A Volkswagen do Brasil fecha 2023 com sucesso: é a marca que mais cresce em volume de vendas no País, além de líder entre os carros de passeio e SUVs. No ano de seu 70º aniversário, a Volkswagen do Brasil avançou com uma ofensiva de produtos robusta: foram nove veículos lançados em 2023, incluindo a estreia da eletrificação no Brasil, com o SUV ID.4 e o ID.Buzz, a Kombi elétrica.
A Volkswagen investe R$ 7 bilhões até 2026 na América Latina, fortalecendo ainda mais sua posição competitiva na região. A estratégia ACELERA VW tem foco em tornar a empresa cada vez mais Diversa, Digital, Ágil, Centrada no Cliente e Neutra em Carbono. Entre as metas está o lançamento de 15 novos veículos, principalmente flex e elétricos, até 2025, dos quais onze já foram lançados, sendo nove em 2023. Sempre com foco no cliente, a marca preza pela inovação, conectividade, tecnologia, digitalização e sustentabilidade.
“O ano de 2023 ficará na história da Volkswagen do Brasil. Celebramos 70 anos de pioneirismos e inovações tecnológicas no País, promovendo o desenvolvimento da indústria e da economia brasileira, gerando empregos e movimentando negócios. Em 2023, avançamos fortemente com a nossa ofensiva de produtos: foram nove lançamentos, quase um por mês, iniciando nossa ofensiva de eletrificação com o ID.4 e ID܂Buzz. Somos a maior produtora de automóveis do Brasil, com mais de 25 milhões de veículos produzidos, e a maior exportadora do setor brasileiro, com mais de 4,2 milhões de unidades embarcadas. O sucesso da Volkswagen nesses 70 anos reúne uma história sólida e um olhar estratégico para o futuro, nos consolidando como uma ‘Love Brand’, presente nos corações e nas garagens dos brasileiros. É como eu sempre digo: todo brasileiro tem uma história com a Volkswagen”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
As celebrações de 70 anos da Volkswagen do Brasil tiveram uma agenda intensa, incluindo festa para mais de 5.000 colaboradores e parceiros de negócios em São Paulo; Family Day nas cinco unidades da empresa, envolvendo mais de 50 mil pessoas; a grande ação de vendas Volks Festival, com edições em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba, entre outras ações.
Em 2023, a Volkswagen do Brasil concluiu a extensão do prazo até 2028 dos Acordos Coletivos vigentes com os Sindicatos das fábricas Anchieta (São Bernardo do Campo, SP), São Carlos (SP), São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP) com aprovação da maioria dos colaboradores em todas as plantas. A conclusão dessa negociação é fundamental para novos investimentos, veículos e sistemas de propulsão que serão desenvolvidos e produzidos pela marca no Brasil e serão comunicados oportunamente pela empresa.
O ano também foi marcado por avanços nos pilares Sustentabilidade, Diversidade & Inclusão, Marketing, entre outros, consolidando a Volkswagen como uma marca cada vez mais humana, diversa, próxima das pessoas, moderna, vibrante e conectada.
VW é a marca que mais cresce no Brasil
Com 315.051 unidades já vendidas neste ano (jan-10/12), sendo 70.841 emplacamentos a mais do que no mesmo período de 2022, a Volkswagen é a marca que mais cresce em volume de vendas no mercado brasileiro. Esse é o resultado do excelente desempenho de um line-up completo da Volkswagen, que inclui Polo, T-Cross, Nivus e Saveiro entre os 20 modelos mais vendidos no acumulado do ano.
A Volkswagen do Brasil também segue como líder do segmento de SUVs no País com sua família SUVW, formada por T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan, modelos que já somam mais de 130 mil unidades comercializadas neste ano (jan-10/12). O T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 66 mil unidades emplacadas em 2023 (jan-10/12).
O SUVW Nivus é outro destaque: cresceu 33,7% em volume de vendas em 2023 (com 47.913 unidades comercializadas de jan-10/12) em comparação com o mesmo período de 2022. O VW Nivus é o 13º modelo mais vendido do Brasil, considerando todos os segmentos.
Com o lançamento, em novembro, do Tiguan Allspace R-Line, o SUVW de sete lugares que teve o 1º lote esgotado em três horas (1.209 unidades), a Volkswagen oferece a linha mais completa de SUVs do mercado. Em 2023, a família SUVW cresceu e agora é formada por T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e o 100% elétrico ID.4.
Ofensiva de Produtos VW: 9 lançamento em 2023
Polo GTS
O Novo Polo GTS já chegou ao mercado como referência em tecnologia e desempenho. O compacto apimentado estreou novo design e foi o primeiro da linha a trazer a tecnologia de faróis IQ.Light, com iluminação em LED Matrix. Equipado com motor 250TSI, 1.4l turbo, com 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, o modelo aparece com rodas de 18 polegadas de série, freios a disco nas quatro rodas e cinco opções de cores.
Novo Virtus
O Novo Virtus se renovou em conforto, tecnologia e sofisticação. Com o maior espaço interno do segmento, o sedã da Volkswagen chegou em 2023 com extensa lista de itens de série que contempla painel de instrumentos digital, carregador de celular por indução e volante multifuncional.
O modelo também recebeu design refinado, com dianteira e traseira mais imponentes, com destaque para inéditos faróis e lanternas em FULL LED em todas as versões. Em termos de motorização, toda a gama está equipada com motores turbo da VW, com três opções: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI. A nova era para o três-volumes vem reforçada pelas novidades na cabine e pacote amplo de tecnologia e segurança, com ACC, AEB e seis airbags de série. O sedã também recebeu cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP.
Polo 1st Edition
O Polo 1st Edition celebrou a chegada de um novo ícone em edição comemorativa e numerada: apenas 1.000 unidades disponíveis para o Brasil e América Latina. A versão especial fez do Polo Track um modelo ainda mais atrativo ao entregar lataria pintada na cor Vermelho Sunset, teto em Preto Ninja, emblema comemorativo e vários outros detalhes únicos, enquanto o interior trazia acabamentos e revestimentos exclusivos da versão.
Novo Polo Track
O Novo Polo Track é o hatch de entrada mais robusto, moderno e espaçoso da Volkswagen. Em uma tarefa mais do que especial, o modelo chegou para substituir o Gol com conjunto mais moderno e robusto. Ele se juntou ao segmento como o hatch de entrada mais atrativo do mercado brasileiro e trouxe em seu DNA a tecnologia de um veículo construído sobre a plataforma MQB. O design do Polo Track alia modernidade e robustez, atendendo aos mais exigentes consumidores de todas as regiões do Brasil. Produzido em Taubaté (SP), o hatch é uma escolha segura e atrativa para quem busca custo-benefício e tem o maior entre-eixos da categoria. No lançamento, a VW levou o Polo Track para seu Campo de Provas em uma rodagem especial. Em um vídeo, o modelo aparecia em testes de engenharia e passava por todo tipo de terreno e intempérie para provar que estava pronto para circular nas mais variadas estradas do Brasil.
T-Cross The Town
A versão especial do SUV mais vendido do Brasil veio com nome e sobrenome: T-Cross The Town. Foi a primeira vez que o T-Cross ganhou uma edição especial desde o seu lançamento. A versão incluía itens de conforto e tecnologia, entre eles VW Play com câmera de ré, rodas diamantadas de 17”, pintura externa bicolor, bancos de couro com costura aparente na cor azul e interior escurecido e badge exclusivo The Town.
ID.4
A Volkswagen lançou seu primeiro SUV elétrico no Brasil em 2023. O ID.4 faz parte da ofensiva de 15 novos produtos da marca no Brasil até 2025, com base na estratégia ACELERA VW. O elétrico está disponível pelo programa de assinatura VW Sign&Drive, em versão única Pro. O SUV oferece pacote extenso de equipamentos e itens inéditos como Memory Park Assist Plus, bancos ergoActive e rodas de 21 polegadas.
Saveiro 2024
Em sua edição 2024, a Saveiro trouxe novo design mais robusto e imponente para acompanhar também uma nova versão, a Extreme, herdada da sua irmã maior, a Amarok. Com duas novas cores, Cinza Oliver e Cinza Moonstone, e itens de série exclusivos no segmento, o modelo chegou à rede de concessionárias ao completar 41 anos de produção ininterrupta. A Saveiro é a picape com história mais longeva no mercado brasileiro e mais de 1,6 milhão de unidades vendidas.
Tiguan Allspace R-Line
O Tiguan voltou em 2023! Em versão única R-Line e com sete lugares, modelo trouxe design exclusivo e tecnologias inéditas, como o conjunto de iluminação IQ.Light Matrix. Com o sistema ativo Travel Assist, o Tiguan Allspace tem nível elevado de assistências e é o modelo mais seguro do segmento. O maior integrante da família SUVW retoma seu posto de precursor da ofensiva da Volkswagen, que possui a linha de SUVs mais completa do mercado.
20 anos de Total Flex: revolucionando o mercado
Em 2023, a Volkswagen comemorou 20 anos do Total Flex. A marca alemã foi primeira a lançar, em 2003, a tecnologia que permite o uso de etanol, gasolina ou os dois combustíveis em qualquer proporção. O feito marcou uma mudança de paradigma na indústria, enquanto o Gol foi o primeiro carro a receber o motor Total Flex, que está presente hoje em toda a linha nacional da Volkswagen, além do SUV argentino Taos. Mais de 8 milhões de veículos flexíveis Volkswagen foram vendidos desde março 2003.
Cuidando do planeta
Em 2023, a Volkswagen acelerou em seus projetos de descarbonização, alinhados à estratégia global Way to Zero, com a meta de ser neutra em carbono até 2050 em produtos e processos.
A Volkswagen do Brasil é a 1ª fabricante de veículos do País a conquistar o Certificado Lixo Zero multisites. Com suas cinco unidades do Brasil certificadas, a Volkswagen obteve nota média de 94%, acima da exigida pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Destaque para o Centro de Peças e Acessórios (PAC) da Volkswagen, em Vinhedo (SP), que conquistou nota 99,9%, a mais alta já concedida pelo instituto, além de ser o primeiro centro de distribuição de peças a conquistar a certificação no País.
A Volkswagen do Brasil conquistou o Selo Ouro em seu inventário de emissões atmosféricas GHG Protocol, a metodologia que calcula emissões para descarbonização, logo em sua primeira publicação do documento (dados de 2021 e 2022). O Selo Ouro corresponde ao nível mais alto de certificação do programa, sendo concedido às empresas que demonstram o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação.
Em 2023, a Volkswagen recebeu o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), atestando que todas as unidades da empresa utilizam energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis.
A Volkswagen do Brasil também assinou contrato inédito com a Finep para captação de recursos a serem investidos em um Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade visando a continuidade do desenvolvimento de pesquisas e projetos em descarbonização, Indústria 4.0 para sustentabilidade, transformação digital e eletrônica embarcada em seus veículos.
Diversidade & Inclusão
Em 2023, a Volkswagen se tornou signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho.