
Com a crise por passagem em diversos setores da econômica do país, as montadoras de automóveis também não escaparam ilesas. A queda nas vendas em diversas marcas e modelos foi inevitável, o que não provocou redução de preços em nenhuma delas. Porém, alguns modelos vêm seduzindo o consumidor, por serem boas oportunidades de compras e terem um bom custo-benefício. Um exemplo disso é o T5, SUV fabricado pela chinesa JAC, montadora que vem ganhando respeito pela qualidade e a garantia de seis anos dos seus produtos. Na China ele é líder em seu segmento.
Recebemos esse modelo para avaliação na sua versão mais completa e que tem um belo design, despertando muito a atenção do público. Na frente o maior destaque é a grande grade em formato de trapézio e o conjunto óptico com luzes de LED diurnas de segurança. Na traseira a lanterna e os detalhes cromados dão certo requinte no fino acabamento e um ótimo espaço no porta-malas.

Ao entrar em seu interior e bater à porta percebe-se um ruído abafado, sinalizando uma boa vedação das borrachas. O T5 tem bom nível de acabamento e grande oferta de equipamentos. A melhor escolha de acabamento é a opção pelo Pack 3, a mais completa que se destaca pelo Kit multimídia com tela de 8 polegadas, possui também, conexão HDMI e bluetooth, leitor de MP3 e entrada de USB, ar condicionado digital e automático e, como itens de série, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de saída de rampas, monitoramento de pressão dos pneus e câmera de ré. Na concessionária o preço dessa versão sai por R$ 70.690,00. Acrescido de frete e pintura metálica, chega ao valor de R$ 74.470,00.

A suspensão é macia e bem confortável em superfície lisa, já em condições de pisos irregulares se sente mais as vibrações e os balanços da carroceria, prejudicando um pouco o conforto.
O modelo T5 é equipado com o motor de 1.5 L 16V, VVT Flex, que desenvolve 127 cavalos de potência com etanol, chega a desenvolver uma velocidade de 197 Km, recebeu o selo de eficiência “A” do Inmetro, é o mesmo que equipa o seu irmão sedan J5. O câmbio é justo e preciso, manual com seis marchas. Com tanto conforto, bem que poderia ter a opção de um câmbio automático, o que prometeu a montadora. O conjunto motor/câmbio se mostrou ideal no o trânsito urbano, pela sua versatilidade e economia, na estrada tem um bom desempenho, mas não chega a empolgar. Para um SUV com um motor de 1.5L 16V, ele não decepciona no desempenho e fez uma média superior a 12Km/l na estrada com gasolina e com etanol faz acima de 8Km/l.
Por Walceyr A Almeida