O Salão de Tóquio revelou diversos conceitos que poderão influenciar os lançamentos futuros das fabricantes. E, curiosamente, uma delas desviou as atenções para o segmento dos comerciais leves, mais especificamente para as vans de passageiros. A Mercedes exibiu um modelo de luxo futurista batizado de Vision Tokyo e, segundo a fabricante, trata-se de um projeto direcionado à Geração Z, ou seja, de olho nas pessoas que nasceram de 1995 para cá.
A marca alemã foi atrás de um habitáculo que aliasse praticidade e diversão para seu modelo, que é híbrido e autônomo. O design chama atenção em todos os ângulos. No perfil, se destacam as avantajadas rodas de 26 polegadas iluminadas. Luzes também aparecem na carroceria, na lateral, e na grade frontal, além da janela e do pára-choque traseiros. No teto, uma câmara com visão de 360º denuncia a presença do sistema de direção autônoma.
No interior, o clima de sala de estar é garantido pelo grande sofá em forma de “U”. Por conta dele, a van de 4,80 metros de comprimento, 2,10 m de largura e 1,60 m de altura tem uma grande porta que se abre para cima, na lateral esquerda. Por fora, a impressão que se tem é de que não há vidros nas laterais, já que a área é coberta por uma tela na cor do modelo. Os ocupantes desfrutam de vários comandos acionados por voz, como do sistema de entretenimento em 3D. Detalhes sobre a motorização – que é híbrida – não foram revelados, mas sabe-se que as baterias podem ser carregadas com tecnologia sem fio e entregar uma autonomia de cerca de mil quilômetros.
