Bola Cheia
Na noite de ontem (1/7), a Prefeitura de Duque de Caxias entregou a primeira etapa da ciclovia entre Parada Angélica e Imbariê, no terceiro distrito. A via faz parte do maior programa de mobilidade urbana de Caxias, que implantará no município 130 km de ciclovias integradas ao transporte modal. Boa!!!
Bola Murcha
Enquanto Duque de Caxias investe em ciclovias, outras cidades da Baixada densamente povoadas sofrem com a falta de consciência coletiva de alguns. Um péssimo exemplo são ciclistas e motociclistas que transitam em alta velocidade nas passarelas sobre estações ferroviárias destinadas aos pedestres.
Enfim, pode acontecer a votação
das 17 cadeiras na Câmara!
É quase certo que na terça-feira (5), a Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu vote a proposta de Marcelinho das Crianças, que reduz de 29 para 17 cadeiras no Legislativo. Foi o que garantiu uma fonte da coluna apostando ainda na aprovação da diminuição do número de parlamentares na Casa do Povo a partir de 2017. “De cem por cento, fico com 99% a possibilidade disso acontecer”, disse.
A mesma fonte declarou que alguns dos que eram contra a medida, mudaram de lado, após reunião com governistas. Na Câmara, o silêncio sobre o assunto é total e nada é divulgado por “ordens superiores”. O Poder Legislativo de Nova Iguaçu tem até dia 19 deste mês para votar a LDO e a polêmica e drástica queda nos assentos do plenário.
Propaganda ilegal
A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) representou contra o pré-candidato à prefeitura do Rio Pedro Paulo (PMDB) por propaganda eleitoral antecipada. Além dele, Solange Amaral, pré-candidata a vereadora da capital, e Jorge Perereca, pré-candidato a vereador de São Gonçalo, também foram denunciados por cidadãos pela mesma irregularidade. Segundo o calendário eleitoral 2016, as propagandas eleitorais só estão autorizadas a partir do dia 16 de agosto. Se realizadas antes dessa data, são passíveis de multa.
Propaganda ilegal (2)
Segundo as notícias remetidas pelo procurador regional eleitoral Sidney Madruga à Promotoria Eleitoral, responsável pela apuração, Pedro Paulo publicou em seu perfil pessoal no Facebook fotos das escolas da “Arena do Futuro”, projeto da Prefeitura do Rio, junto ao slogan “Legado Olímpico”. Já Solange Amaral teria agendado evento de campanha na Praça Montese, em Marechal Hermes. Uma terceira denúncia apresentou ainda fotos de cartazes de Jorge Perereca em postes do bairro de Itaúna, em São Gonçalo.
Nanicos se
movimentam
Com a perspectiva de 17 cadeiras na Câmara de Nova Iguaçu a partir do próximo ano, a maioria dos partidos nanicos começa a se mexer para viabilizar coligações. PMDB-PSC é uma das mais fortes e pode fazer dois, ou três vereadores. PTC e PSDC seguem no propósito de não se juntarem a outra sigla e apostam em uma cadeira da Casa do Povo. Para os adversários políticos do prefeito Bornier, Rogério Lisboa (PR) e Rosângela Gomes (PRB), a redução pode ser um chute na canela. Segundo informações, Ferreirinha (PT), não deve concorrer a nada.
Programa “Aluno Cidadão” em Itaguaí
A Secretaria de Educação lançou ontem (1/7) o programa “Aluno Cidadão”, no Teatro Municipal de Itaguaí. O programa tem como finalidade avaliar a qualidade do ensino nas escolas, buscando alternativas para aprimorar a aprendizagem com a participação de pais, alunos, professores e diretores das unidades escolares.
O projeto é uma parceria com a empresa Listen, que possui mais de 22 anos no mercado e já realizou censos parecidos em diversas cidades do Rio de Janeiro. Por meio desta interação, é possível busca a superação de obstáculos, integração de alunos nas escolas e diálogo com a comunidade.
Segundo a secretária de Educação, Mara Lúcia Soares, a ação pretende romper barreiras e estimular o ensino. “Precisamos da opinião da comunidade sobre as deficiências dos alunos e em quais partes eles assimilam facilmente a informação. A partir disto, vamos propor estratégias que torne a escola um ambiente ainda mais agradável de interação e de fácil aprendizado”, disse.
População de rua
O curso: “Cotidiano da população adulta em situação de rua”, promovido pela Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Promoção Social, foi encerrado com uma série de palestras ministradas, na quarta-feira (29), no auditório do Meriti Previ. Criado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os estudos abordaram questões relativas à violação de direitos, além de políticas e metodologia de atendimento voltado para profissionais que atuam com a população adulta em situação de rua.
População de rua (2)
“São João de Meriti ter realizado esse curso na Baixada Fluminense pela primeira vez é de extrema relevância. Queremos qualificar e articular cada vez mais a rede que atende a População em Situação de Rua (PSR) para que os profissionais transmitam amor e carinho para essas pessoas que tanto precisam. E quero que outras ações desse tipo sejam realizadas aqui no município”, disse a secretária de Promoção Social, Glória Regina Martins.
População de rua
O programa do curso abordou os temas: perfil da população em situação de rua – passado e presente com traços permanentes e conjunturais; situação atual da saúde – iniciativa e propostas; política de redução de danos; formação política dos profissionais e dos moradores em situação de rua; propostas metodológicas para o trabalho com a população em situação de rua. Cerca 65 participaram do curso e acompanharam as palestras de encerramento. Além de servidores locais o curso teve profissionais de Niterói, do Rio de Janeiro, ONGs de Seropédica e Caxias, além de representantes de igrejas evangélicas e abrigos.