citroën C3 Aircross / Novo Aircross, produzido no Brasil, ganhou zero estrela. O C3 Aircross / Novo Aircross, que oferece dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, obteve 33,01% em Ocupante Adulto, 11,37% em Ocupante Infantil, 49,57% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 34,88% em Assistência à Segurança. O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e ESC. O teste de impacto lateral de poste não foi realizado e obteve zero pontos devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas filas dianteira e traseira, que nem sequer é oferecida como opcional.
 
O impacto frontal mostrou uma proteção fraca para o peito do passageiro da frente. O teste de impacto lateral apresentou uma intrusão relevante no habitáculo, aumentando os riscos de lesões aos ocupantes. O teste de chicotada cervical (whiplash) obteve proteção deficiente para o pescoço do adulto. A proteção dinâmica para crianças não obteve pontos porque a sinalização das ancoragens ISOFIX não cumpre com os requisitos do Latin NCAP, e o Latin NCAP não foi informado pelo fabricante sobre os planos para atualizá-la. A maioria dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) testados na instalação falharam e não é possível desativar o airbag do banco do passageiro dianteiro ao colocar um SRI voltado para trás nessa posição. A proteção de pedestres apresentou proteção marginal, adequada e fraca para a cabeça, com uma área limitada de boa proteção. O lembrete de cinto de segurança não cumpre com os requisitos do Latin NCAP. O modelo não oferece Sistemas de Assistência à Velocidade, como padrão, Sistemas de Suporte de Pista e Frenagem Autônoma de Emergência, nem mesmo como opcionais.
 
Essa classificação de estrelas seria a mesma para a versão com airbags laterais, pois o modelo não oferece proteção lateral para a cabeça ou airbags de cortina. Com os airbags laterais de corpo, o teste de impacto lateral teria melhorado em pontos, mas a proteção do ocupante adulto permaneceria no nível de zero estrela. A classificação do ocupante infantil também teria permanecido no mesmo nível atual de zero estrela.
 
Toyota Corolla caiu para quatro estrelas após teste de auditoria
O Latin NCAP realizou um teste de auditoria no Toyota Corolla vendido no mercado Mexicano, que provém de uma planta de produção diferente da utilizada para o teste original. O Toyota Corolla foi avaliado e classificado em 2022 e obteve cinco estrelas. De acordo com os requisitos dos protocolos de avaliação, o Latin NCAP tem o direito de auditar qualquer teste voluntário a qualquer momento.
 
No teste de auditoria de 2024, o teste de impacto frontal teve um desempenho semelhante, mas a área de proteção dos airbags laterais de cortina apresentou menor cobertura do que na versão testada em 2022, resultando em uma penalidade de dois pontos. O Corolla auditado mostrou uma marcação de advertência de airbags no assento do passageiro dianteiro que não cumpre com os requisitos do Latin NCAP, derivando em uma redução de pontos para o ocupante infantil. O teste de auditoria afetou negativamente as pontuações dos ocupantes adulto e infantil. Consequentemente, a classificação de segurança foi recalculada e resultou em uma queda para quatro estrelas, com 72,84% para o Ocupante Adulto, 71,57% para o Ocupante Infantil, 59,72% para a Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 81,57% para a Assistência à Segurança. Ambos os aspectos que explicam a redução de pontos podem ser abordados na fase de produção, pois não estão relacionados ao desempenho nos testes. Os dados do teste de 2022 foram atualizados no site do Latin NCAP.
 
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“A Stellantis decepciona mais uma vez com um modelo zero estrela. Os engenheiros da Citroën e da Stellantis sabem muito bem como oferecer veículos com melhores recursos de segurança, mas, infelizmente, a decisão corporativa vai em uma direção diferente. Enquanto outros concorrentes oferecem mais segurança e melhor desempenho, a Citroën continua a proporcionar uma segurança deficiente como padrão em seus carros. O Latin NCAP insta a Stellantis, a PSA e a Citroën a mudar seu enfoque, a melhorar o equipamento básico de segurança dos carros e a oferecer voluntariamente os carros ao Latin NCAP para mostrar aos consumidores seu desempenho.
 
À medida que as decepções da Toyota se acumulam, é hora de o fabricante voltar a produzir seus carros com foco em cinco estrelas, já que acaba de perder o único modelo cinco estrelas no protocolo atual do Latin NCAP. Embora quatro estrelas seja um bom nível de segurança, a Toyota é conhecida por liderar o caminho com resultados de classificação máxima. Os resultados de hoje demonstram, mais uma vez, a relevância e a necessidade de uma rotulagem padronizada de segurança veicular que inclua a classificação por estrelas do Latin NCAP”.
 
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
“É muito alarmante que o grupo Stellantis continue a oferecer aos consumidores da América Latina e do Caribe modelos de veículos populares com padrões de segurança tão baixos. No atual protocolo do Latin NCAP, seus modelos testados alcançaram apenas zero, uma e duas estrelas. Instamos o grupo a reconsiderar sua política de segurança e seguir o exemplo de vários de seus concorrentes que oferecem modelos populares com altos níveis de segurança. Esperamos que a Toyota, anteriormente líder em segurança na região, especialmente com o Corolla, implemente as mudanças necessárias o mais rápido possível para melhorar o modelo e para que todos os seus clientes voltem a ter acesso ao nível de cinco estrelas do Latin NCAP que historicamente tinham conquistado.
 
É graças ao trabalho abrangente do Latin NCAP que esse nível de monitoramento dos veículos produzidos para a região pode ser alcançado. É fundamental que os governos promovam a segurança veicular, não apenas por meio de seus padrões, mas também por meio da rotulagem de segurança veicular que inclua as avaliações do Latin NCAP sob o princípio da máxima transparência e proteção do consumidor na América Latina e do Caribe”.

Em resposta a Stellantis se manifestou com o seguinte posicionamento:

“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes. A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. A variante da plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria robusta com ampla proteção ao habitáculo.”

Fonte: comunicacion@latinncap.com

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!