A Renault do Brasil comemora a marca de 50 mil Kardian produzidos no país, pouco mais de um ano após o produto estrear no mercado brasileiro. Primeiro veículo produzido no país com a nova identidade visual da Renault, o SUV inaugurou uma nova fase da marca, conquistando dez premiações da imprensa especializada.
“Alcançar esse marco de 50 mil Kardian produzidos no Brasil é algo de grande orgulho para todos nós da Renault, em especial para todos os colaboradores que atuam na Curitiba Veículos de Passeio (CVP), onde o SUV é fabricado. É uma grande conquista para nós!”, comemora Carlos Carrinho, diretor de fabricação da Renault do Brasil.
Desde seu lançamento, em março de 2024, 67% do total produzido foi destinado para o mercado interno. A versão Evolution, com transmissão automática EDC, foi a mais comercializada. A cor Cinza Cassiopée foi a preferida do consumidor neste primeiro ano de vendas. Do volume exportado (33%), para nove países, a Argentina foi o maior destino, com mais de 8 mil carros para aquele mercado.
O Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, traz o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem úmida. O Kardian é um carro completamente novo, moderno e tecnológico, que chegou para competir no segmento B-SUV, e inaugurou uma nova fase da Renault no mercado brasileiro.
O Kardian traz a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) e se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior, como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio.
Além disso, o Kardian traz seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).
Com a chegada da versão Evolution com câmbio manual de seis marchas, o Kardian também se tornou o único SUV do segmento B com motor 1.0 turbo e câmbio manual.
As fábricas de veículos da Renault do Brasil aplicam as mais avançadas tecnologias no processo industrial, como inteligência artificial, máquinas e postos de trabalho conectados, gêmeo digital, impressão 3D e 350 AGVs, os veículos guiados automaticamente, dentre outras soluções que constituem o Metaverso Industrial.
Desde 2020, a Renault segue como a única fabricante de automóveis da América Latina a ser reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial, como referência na aplicação da indústria 4.0.
A Renault também é referência no que diz respeito ao meio ambiente e iniciativas para a descarbonização. Da área total do Complexo Ayrton Senna, cerca de 40% (900 mil metros quadrados) são de Mata Atlântica preservada. Desde 2016 o Complexo é aterro zero, ou seja, todos os resíduos são destinados de forma ambientalmente adequada. Além disso, 100% da energia elétrica que abastece as fábricas de veículos e demais atividades operacionais é de origem limpa e fotovoltaica, por meio de geração própria.
Fonte: Sala de Imprensa | Renault do Brasil