Visão Geral – 01/07

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Não poderia deixar de ser para as mães e familiares das crianças com deficiências e dependentes do atendimento da AACD de Nova Iguaçu para viverem um pouco melhor. Com apoio da população, as guerreiras protestaram na manhã de ontem interrompendo parte do trânsito na Via Dutra por algum tempo. O motivo? Querem fechar a unidade. #SalvemAACD!

 

Bola Murcha

“Nós, velhos, também temos vez, poxa!”. Esse foi o lamento de dona Apolinária, 85, bisneta de escravos, depois de tentar, ao lado da filha, Rosinéia, 58, embarcar em três ônibus, no ponto do Supermercado Extra, em Nova Iguaçu, e não conseguir. Ela é moradora de Austin e trabalhou a vida toda, segundo a filha. #VaiasParaPilotosQueDeixamVelhinhosNaPista!

 

PRF deixa cadeirantes a pé na Via Dutra

A nota insensível e fora do tom durante o protesto contra o fechamento da AACD, na manhã de ontem, na saída 178, altura do bairro Rancho Novo, em Nova Iguaçu, teve como protagonistas policiais rodoviários federais. A imagem do repórter fotográfico Ivan Teixeira, aqui do JH, testemunha um dos veículos usados para transportar crianças em cadeiras de rodas até o local do evento sendo rebocado pelos PRFs e levado para o depósito público da cidade. De nada adiantaram pedidos de mães aos policiais, que ainda deixaram um cadeirante adulto sem-pai-e-sem-mãe na pista. “Só tenho esse veículo para me locomover. O que faço, agora?”, lamentou Wílliam Araújo da Paixão, 40 anos.
Os agentes disseram que a ‘punição’ foi devido ao estacionamento irregular dos carros. Um deles, passando arrogância, teve a cara dura de dizer às mães: “fizemos nossa parte. Agora, vocês corram atrás para resolver”.

 

Bandeira amarela

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de energia em julho será amarela, o que significa um acréscimo de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o fator que determinou o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

 

Vestibular social

A Prefeitura de Mesquita firmou novo convênio com a Universidade Estácio de Sá. No próximo dia 16 de julho (domingo), acontecerá pela segunda vez neste ano, a atividade que vai oferecer descontos até o final do curso para funcionários e moradores da cidade. As inscrições e provas acontecerão no mesmo dia e estão marcadas para às 9h, no Centro Cultural Mister Watkins, que fica na Rua Armando Sales Teixeira, nº 57, no Centro.

 

Alimento é a taxa

É preciso levar um quilo de alimento não perecível como pagamento da taxa de inscrição, que será doado para instituições carentes da cidade. Os aprovados terão desconto de 35% ao longo do curso de graduação, exceto Medicina, Odontologia e Gastronomia. Além disso, o valor referente a agosto será fixado em R$ 59 reais.

 

Estudantes na Estação de Tratamento de Água

Na quinta (29), alunos da escola municipal Panaro Figueira de Seropédica visitaram a Estação de Tratamento de Água do Guandu na divisa com Nova Iguaçu. A professora de Ciências Patrícia Regina, que orientou o que chamou de passeio turístico-ambiental, lembrou que as crianças tiveram o privilégio de conhecer e ver como é tratada a água, em todas as etapas, naquela que é a maior estação de tratamento do mundo em volume de água (43 mil litros de vazão de água por segundo, números que inscreveram a ETA no Guinness Book, o famoso livro dos recordes). Patrícia destacou a importância da valorização do trabalho de educação ambiental e disse que, a partir do conhecimento que os alunos tiveram, a utilização da água como um bem natural será ainda mais valorizada pelos estudantes. Para os técnicos e orientadores ambientais da Cedae, a ida de estudantes Estação de Tratamento do Guandu faz parte de um programa de conscientização ambiental da empresa de saneamento básico do governo estadual.

 

Inocentes solidária

A Inocentes de Belford Roxo num ato de solidariedade abriu as portas do seu barracão de alegorias para que os carnavalescos da Renascer de Jacarepaguá, Raphael Torres e Alexandre Rangel, escolham o material necessário para utilizarem na construção do carnaval da escola de Jacarepaguá. “Eu e o presidente Antonio Carlos Salomão somos amigos e nos momentos de dificuldades os verdadeiros amigos se unem para apoiar, dar forças e ajudar. Lamento muito que neste momento em que estamos atravessando uma crise financeira de grande proporção, justamente aconteceu esse incêndio”, disse o presidente da Inocentes, Reginaldo Gomes.

 

Verso de um samba

“Mas conhecendo o presidente como conheço, um guerreiro que luta contra as adversidades sempre sai vencedor. Finalizando quero deixar um abraço para a comunidade de Jacarepaguá e dizer que nenhum fogo irá apagar a vontade de vencer e a alegria que vocês levam todos os anos para a Sapucaí. Tem um trecho do samba de 2011, que diz o que representa a escola para vocês: “a minha sede é tremenda, para a vitória chegar, sou Renascer de Jacarepaguá”, acrescentou, Gomes.

 

Trabalho conjunto

A diretora geral de barracão Sandra Pinheiro e o carnavalesco Wagner Gonçalves da Inocentes de Belford Roxo, estão a disposição para receber os carnavalesco da coirmã em sua oficina de alegorias. “Estamos muito triste com o acontecido, pois nós que vivemos o dia a dia do barracão sabemos o quanto é difícil dar vida ao nosso sonho e depois que ele nasce, se torna nosso filho, vê-lo destruido. Não queremos nunca passar pelo que estão passando as pessoas que trabalham direto no barracão da Renascer. Por isso estaremos a disposição da equipe de Jacarepaguá”, afirmou o casal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!