Bola Cheia
Através das secretarias de Educação e de Saúde, a Prefeitura de Mesquita promove um curso de educação sexual para alunos da rede municipal. O objetivo do curso, que terá três meses de duração, em aulas semanais, é capacitar os jovens para que sejam multiplicadores dos conhecimentos sobre como evitar doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Aids, a gravidez e suas consequências.
Bola Murcha
“O ministro Marco Aurélio Mello está extrapolando os seus limites constitucionais.” Foi o que disse à coluna uma figura de proa no PMDB, que pediu anonimato. Segundo ela, “não existe impeachment contra vice”. “A menos que o vice assuma definitivamente o lugar do presidente. Ou que, num período longo de interinidade do titular, nomeie ministros e outros altos escalões”, completou.
Professora Elizabeth coloca
nome à disposição da Rede
em Belford Roxo
Professora de matemática, Elizabeth Machado de Andrade Medeiros, dá aula em Belford Roxo há vários anos, onde também foi diretora das escolas municipais Rudá Iguatemi Villanova e Santa Cruz. Ela também é coordenadora do Abrigo Solidariedade e membro efetivo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Filiada à Rede Sustentatibilidade, partido da ex-senadora Marina da Silva, professora Elizabeth colocou seu nome à disposição da legenda para uma eventual disputa pela Prefeitura de Belford Roxo. O partido já fechou a nominata com 42 pré-candidatos a vereador.
Chapa do golpe
O ex-prefeito de Nova Iguaçu e senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que a população está espantada com a possibilidade de que o PMDB conduza o País e chamou de “chapa do golpe” uma possível composição de governo formada pelo vice-presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
“Se o Temer assumir, o Eduardo Cunha vira o segundo da linha sucessória. Na verdade, há uma chapa do golpe aqui. A chapa do golpe é Temer e Eduardo Cunha”, disse o senador em discurso em plenário.
Chapa do golpe (2)
Segundo ele, a população está ciente de que, em caso de impeachment, quem assume o governo é Michel Temer, mas que o vice não tem empatia junto à população. “Quando fazem pesquisas sobre eleição, ele aparece com 1%. O povo não quer Michel Temer.” Para o senador, as pessoas que foram às ruas pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff são contrárias ao PMDB e não aceitam que o partido se beneficie das manifestações para alcançar o governo.
Chapa do golpe (3)
O petista condenou a iniciativa do vice-presidente de começar a montar um novo governo e negociar cargos em troca de apoio. Quando confrontado sobre o fato de o governo fazer o mesmo, Lindbergh rebateu e afirmou que a negociação para ter maioria em plenário faz parte da política. “Qualquer governo democrático no mundo precisa alcançar a maioria no Parlamento, senão não governa”, disse.
Lindbergh previu ainda que a negociação de cargos e o anúncio da reforma ministerial precisa ser concluído ainda nesta semana.
Serviço de saúde para policiais das UPPs
O Serviço de Atenção à Saúde do Policial acaba de chegar à sede da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). De acordo com a coordenadora do núcleo, major médica Rosana Cardoso, a expectativa é de que todo o efetivo de 10 mil policiais lotados nas UPPs passe pelo atendimento até o fim do ano. Atualmente, são realizadas cerca de 300 avaliações semanais. “Após a avaliação geral de saúde, podemos encaminhar o policial diretamente para consulta, sem a necessidade de agendamento. A avaliação reúne, entre outros exames, coleta de sangue, eletrocardiograma, determinação da acuidade visual, aferição dos sinais vitais,
determinação de IMC, consulta com médico e nutricionista e avaliação da saúde mental com psicólogo”, explicou a major.
Uma Vida, Uma Árvore
Com o plantio de uma árvore da espécie Lucena (usada na arborização e sombreamento, além de ser grande produtora de biomassa e fixação de nitrogênio), na comunidade Jardim Guararapes, em Saracuruna, a secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento lançou no sábado (2) o projeto “Uma Vida, uma árvore”, para homenagear a primeira criança nascida em Duque de Caxias, este ano. A escolhida foi Maíra, filha do casal Sabrina de Souza e Carlos Eduardo, que nasceu às 4h26m do dia 1º janeiro no hospital Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo.
Uma Vida, Uma Árvore (2)
O projeto é pioneiro na Região Metropolitana e atende a Lei Municipal 2055 de 2007. A árvore foi plantada na calçada da casa de Maíra, na Rua Projetada J, pelo secretário de meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento Luiz Renato Vergada, pelos pais da homenageada pelo subsecretário Adjunto de Saúde, Silvio da Costa Júnior e representantes das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, e de Educação.
Uma Vida, Uma Árvore (3)
Para marcar a data, a Prefeitura de Duque de Caxias promoveu uma ação social na comunidade oferecendo diversos serviços gratuitos como isenção cartorária, informações sobre Bolsa Família, verificação de pressão arterial e teste de glicose, Direitos da Mulher, orientação sobre o CadÚnico, distribuição de mudas de árvores, educação ambiental, orientação ao munícipe, palestras sobre prevenção de acidentes domésticos pela Defesa Civil. A Fundec divulgou os cursos oferecidos. Foi um sábado diferente em Saracuruna.