
Na edição deste ano, o Salão de Frankfurt mostrou que a crise na Europa está se dissipando. O envento, que termina no domingo, dia 28, carrega o rótulo de maior autoshow do planeta, com seus esportivos e carros de luxo. Mas desta vez deu um pequeno espaço para que veículos de duas rodas estacionassem em seus estandes.
Isso tem um motivo: várias marcas de motocicleta hoje têm participação acionária de fabricantes de automóveis. Caso do Grupo Volkswagem, que controla a Ducati através de sua marca de luxo Audi. Foi no estante da Audi que surgiu a nova naked Monster 1200 R, com seu motor de 160 cv. Neste embalo, a Mercedes-Benz – que recentemente adquiriu 25% das ações da MV Agusta – também revelou uma versão limitada da F3 800, com design inspirado no Mercedes AMG GT.
Outra marca referência no segmento de superesportivas é a Honda. A fabricante japonesa aproveitou o Salão para mostrar ao público a versão de rua da RC 213 V – moto utilizada nas provas de MotoGP. E por fim, outro destaque é a Horex VR6 Silver Edition. A marca alemã estava próxima de fechar as portas por problemas financeiros, mas se reanimou com os investimentos da 3C Carbon Group e resolveu voltar à ativa com uma edição limitada do modelo VR6.
Destaques em duas rodas do Salão de Frankfurt 2015
Ducati Monster 1200 R – O modelo vem para ocupar o posto de naked mais potente já fabricada pela marca. Para justificar a última letra R, de Racing, a superesportiva teve atualizações em seu propulsor. Agora, o motor Testatretta de dois cilindros de arrefecimento líquido e 1.184 cm³ passa a render 160 cv em 9.250 rpm – 15 cv a mais que a Monster 1200 S vendida por aqui. Outras melhorias também estão no peso seco, reduzido para 180 kg, e na suspensão, que passa a ser Ohlins com garfo telescópico na dianteira e monoamortecedor na traseira. A naked conta com novo sistema de escape composto por duas ponteiras em formato de pentágono, rodas de alumínio forjado com design diferenciado, para-lama frontal em fibra de carbono e pequena carenagem sobre o painel. O modelo também vem equipado com freios ABS, controle de tração e três modos de pilotagem.
MV Agusta F3 800 AMG Solarbeam – Após ter 25% de suas ações adquiridas pela AMG – divisão esportiva da Mercedes-Benz –, a MV Agusta tratou de colocar alguns apetrechos estéticos na motocicleta. Baseada na F3 800, o modelo foi criado em homenagem ao AMG GT Solarbeam e tem a carenagem predominantemente amarela com detalhes em preto. Na lateral, há uma grande inscrição AMG. O assento de couro possui costuras em amarelo e o tanque de combustível é similar aos modelos de competição da MV Agusta, onde aparece o logo da marca italiana e da divisão esportiva alemã. O motor de três cilindros e 783 cm³ é capaz de render 148 cv a 13 mil rpm e 8,97 kgfm de torque a 10.600 rpm e trabalha em conjunto com uma transmissão de seis velocidades. A suspensão dianteira é composta por garfo telescópico hidráulico com amortecedores invertidos e a traseira em monobraço oscilante. Os freios ABS são equipados com pastilhas Brembo e para dar conta de tanta força, há controle de tração. A superesportiva terá produção limitada e tem venda prevista somente para território europeu por algo em torno de 15 mil euros – cerca de R$ 70 mil.
Honda RC 213 V-S – A esportiva da marca japonesa foi apresentada durante o último Salão de Milão como conceito e apareceu em sua versão final em Frankfurt. O modelo nada mais é que uma versão de rua das motos utilizada durante as competições de Moto GP pelos pilotos Marc Marques e Dani Pedrosa. Como destaque aparece o motor de quatro cilindros de 999 cm³ capaz de produzir 215 cv de potência a 13 mil rpm. O modelo pesa 170 kg – 12 kg a mais que a utilizada durante as competições – devido ao acréscimo de alguns itens obrigatórios como catalisador, buzina, farol e setas, entre outros. O modelo já está à venda e não sai por menos de US$ 184 mil, algo em torno de R$ 700 mil.
Horex VR6 Silver Edition – A marca alemã de motocicletas estava à beira da falência até que o grupo 3C Carbon – empresa que produz carbono para diversas utilidades – adquiriu a fabricante no início de 2015. Durante o Salão, a marca apresentou uma versão limitada de 33 unidades da VR6. Batizada de Silver Edition, a variante chega com visual ousado. Quadro de alumínio fundido, sub-chassi em fibra de carbono, assento em couro duplo com costuras de tonalidade clara e um tanque em aço escoavado. O sistema de escape traz duas ponteiras cromadas e o painel digital vem acoplado a uma tela de LCD. Faróis, setas e lanternas contam com lâmpadas de leds. No conjunto mecânico, o propulsor é um seis cilindros de 1.218 cm³ com 170 cv de potência e 14 kgfm de torque. Junto com o motor trabalha uma transmissão de seis velocidades. A suspensão Ohlins tem garfos invertidos na dianteira e monoamortecedor na traseira. A Horex VR6 pesa 221 kg e os freios são ABS com pastilhas Brembo de série. O valor não foi divulgado.
por Raffaele Grosso
Auto Press