Bola Cheia
O primeiro mês da campanha de vacinação antirrábica em Queimados registrou a marca de 5.428 cães e gatos vacinados. Na terça (31), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o calendário das primeiras semanas de novembro. Postos volantes serão montados em diferentes regiões, a fim de imunizar, até março de 2018, 20 mil animais. #Aplausos!
Bola Murcha
“Luislinda, sua feia, sua horrorosa!”. Essa foi a reação de um membro dos movimentos LGBTs da Baixada Fluminense, ao ser instigado por um colega (dele) a dizer algo sobre o que a dona reivindicou como ganho mensal (61 mil), para atuar no Ministério dos Direitos Humanos do Governo Temer. A senhora protagonizou um dos maiores micos da República. #VaiasPraEla!
16º Prêmio Baixada com inscrições abertas

Pessoas ou instituições que atuem na produção cultural e artística da Baixada Fluminense ou que valorizem a região têm até o dia 23 deste novembro para se inscreverem no 16º Prêmio Baixada, realizado pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense – entidade sem fins lucrativos que se propõe a incentivar e difundir o desenvolvimento e a valorização da cultura da região.
A premiação acontecerá no dia 8 de dezembro, em Guapimirim, ex-distrito de Magé, contemplando 11 segmentos: artes cênicas, audiovisual, música, artes visuais e artes digitais e eletrônicas, patrimônio cultural, literatura, comunicação e mídias interativas, produção acadêmica/ciência, cidadania, responsabilidade social e sustentabilidade, e produção cultural.
Os premiados serão escolhidos por meio de critérios, como o destaque do patrimônio cultural da região e o sentimento de pertencimento ao território. Para se inscrever, é preciso ter, no mínimo, 18 anos e quatro anos de atuação no segmento em que pretende concorrer comprovados. As inscrições podem ser feitas no site do Fórum (http://forumculturalbfluminense.org.br/)
Essa é a segunda vez que Guapimirim receberá a cerimônia. A primeira foi em 2012. Em sua décima sexta edição, o Prêmio Baixada, popularmente conhecido como o “Oscar da Baixada”, é uma das mais importantes iniciativas para aumentar a autoestima das cidades da região. Na edição anterior, foram 94 inscrições e 19 premiados. Também foram concedidos seis prêmios especiais pelo conjunto da obra. O Centro Cultural Donana, de Belford Roxo, foi um dos contemplados.
Para Claudina Olivêira, presidente do Fórum, a iniciativa contribui para aumentar a atenção acerca do setor cultural da região. “Pesquisas indicam que a população baixadense quer consumir cultura em seu próprio território, e essa é uma região com bastante potencial artístico e cultural. O prêmio auxilia na união dessas duas pontas”, ressalta.
>> O Fórum – Criado em 2000, o Fórum Cultural da Baixada Fluminense visa fomentar a cultura da região, por meio de ações continuadas que visibilizem a produção artística local e a própria região. Além do Prêmio Baixada, a entidade é responsável pela criação do Dia da Baixada (30 de abril), em 2002, e pelo seminário “Quem é quem na Cultura da Baixada Fluminense?”, cuja primeira edição (2000) resultou na Carta Cultural da Baixada – documento que reúne demandas do setor na região.
O Fórum também realiza encontros nas cidades da Baixada, com a finalidade de conhecer, dialogar e articular com os produtores artísticos e culturais de cada uma delas. Mais informações: comunicacao.fcbf@gmail.com
Pneu furou na
Via Light
Na manhã da última terça (31), o internauta Luiz Novais contou em sua conta no Facebook: “Na madrugada de hoje, por volta de 1h30/2h da manhã estava voltando para casa pela Via Light, altura de Nilópolis, quando o pneu furou. Pensei logo: pqp, furar pneu essa hora, Rio de Janeiro do jeito que está… Bateu aquele nervosismo e desci para trocar. Como se não bastasse, os parafusos não saiam de jeito nenhum, pois na última troca colocaram errado…”.
Apoio de dois PMs
“…Eu sozinho, celular descarregado, quando uma viatura do 20º BPM encostou próximo ao carro com os SD Furtado e Simões. Me perguntaram se estava tudo bem. Eu respondi que o pneu tinha furado e estava tentando trocar. Os dois, na maior boa vontade, além de me esperar trocar o pneu, também me ajudaram a tirar os parafusos e me escoltaram até um certo ponto…”.
Fé na humanidade
“…são gestos como esse que fazem a gente ainda levar fé na humanidade. A gente crítica à beça, mas na hora de elogiar não podemos deixar passar em branco. Fica aqui meu agradecimento aos SD Furtado e Simões”. *Louvável atitude de Luiz Novais em tornar público o ocorrido, num momento difícil para a corporação.
Moro orador em
Notre Dame
O juiz federal Sérgio Moro, que lidera movimento anti-corrupção no Brasil, receberá diploma honorário e será o orador cerimonial da 173ª turma de formatura da Universidade de Notre Dame, a ser realizada em 20 de maio de 2018 no Estádio Notre Dame, a partir das 9h. O presidente da Universidade, Rev. John I. Jenkins, C.S.C., que concedeu o Prêmio Notre Dame em cerimônia realizada em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2017, comentou que foi um privilégio ter se encontrado e conversado com o juiz no início de outubro.
Exemplo de busca
pela Justiça
“Ele serve como um claro exemplo de alguém que vivencia os valores que buscamos inspirar nos nossos estudantes. Estou grato que ele tenha aceitado nosso convite e estou certo de que ele aportará observações valiosas para nossos formandos da classe de 2018. Sua mensagem sobre integridade e o estado de direito e o seu exemplo de corajosa busca pela justiça são enormemente necessárias em nossos tempos. Nossos estudantes, suas famílias e convidados serão inspirados ao ouvir o juiz Moro”.
Para finalizar…
Quando apresentou o Prêmio Notre Dame, Rev. John I. Jenkins, C.S.C afirmou que Moro “tem se comprometido em nada mais que a preservação da integridade de sua nação através de aplicação firme e imparcial da lei. Ao abordar os problemas perniciosos da corrupção pública de forma judiciosa, porém, diligente, Dr. Moro fez uma acentuada diferença para todos os brasileiros e para a humanidade em geral, no que se refere a nossa sede universal pela justiça”.