A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou hoje o Re:Nissan, um plano de reestruturação global que implementa ações ousadas e decisivas para alavancar a performance e criar um negócio mais resiliente e enxuto, que se adapta rapidamente as mudanças no mercado. Com um foco renovado sob uma nova gestão, a Nissan está reavaliando seus objetivos e conduziu uma análise crítica abrangente das iniciativas-chave, introduzindo mais medidas para assegurar uma forte recuperação.
Ivan Espinosa, presidente e CEO da Nissan, comentou: “Diante dos desafios de performance do ano fiscal de 2024 e do aumento nos custos variáveis, combinados a um ambiente externo de incertezas, devemos priorizar melhorias internas com mais urgência e rapidez, com a meta de atingir uma lucratividade que dependa menos dos volumes. Como a nova equipe de gestão, estamos adotando uma estratégia prudente para reavaliar nossos objetivos e buscar ativamente qualquer oportunidade possível para implementar e assegurar uma recuperação robusta. O Re:Nissan é um plano de recuperação baseado em ações, que define claramente o que precisamos fazer agora. Todos os colaboradores estão comprometidos em trabalhar juntos como equipe para implementar este plano, com a meta de voltar à lucratividade até o ano fiscal de 2026”.
Com o Re:Nissan, a empresa tem o objetivo de atingir um total de 500 bilhões de ienes de economias de custos versus o ano fiscal de 2024 real em custos fixos e variáveis. Estas economias vão definir as bases para garantir um lucro operacional e o fluxo de caixa livre positivo da divisão automotiva até o ano fiscal de 2026.
Redução de custos variáveis:No novo plano, a Nissan definiu um objetivo agressivo de redução de custos de 250 bilhões de ienes. Para atingi-lo, a empresa está acelerando eficiências em engenharia e custos com a implementação de um modelo rigoroso de governança. Foi criada uma área de transformação multidisciplinar com 300 especialistas que se reportam ao Chief TdC* Officer, com poder de tomar decisões em relação aos custos.
Além disso, a Nissan vai pausar temporariamente as atividades de produto avançadas e pós-exercício fiscal de 2026 para mobilizar 3.000 pessoas com foco em ações de redução de custos. Esta nova priorização se tornou possível por meio da rápida implementação de um processo de desenvolvimento encurtado, com prazos de execução menores para assegurar que não haja atrasos nos lançamentos de produtos.
Um aspecto-chave desta transformação envolve repensar a cadeia de fornecimento; a Nissan vai reestruturar seu painel de fornecedores para garantir um volume maior para menos fornecedores, eliminando ineficiências e desafiando os padrões de legado.
Redução de custos fixos: Além de manter um grande foco em custos variáveis, a Nissan vai continuar buscando oportunidades adicionais para reduzir os custos fixos, com um objetivo de redução total de 250 bilhões de ienes até o ano fiscal de 2026, em comparação com o exercício fiscal de 2024.
Reestruturar a base de produção e refinar eficiências: A Nissan vai consolidar suas fábricas de produção de veículos de 17 para 10 até o ano fiscal de 2027. Além disso, a empresa vai racionalizar suas fábricas de motores e acelerar a reorganização de cargos, ajustes de turnos de trabalho e reduções de despesas de capital, incluindo o cancelamento da fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio prevista para Kyushu (Japão).
Reduzir postos de trabalho: A Nissan tem a meta de reduzir 20.000 postos de trabalho entre os anos fiscais de 2024 e 2027, incluindo o já anunciado corte de 9.000 funções. Esta redução global nos postos de trabalho cobre funções diretas / indiretas e terceirizadas nas áreas de produção, funções gerais e administrativas (SG&A), incluindo a ampliação do escopo dos serviços compartilhados e identificação de eficiências em marketing.
Renovação do desenvolvimento: A Nissan está reestruturando seus processos de desenvolvimento com a redução de custos de engenharia, complexidade e melhoria da velocidade de desenvolvimento. Por meio de várias iniciativas como racionalização global das instalações de P&D e alocação de trabalho para localidades competitivas, a Nissan tem a meta de reduzir em 20% o custo médio da força de trabalho por hora.
A Nissan vai reduzir em 70% a complexidade de componentes, enquanto que a integração e otimização de plataformas vai diminuir o número de plataformas de 13 para 7 até o ano fiscal de 2035. A empresa vai intensificar seus esforços para encurtar significativamente os prazos de desenvolvimento do primeiro veículo para 37 meses e das famílias de veículos subsequentes para 30 meses. Os modelos desenvolvidos segundo este processo incluem o novo Nissan Skyline, o novo C SUV global e um novo SUV compacto da INFINITI.
Estratégia de produto & mercado redefinida: A Nissan redefiniu sua estratégia de mercado para melhor satisfazer as necessidades dos clientes locais e customizar a estratégia de produto para um alinhamento com a estratégia de mercado atualizada. Com isso, a empresa poderá focar nos recursos internos de engenharia em negócios-chave para assegurar o crescimento e garantir a lucratividade.
A Nissan está reformulando sua estratégia de produto para ter maior foco no mercado e ser mais orientada para a marca. Haverá uma aceleração no compromisso com a inovação, para entregar avanços que surpreendam os clientes de alto valor. Haverá foco em carros icônicos da marca para entregar modelos que representam globalmente o coração pulsante da Nissan, veículos que permitirão acelerar os volumes e ter um papel de indutores-chave da performance e crescimento da empresa.
A estratégia para cada mercado específico vai posicionar os EUA, Japão, China, Europa, Oriente Médio e México como mercados-chave e adotar uma estratégia customizada para os outros mercados. Nos EUA, esta estratégia inclui atender segmentos em rápida expansão, como os híbridos e a revitalização da marca INFINITI por meio de sinergias com a marca Nissan. No Japão, a expansão da cobertura de modelos vai contribuir para reforçar a marca em seu mercado doméstico. A estratégia na China terá foco na potencialização da performance doméstica com NEVs (veículos movidos a novas energias). As exportações da China vão permitir atender necessidades diversificadas e globais. Na Europa, será dado foco aos SUVs dos segmentos B e C. A Nissan vai aproveitar as parcerias com o Renault Group e os parceiros da China para diversificar ainda mais sua oferta de produtos. No Oriente Médio, a empresa vai focar nos SUVs grandes e explorar produtos da China para potencializar a competitividade dos modelos comercializados. O México vai continuar sendo um importante polo de exportação, contribuindo significativamente para o lucro e o crescimento.
Fortalecer parcerias: A Nissan vai trabalhar em colaboração com parceiros para entregar modelos que complementem seu portfólio e satisfaçam necessidades específicas dos mercados. Estão em andamento vários projetos com seus parceiros da Aliança, Renault e Mitsubishi Motors (MMC), incluindo a iniciativa anunciada recentemente de um novo veículo elétrico (BEV) baseado na nova geração do LEAF para a MMC no mercado norte-americano. A Nissan e a Honda continuarão sua parceria em eletrificação e inteligência veicular.
O plano Re:Nissan determina as etapas necessárias para recuperar a performance e define cronogramas claros de acordo com uma análise abrangente da situação atual da empresa. Apesar de os objetivos serem ambiciosos, as estratégias e ações estão bem definidas. A Nissan está comprometida com uma implementação firme deste plano para recuperar a sua performance.