A Honda nunca aceitou passivamente situações desfavoráveis. Mesmo que tenha caído menos que o mercado – perdeu 8% do volume de vendas contra 10% do mercado – a marca japonesa vai partir em busca de novos nichos para manter sua hegemonia. A ideia é aproveitar o bom momento que as scooters vivem por aqui e passar a produzir em Manaus, já no início de 2016, a moderna SH300i.
No visual, a scooter de média cilindrada aposta no design vintage com leves toques futuristas. Na parte frontal, o farol conta com luzes de leds e é fixado em uma pequena carenagem junto ao guidão. Logo abaixo encontram-se as luzes diurnas e setas, também em leds. Na lateral aparecem as rodas aro 16 de liga leve e, na traseira, as lanternas em leds. O formato do banco é em dois níveis e sob o assento há um compartimento para guardar um capacete ou pequenos pertences. Na mesa, o quadro de instrumentos analógico é formado por três relógios. O central e de maior proporção exibe o velocímetro e os dois na laterais mostram o tanque de combustível e temperatura do motor.
No conjunto mecânico, a Honda SH 300i é equipada com propulsor monocilíndrico de 279 cc com arrefecimento líquido. Ele é capaz de render 25 cv de potência e 2,6 kgfm de torque. O motor pode ser acionado através da tecnologia Smart Key – sistema que permite ativar a ignição se a chave estiver a dois metros de distância. O câmbio é automático do tipo CVT, com a transmissão final feita por correia dentada. A suspensão dianteira possui garfo telescópico e a traseira, duplo amortecimento. Os freios são a disco em ambas as rodas e possuem sistema C-ABS – que conjuga o ABS com distribuição de frenagem.
Se por aqui o modelo chegou como novidade durante o Salão de Duas Rodas de São Paulo, no início deste mês, na Europa a linha SH é bem conhecida. Há 30 anos no mercado, a motocicleta obteve mais de 1 milhão de emplacamentos desde seu lançamento em 1984, com a SH50. Atualmente no Brasil, a Honda conta com apenas duas scooters em sua gama, ambas de baixa cilindrada – PCX de 150 cc e Lead de 110 cc. Com a chegada do modelo, a Honda pretende alcançar cerca de 1.500 comercializações anuais, ou 125 unidades mensais em média. Esta projeção é extremamente conservadora pois a Dafra Citycom 300, rival direta, emplaca cerca de 200 veículos por mês. Na Europa, o modelo custa 4.850 euros, algo em torno de R$ 21,5 mil. E o preço no Brasil deve ficar bem próximo disso.
por Raffaele Grosso
Auto Press
