Enquanto os brasileiros curtiam a primeira edição do Rock In Rio, os engenheiros japoneses da Yamaha trabalhavam em um projeto “hardcore” que ficaria marcado na história do mundo duas rodas. O ano era 1985 e a motocicleta em questão era a VMax. A cruiser chegava ao mercado com um estilo custom, “jeitão” de naked e potência de esportiva com seu bruto motor V4 de 1.200 cc, 143 cv de força e 8,5 kgfm de torque. Trinta anos depois, a marca nipônica presta homenagem ao modelo que marcou época. E a comemoração não poderia deixar de ser com uma moto especial. Uma não, três. Por meio do programa “Yard Built”, no qual customizadores europeus são convidados a personalizar modelos da marca, a Yamaha escolheu trabalhar com três artistas. E a honra de criar a primeira VMax comemorativa ficou à cargo do alemão Jens vom Brauck – conhecido como JvB.
A visão do preparador para a especial VMax Yard Built foi transformar a cruiser original em um conceito radical, fazendo a fusão dos conceitos dragster e café racer. Porém, sem esquecer os 30 anos de muita história da motocicleta. Na frente, o para-lamas foi feito sob medida em alumínio e colocado por baixo do farol que, por sua vez, é feito em fibra de carbono – umas das características das motos assinadas por vom Brauck. Já o para-lama traseiro foi retirado e o guidão foi substituído por uma barra reta e mais baixa. Nele, também foi adicionado um conta-giros estilo dragster da Autometer.
As modificações continuam. O novo subquadro em alumínio foi instalado, deixando o assento único mais alto e mais estreito. A nostalgia aparece no tanque de combustível – que tem a mesma capacidade da VMax original. O customizador preservou as marcantes entradas de ar e, de quebra, elas foram feitas com peças usadas na primeira geração da moto, nos anos 1980. A modernidade fica por conta da tampa do tanque feita em fibra de carbono. O sistema de escape mereceu uma atenção especial e vom Brauck trocou o duplo escapamento por um coletor 4-1 feito à mão com silenciador da italiana Termignoni. Há também diversos logotipos “30 Years VMax” – “30 anos de VMax” – espalhados pela motocicleta.
A história da VMAX é refletida até mesmo no esquema de cores da carenagem. O customizador alemão se baseou nos tons usados pela equipe de competição da Yamaha em 1985 e escolheu uma pintura retrô vermelha – que também serviu de inspiração para o nome Infrared. E como todos os projetos com o selo da Yard Built, a motorização das motocicletas permanece inalterada. E na VMax isso não é um mau sinal. O propulsor é um V4 de 1.679 cc capaz de fornecer 200 cv a 9 mil rpm e um torque de 17 kgfm a 6.500 rotações – que equipa a nova geração da moto desde 2008.
E a VMax Infrared criada por Jens vum Brauck parece ter agradado a todos da Yamaha. “Nós somos grandes fãs do trabalho do JvB. Seu estilo minimalista e industrial encaixou com a VMax”, afirmou Shun Miyazawa, gerente de produto da marca japonesa na Europa.
Por: Raphael Panaro
Auto Press
