PRIMEIRA VOLTA com o Toyota GR Corolla. E ele é demais!!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Por Paulo Rogériowww.autoaventura.com.br

Uma das principais atrações do Festival Interlagos, evento que acontece até domingo (23) no icônico autódromo paulistano está no estande da Toyota. O GR Corolla vem com uma carroceria nova para o mercado brasileiro, uma configuração tentadora e uma entrega total (leia abaixo a avaliação). O único problema é que o iradinho chega limitado a 99 unidades.

O hatch é o primeiro veículo com apelo 100% esportivo que a Toyota traz ao Brasil em mais de 65 anos de presença por aqui. Tem todo o conceito desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing, divisão esportiva da marca nipônica.

O GR Corolla é equipado com um motor 1.6 turbo de três cilindros, que entrega 304 cv e um torque de 37,7 kgfm. Esse é o mesmo propulsor turboalimentado G16E-GTS usado no GR Yaris, mas com aprimoramentos para um ganho maior de potência. Tem câmbio manual de seis velocidades, enquanto o sistema integral GR-FOUR assegura a tração ideal nas quatro rodas. O modelo tem as versões Core (R$ 416.990) e Circuit (R$ 461.990).

PRIMEIRA VOLTA

Interlagos/SP – Se o Festival Interlagos tem esse nome, significa atividades na pista. Se o GR Corolla promete tanta adrenalina, vamos levá-lo à prova. Ou à pista. E podemos afirmar categoricamente que o hatch entrega o que se propõe.

Um ponto importante para o GR Corolla despejar potência está na escolha da distribuição ideal da suspensão. Isso é possível no modelo. Como estávamos em asfalto, configuramos em 50:50, ou seja, distribuição equilibrada nas quatro rodas.

Demos uma volta em Interlagos. Na largada, esticamos a primeira marcha e o GR Corolla já entregou boa parte do torque. Logo após o S do Senna, na entrada da reta oposta, deixamos as marchas mais curtas para chegarmos à 6ª e o modelo teve uma excelente progressão de velocidade.

Após a descida do lago e até o Laranjinha, o modelo andou melhor na 4ª marcha, com maior entrega de torque e velocidade ideal para o setor. No trecho de baixa (Pinheirinho e Bico de Pato), a divisão da suspensão foi responsável pela boa velocidade, associada à segurança. E, logo após a Junção, a subida dos boxes foi feita com pé embaixo e subida nas marchas.

O que se conclui? Primeiro, que o GR Corolla entrega o que promete, sem faltar, nem ir além. Segundo, as 99 pessoas felizes que tiverem um exemplar do modelo devem preferir as pistas para andar com ele. No máximo estradas. E sempre de olho nos radares. No mais, bom divertimento!

*FICHA TÉCNICA:

Motor

            2.0 Flex, de quatro cilindros em linha e 16 válvulas

Potência/Torque

            Potência: 177 cv com etanol e 169 com gasolina a 6.600 rpm // Torque: 21,4 kgfm com os dois combustíveis a 4.400 rpm

Transmissão

            CVT de 10 marchas

Suspensão

            Dianteira: Independente, McPherson // Traseira: Independente, multibraço

Consumo

            Cidade – 8,3 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina // Estrada – 9,8 km/l com etanol e 14,2 km/l com gasolina

Roda e Pneus

            225/45 R17

Freios

            Dianteira: Disco ventilado // Traseira: Disco sólido

Peso

            1.405 kg

Dimensão

            Comprimento: 4.630 mm // Largura: 1.780 mm // Altura: 1.455 mm // Entre eixos: 2.700 mm // Altura do solo: 148 mm

Capacidade

            Ocupantes: 5 lugares // Porta-malas: 470 l // Tanque de combustível: 50 l

*Dados do fabricante

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!