Bola Cheia
Bola mais do que cheia para o projeto do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) que acaba com a obrigatoriedade da “contribuição sindical”. “A ideia é cobrá-la apenas dos sindicalizados que autorizem o desconto em seus salários”, explica Petecão. Os mais de 15 mil sindicatos existentes no Brasil faturam R$ 3,5 bilhões com essa cobrança mensal. A mina de ouro vai secar.
Bola Murcha
A bola murchíssima de hoje vai para o deputado federal, Walney Rocha (PEN), de Nova Iguaçu. Ele votou contra a PEC 241, que acaba com a farra do dinheiro público. Ou seja: Walney é a favor que os gastos públicos continuem como estão, sem controle. Só para lembrar: WR é apoiador da candidatura Rogério Lisboa, a prefeito da Cidade, pela coligação PR-PT.
Reunião sobre Segurança na sede
da OAB Nova Iguaçu/Mesquita
Na última terça-feira (25) foi realizada no auditório da OAB Nova Iguaçu/Mesquita uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Iguaçu (CCS/NI). O encontro foi aberto ao público e contou com a presença do presidente da OAB Nova Iguaçu/Mesquita, Jorge Rosenberg, além de diversas autoridades da área de segurança pública que atuam no município, dentre eles o presidente do CCS/NI, Adriano Lima, mais conhecido como Adriano Naval; o delegado da 58ª DP (Posse), Dr. Paulo Roberto Lima de Freitas; representante do Conselho Municipal de Segurança, coronel Falcão e o tenente do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, Silva Passos.
Um dos assuntos abordados foi a sugestão da implantação do programa ‘Nova Iguaçu Presente’, assim como já existe no centro do Rio, Lapa e Méier. Segundo Adriano Naval, este programa iria contribuir de forma contundente no combate à violência em Nova Iguaçu. “Acredito que precisamos de um policiamento ostensivo e de proximidade, direcionada aos pontos com maiores índices de violência em nosso município. Desta forma, a taxa de criminalidade, certamente, iria diminuir”, disse Adriano.
A próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Iguaçu (CCS/NI) será dia 22 de Novembro, no mesmo local (auditório da OAB/Nova Iguaçu), às 9h. O encontro será aberto ao público que pode levar suas demandas.
A sede da OAB Nova Iguaçu/Mesquita fica na Rua Gentil Baroni, nº 137, Centro, Nova Iguaçu.
A favor
Ainda sobre a votação da PEC 241 aprovada na terça-feira em segundo turno pela Câmara dos Deputados, os deputados federais de Nova Iguaçu, Felipe Bornier (PROS) e Rosângela Gomes (PRB) votaram favoravelmente a mesma. Como detalhe, Felipe apoia a reeleição do pai e prefeito, Nelson Bornier (PMDB), enquanto Rosângela está fechada e batalhando para o dueto, Rogério Lisboa-Ferreirinha, chegar ao trono principal do Palácio das Almas.
Pagamento em dia
Os servidores do município de Queimados têm motivos de sobra para comemorar. Mantendo a tradição, a Prefeitura resolveu antecipar mais uma vez o pagamento dos salários dos cerca de seus 2500 funcionários, entre concursados e comissionados, para esta quinta-feira (27). Assim, o órgão continuará honrando com um dos seus principais compromissos desde o início da gestão: manter em dia os vencimentos dos seus colaboradores.
Servidor é a
prioridade
De acordo com o prefeito Max Lemos, as medidas de contenção de despesas adotadas desde maio deste ano e intensificadas neste mês, inclusive com a demissão de cargos comissionados, foram fundamentais para o governo continuar mantendo os salários em dia. Segundo ele, o município teve uma perda de receita líquida na ordem dos R$ 76 milhões, comparando o valor arrecadado no ano passado até o presente momento. “Não vamos abrir mão de manter em dia os salários dos servidores, principalmente dos professores e dos médicos. Mesmo com todas as dificuldades econômicas, estamos conseguindo manter em pleno funcionamento os serviços essenciais à população”, destacou.
Eleições suplementares
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ontem (26) que estabeleceu as datas em que poderão ser realizadas as eleições suplementares no próximo ano. A realização de novas eleições está prevista no Código Eleitoral.
O TSE vem julgando os recursos apresentados por candidatos às eleições municipais deste ano que tiveram o registro de candidatura negado por um juiz eleitoral.
Recurso e campanha
Contudo, uma resolução do ano passado do tribunal permite que o candidato que teve seu registro negado, mas apresentou recurso, continue a fazer a campanha até que a ação seja julgada na instância superior. Caso o candidato que está recorrendo ao TSE tenha obtido o maior número de votos na eleição e o seu recurso não seja aceito pelos ministros, novas eleições serão feitas no município. A regra passou a valer depois da reforma eleitoral de 2015 que trouxe a modificação para o Código Eleitoral.
Para finalizar…
Nas localidades onde isso eventualmente acontecer, as novas eleições poderão ser realizadas nos dias 15 de janeiro, 5 de fevereiro, 12 de março, 2 de abril, 7 de maio, 4 de junho, 2 de julho, 6 de agosto, 3 de setembro, 1º de outubro, 12 de novembro e 3 de dezembro. As datas foram estabelecidas pela Portaria TSE nº 1078 que tem a data do dia 20 deste mês.