Visão Geral – 02/10

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Nesta sexta (2), às 10h, o prefeito de Nova Iguaçu Nelson Bornier e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Mário Marques, inauguram o Espaço do Empreendedor Severino Rodrigues Assis. A solenidade vai acontecer no prédio da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), térreo, na Rua Governador Portela, 812, Centro.

 

Bola Murcha

“Cheiro ruim, ninguém merece”, foi o que disse à coluna, a dona de casa Márcia Helena, 45, moradora do Parque Flora, enquanto aguardava a chegada do ônibus da empresa Mirante, no ponto final, que fica na Av. Marechal Floriano Peixoto – pé da escada da estação do trem, em Nova Iguaçu. Em toda extensão do muro da SuperVia o fedor de urina é insuportável.

 

Ceciliano e Leal no mesmo barco

151001 H41A política de Paracambi começa a esquentar a um ano das eleições municipais. A novidade que se mostra ao eleitorado é a volta do ex-prefeito da cidade, ex-deputado estadual e um dos fundadores do PMDB, Délio Leal, às atividades. Pelo que está sendo costurado, Délio sairia candidato a prefeito e teria um vice indicado pelo deputado estadual do PT e também ex-mandatário paracambiense, André Ceciliano. Como apoio de troca, Leal indicaria o vice peemedebista de Ceciliano, candidato a prefeito de Japeri. O prefeito de Paracambi Tarcíso Pessoa já adiantou que apoia as duas articulações, segundo correligionários.

 

 

Nova estação

Ontem, a Escola Municipal Cruzeiro do Sul realizou o evento Primavera em Poesia para profissionais, alunos e responsáveis. Estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental realizaram apresentações de dança, poesia, música entre outras atividades. A iniciativa faz parte da secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semectel) de Mesquita. De acordo com a diretora da unidade escolar Gisele Duque, o evento tem como objetivo trazer a poesia para vida das crianças, por meio de ações literárias e proporcionar um momento de interação entre pais e alunos.

 

Nova estação (2)

O estudante Raoni Júnior, do 4º ano, estava muito feliz em participar do evento e conta empolgado sobre sua participação. “Foi muito legal, minha turma recitou a poesia A Primavera e também fiz uma apresentação de capoeira”, disse Raoni.
Os estudantes declamaram poesias e poemas em formas de jogral, sobre o texto ‘A Primavera’, de Vinícius de Morais e José Manangão, realizaram intervenções poéticas com letras de Chico Buarque, danças e roda de capoeira. Os professores também agraciaram a todos os presentes com a música “Primavera”, de Tim Maia.

 

Juíza agredida

A juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), foi agredida ontem durante inspeção das condições do Batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica, zona norte do Rio. De acordo com o TJRJ, detentos impediram que ela fizesse a revista em uma das galerias e chegaram a atacar a magistrada, que teve a blusa rasgada. A juíza foi obrigada a deixar o BEP, interrompendo a vistoria. Mas retornou ao local acompanhada do juiz Eduardo Oberg, titular a Vara de Execuções Penais.

 

MPF pede abertura de ação contra Calheiros

O Ministério Público Federal (MPF) pediu ontem a abertura de ação contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por improbidade administrativa. De acordo com os procuradores, Calheiros deixou de fornecer informações a respeito de supostas irregularidades na ocupação de cargos comissionados no Senado. No pedido, o MPF argumenta que a ação foi proposta após Calheiros ter deixado de responder a sete pedidos de explicações sobre a ocupação de cargos comissionados. Entre os dados requisitados estavam a relação de ocupantes dos cargos comissionados, remuneração e lotações destes funcionários, horário de expediente, controle de frequência e a atividade desenvolvida pelos profissionais. Os procuradores queriam saber também se eles desempenhavam atividades de chefia e coordenação e se tinham algum vínculo de filiação com partidos políticos. Além disso, pediram o número de candidatos aprovados em concursos públicos que aguardavam nomeação.

 

FGTS para domésticos

O Fundo de Garantia do Tempo Serviço (FGTS) para os empregados domésticos passou a ser obrigatório a partir de ontem. O recolhimento do FGTS, uma novidade para a categoria, está na Lei Complementar nº 150 que regulamentou a Emenda Constitucional 72 – resultado da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas. Com as mudanças, estabeleceu-se a igualdade de direitos e os trabalhadores domésticos passaram a contar com hora extra, seguro-desemprego, adicional noturno e a indenização em caso de demissão sem justa causa, entre outros.

 

Alerj no Outubro Rosa

A bancada feminina da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realizou, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia, um grande evento no primeiro dia de outubro. A campanha “Outubro Rosa” é realizada no mundo inteiro e tem como objetivo a prevenção do câncer de mama e também à prevenção do câncer de colo do útero. Ontem, foi lançada na escadaria da Alerj, a campanha “Unidos pelo Outubro Rosa”, com a participação da deputada Daniele Guerreiro (PMDB) e suas colegas integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

 

Alerj no Outubro Rosa (2)

Para Daniele Guerreiro, evento é uma chance para a conscientização da mulher sobre o câncer de mama e de colo do útero e também para discutir outras questões, como a violência doméstica. No entorno da Alerj, houve distribuição de cartilhas informativas e tendas de doação de cabelos para confecção de perucas para pacientes em tratamento de quimioterapia. No dia 23 deste mês a deputada participará de uma ‘Roda de Conversa’ que terá como tema Violência Obstétrica: Reflexões, no auditório da Alerj (Rua da Alfândega, 8 / 2º andar, Centro/RJ), das 9h às 13h.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!