Visão Geral – 02/09

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

O teatro vai pedir passagem durante duas semanas em Queimados, o que é garantia certa de muita arte, diversão e criatividade. Um dos maiores eventos culturais da Baixada, o “Festival de Teatro de Queimados” chega à sua sétima edição com 25 espetáculos, que serão apresentados de graça, entre os dias 10 e 24 deste mês.

 

Bola Murcha

A blindagem imposta na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, em relação à imprensa local e pessoas que queiram assistir sessões, segundo fonte da coluna, deve-se ao medo de serem gravadas cenas de brigas verbais entre parlamentares na Casa do Povo. Para usar celulares no recinto só com autorização.

 

Rua fechada gera reclamações

160901 H41Desde sábado (28/08), a Rua Pedrosa Lins, que fica em frente ao portão principal da UNIG, está fechada ao trânsito. Somente quem tem a ‘chave da corrente’ (foto) pode entrar. A rua é pequena e abriga várias lojas comerciais e poucas residências. Caminhões de entregas diversas são obrigados a estacionar irregularmente na Av. Abílio Augusto Távora para atender clientes comerciantes de um restaurante-salão de festas, loja de xerox e até da farmácia da esquina. “Só queria saber se a rua foi fechada com autorização da prefeitura e o porquê desse impedimento. Estamos sendo prejudicados com essa medida. Pedimos providências ao setor de transporte da Cidade”, disse um comerciante a esta coluna.

 

Bornier na rua

Para que estava estranhando o silêncio do prefeito de Nova Iguaçu nas ruas, a coordenação de sua campanha anuncia o seguinte no Facebook: “Conto com o apoio de vocês! Vamos mostrar a nossa força na grande caminhada da campanha. É sexta-feira, dia 02, às 17h30 na Praça do Jardim Tropical. Chame a família, vizinhos e amigos. Conto com vocês. O Amigo Bornier”.

 

Afobado come cru

O ditado do tempo da vovó faz sentido no que vem acontecendo com alguns candidatos a vereador em Nova Iguaçu. Enquanto o prefeito Nelson Bornier planejou detalhe por detalhe para não ter problemas com a Justiça Eleitoral, certos postulantes a uma cadeira na Câmara, já foram notificados por propaganda irregular. Uma das cochiladas é colocar em postes nas vias públicas. Só pode pelo lado de dentro nos terrenos e com autorização dos proprietários. Do contrário, a caneta dos ficais vai comer dobrado.

 

Primeira-dama

Marcela Temer, que desde quarta-feira (31) ocupa oficialmente o posto de primeira-dama da nação, assumirá um cargo na área social do governo de Michel Temer. Segundo o jornal O Globo, Marcela, que é advogada, atuará no programa “Criança Feliz”, vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Social. A previsão é de que a iniciativa seja lançada na terceira semana deste mês, com direito a cerimônia no Palácio do Planalto.

 

Redução dos gastos públicos contra queda dos juros

A mudança de rumo da política econômica deu impulso à confiança de empresários e consumidores, abrindo espaço para que a atividade econômica desse os primeiros sinais de recuperação. A volta do crescimento, contudo, depende da confirmação das medidas fiscais propostas. A redução dos gastos públicos é fator-chave não só para conter a escalada da dívida, como também para abrir espaço para a queda da inflação e da taxa de juros. Nesse sentido, o Sistema FIRJAN entende que o novo governo deve trabalhar de forma intensa na aprovação da PEC que limita o crescimento dos gastos à inflação e em uma proposta de reforma para a previdência.

 

Brasil pede socorro

A violência na Baixada Fluminense é retratada no relatório histórico-jornalístico: “Um Brasil dentro do Brasil Pede Socorro”, que denuncia o descaso do poder público com a população da região e apresenta possíveis soluções urgentes. Autoridades, organizações sociais, pesquisadores, instituições de ensino, o músico Chico Buarque de Hollanda e a procuradora Regional da República (2ª Região), Beatriz Barros de Oliveira Christo assinam o documento que será lançado dia 15 deste mês, às 15h, no auditório Nelson Carneiro, da Alerj, mas haverá pré-lançamento na Diocese de Nova Iguaçu neste, sábado (3), às 9h.

 

Brasil pede socorro (2)

Durante os lançamentos, serão montadas mesas de debate com a presença do bispo diocesano de Nova Iguaçu, dom Luciano Bergamim; do coordenador da Pastoral Operária da Diocese, Percival Tavares; do coordenador do Viva Rio, Tião Santos, do coordenador da Defensoria Pública na Baixada Fluminense, Dr. Antônio Carlos; e do professor da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro (UFFRJ) José Cláudio, com mediação do jornalista Marcelo Auller. O evento contará com a presença de autoridades, políticos e formadores de opinião

 

Para finalizar…

Desenvolvido pelo Fórum Grita Baixada e pelo Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu, o documento é formado por relatos, histórias, depoimentos, vivências e experiências, que são conectados para compor um quadro e traduzi a agonia, o medo e o espírito de luta com os quais vivem os moradores dos municípios da Baixada. O ex-bispo da Cidade na época da ditadura, Dom Adriano Hipólito deve estar aplaudindo a notícia no mausoléu. Fonte: Site da Baixada.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!