Bola Cheia
O Brasil ganhou posição de destaque em relação a nações de alta renda como EUA, China e países europeus, em função das políticas públicas adotadas há pelo menos 30 anos, na Rede de Bancos de Leite Humano.
Bola Murcha
Alguns semáforos no Centro de Nova Iguaçu não estão funcionando. Em determinados pontos o equipamento funciona somente na sinalização lateral. Em ambos os casos existe a possibilidade de ocorrer acidentes.
Transporte coletivo
Na próxima terça-feira (8), a secretaria municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana irá realizar, das 10h às 12h, no Sesi de Nova Iguaçu, o ‘Lançamento do Novo Contrato de Concessão do Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Nova Iguaçu’. A partir de agora, os veículos do segmento irão contar com padronização visual, que vai facilitar a identificação pelos usuários e a fiscalização da prefeitura da cidade.
Novo protocolo
O Ministério da Saúde decidiu alterar o protocolo de notificação da microcefalia, seguindo os novos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir desta semana, serão notificados como casos suspeitos de microcefalia meninas que nasceram com o perímetro cefálico menor que 31,5 centímetros e meninos com menos de 31,9 centímetros. Para a confirmação do diagnóstico, são necessários exames que mostrem que o cérebro está comprometido.
Refrigerar frota de ônibus
O desembargador Alexandre Freitas Câmara, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), manteve ontem a decisão de 1ª instância obrigando a Prefeitura do Rio a apresentar, no prazo de 20 dias, o cronograma mensal com metas progressivas para climatizar 100% da frota de ônibus até o fim deste ano, sob pena de multa de R$ 5 milhões em caso de descumprimento.
Compartilhando conhecimentos
Realizar cálculos simples de adição, divisão, multiplicação, leitura de algarismos romanos e, ainda, aprender casas decimais com exercícios em sala de aula. Esses são alguns dos conhecimentos que o professor aposentado Jesiel Oliveira, de 70 anos, divide com outros colegas e alunos do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti), em Queimados. Com a iniciativa da Secretaria Municipal da Terceira Idade, Jesiel que é voluntário oferece aulas gratuitas as segundas e terças-feiras, das 9h às 12h, para quase 15 pessoas na própria unidade. Ainda há 20 vagas abertas para preencher uma nova turma, porém, com cadastro de reservas em casos de desistências.
O professor explica sobre a finalidade do curso: “Nosso objetivo é trabalhar a memória deles. Exercitar o cérebro é muito importante nessa fase que é a da melhor idade. Muitos aprenderam o todo conteúdo nas escolas, mas com o passar do tempo acabam esquecendo os ensinamentos. Além disso, os exercícios estimulam para que muitos voltem a voltar a estudar. Temos que acabar com esse preconceito que é tarde para aprender. Conhecimento é sempre bem vindo e não há limite de idade para aprender”, concluiu.
Para se inscrever nas aulas, os interessados devem ter mais de 50 anos e levar os seguintes documentos ao Celti: comprovante de residência, identidade, informar telefone para contato, atestado médico e duas fotos 3×4. A unidade funciona na Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h. Informações pelo telefone (21) 2665-6526 ou pelo e-mail semti@queimados.rj.gov.br.
Ferreirinha defende LGBT
No mês passado, o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, vetou o parágrafo único da Lei 4576, aprovada na Câmara Municipal, que veda a distribuição, exposição e divulgação de material didático contendo orientações sobre diversidade sexual nas escolas municipais. Em seu veto, o prefeito alegou que “a rede pública de ensino atende majoritariamente um público infantil, tornando assim prematura a discussão do assunto”. Nelson Bornier sugeriu publicamente um amplo debate com a sociedade sobre o tema.
Ferreirinha defende LGBT (2)
Não satisfeito com o veto do prefeito, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), membro da Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu, comprou a briga dos grupos LGBT da cidade. Na moita, sem alarde, ele apresentou na Câmara de Vereadores projeto que revoga integralmente o texto da citada lei.
Ferreirinha defende LGBT (3)
A atitude do vereador está gerando indignação nas igrejas evangélicas, que veem como correta a atitude do prefeito na defesa dos princípios e valores da família. Na semana passada, 100 pastores invadiram o gabinete de Nelson Bornier para lhe prestar solidariedade, enfatizando que à escola compete ensinar apenas as matérias da grade curricular.