Visão Geral – 05/11

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Tecendo os Sonhos é o tema da 4ª Mostra Cultural do Horário Integral da Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, acontece na próxima terça-feira, dia 8, das 9h às 17h, no teatro Sylvio Monteiro. O evento dá oportunidade das escolas mostrarem o trabalho realizado ao longo do ano letivo. O teatro fica à Rua Getúlio Vargas, 51.

 

Bola Murcha

É só chover um pouquinho, que as poças d’água se formam aos montes na Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira). Pedestres desavisados e distraídos sofrem com os ‘banhos’ inesperados. “Não prestei atenção, o carro veio em alta velocidade e me molhou com água suja”, reclamou o leitor da coluna, Éverton Costa, 34, morador do Jardim Alvorada.

 

Festa da Cultura no Shopping Nova Iguaçu

161104-h41Chegou o dia da 15ª edição do Prêmio Baixada. Foram 95 inscrições nos 11 segmentos relacionados no edital do evento que acontece neste sábado (5), Dia Nacional da Cultura, a partir das 18h, na praça de alimentação do Shopping Nova Iguaçu, ocupando o palco, com atrações artísticas e a premiação dos melhores.
“Estaremos lá de braços abertos para receber cada um do autênticos baluartes da promoção da cultura da nossa Baixada Fluminense”, diz a presidente do Fórum Cultural da Baixada, Claudinah Oliveira.
>> Os finalistas – Literatura: Marcelo Rua – São João de Meriti; Ney Santos – Nova Iguaçu; Rede Baixada Literária – Nova Iguaçu e Thiago Kuerques – Nilópolis.
Música: Átila da Silva Bezerra – São João de Meriti; Escola de Música Villa-Lobos – Núcleo Paracambi – Paracambi; Pimenta do Reino – Nova Iguaçu e Valnei Ainê – Belford Roxo. Artes Cênicas: Cecília Viegas – Guapimirim; Ballet Municipal Canto do Curió– Paracambi; DRAMA CLUB – Duque de Caxias; Grupo de Dança Espaço Alternativo Bonfim – Japeri; Luis Valentim – Nilópolis e Projeto Teatro dos APAExonados – Magé. Produção Cultural: Leandro Fazolla – São João de Meriti; Lena Madsen – Nova Iguaçu e Luciana Andreia – Duque de Caxias. Patrimônio Cultural: Gres Leão De Nova Iguaçu – Nova Iguaçu; Arlene Maria Camargo – Nova Iguaçu e Taís Fernanda Noronha – Duque de Caxias. Responsabilidade Social e Sustentabilidade: Clara Gomes de Souza – Nova Iguaçu e
Gildasio Miranda do Carmo – Itaguaí. Cidadania: Associação de Mulheres de Atitude com Compromisso Social – AMAC – Duque de Caxias; Centro Cultural Donana – Belford Roxo; Cleide Jane – Duque de Caxias e Ivanete Pereira – Nova Iguaçu.
Audiovisual: Cia. Faces – Paracambi; Lucas Moratelli – Itaguaí e Getúlio Ribeiro – Nova Iguaçu. Artes Visuais e Artes Digitais e Eletrônicas: Antônio Filipak – Nova Iguaçu; Alex Ribeiro – Nova Iguaçu e Danilo Sérgio – Nilópolis. Comunicação e Mídias Interativas: Ana Paula Moresche – São João de Meriti; Cultura BF – Duque de Caxias; Felipe Carvalho – Queimados e Robinson Belém – Nova Iguaçu.
Produção Acadêmica / Ciência: Felipe Augusto dos Santos Ribeiro – Magé; Jean Rodrigues Sales – Nova Iguaçu e Patricia Luisa Nogueira Rangel – Mesquita.

 

Encontro de
jornalistas

O grupo ‘Jornalistas Baixada e Rio’ do WhatsApp está anunciando a confraternização de final de ano e segundo encontro na Baixada. Será dia 19 deste novembro, a partir das 19h, no Cultural Bar, em Nova Iguaçu. A Itaipava, assessorada do Ivan Accioly, vai oferecer cerveja, refrigerantes e água. Por conta da galera, o couvert artístico e os petiscos. Rogério Costa, coleguinha e dono do bar, avisa que o ‘Samba da Siriguela’ vai animar o encontro. O Cultural Bar fica na Rua Floresta, 79, no Centro. “Será uma oportunidade de colocarmos o papo em dia, além de nos divertirmos”, disse Bernadete Travassos, uma das moderadoras do grupo.

 

Cunha desocupa
apê que morava

Preso pela Operação Lava Jato no dia 19 de outubro, Eduardo Cunha foi notificado para que deixasse o apartamento em setembro, quando perdeu o mandato de parlamentar. Com prazo até o dia 13 de outubro, o ex-deputado desocupou a residência funcional da Câmara com quase um mês de atraso. Apesar de o Regimento da Câmara prever multa em caso de atraso na entrega do imóvel, a 4ª Secretaria da Câmara dos Deputados não confirmou se Cunha terá de pagar algum valor.

 

Cunha desocupa
apê que morava (2)

O cálculo da multa leva em consideração o dia de entrega das chaves – o que ainda não ocorreu – e é feito com base no auxílio-moradia (R$ 4.253) e de forma proporcional aos dias em que a ocupação esteve irregular. Após a desocupação do apartamento, a Câmara dos Deputados deverá fazer uma vistoria no patrimônio e conferir os móveis do local, além de uma revisão de manutenção das redes elétrica e hidráulica.

 

FIRJAN e as medidas
do governo estadual
A grave crise financeira que o governo estadual atravessa hoje não é recente e nem exclusiva do Rio de Janeiro. O problema das contas públicas estaduais e municipais, como já foi alertado pelo Sistema FIRJAN, é estrutural e semelhante ao enfrentado pelo governo federal. Está relacionado ao elevado comprometimento dos orçamentos com gastos obrigatórios, especialmente gastos de pessoal, o que em momentos de queda de receita se traduz em crescimento explosivo da dívida.

 

Rio gastou mais

Os dados são alarmantes. De acordo com o Tesouro Nacional, o Rio de Janeiro foi o estado que apresentou o maior aumento de gasto com pessoal entre 2009 e 2015: crescimento real de 70%, mais da metade com o pagamento dos servidores inativos. A única saída é de fato um ajuste verdadeiro dos gastos públicos. Nesse sentido, as medidas relacionadas às despesas estão na direção certa, com destaque para a regra de crescimento dos gastos de pessoal, fundamental para evitar crises como esta no futuro.

 

Não aos aumentos

O Sistema FIRJAN, porém, rechaça os aumentos de impostos anunciados, e que atingem especialmente a indústria de bebidas. Recentemente, a indústria fluminense já tinha sido penalizada com uma lei que determina o recolhimento de 10% dos incentivos fiscais. Na semana passada, a Justiça, concedendo liminar ao MP, proibiu o governo do Estado de conceder, ampliar ou renovar incentivos. E, no último dia 1º, foi também atingida por uma nova lei que condicionou a concessão ou renovação desses incentivos, nos próximos dois anos, à aprovação da Assembleia Legislativa. São três fatores de insegurança jurídica, aos quais, no caso da indústria de bebidas, se soma a perda de competitividade com o aumento de alíquotas do ICMS.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!