Bola Cheia
Parece que as obras da praça principal do Caonze, reivindicação antiga dos moradores vão acontecer. A Prefeitura de Nova Iguaçu conseguiu uma brecha na crise e poderá entregar o espaço pronto antes do fim da atual Legislatura. Uma boa notícia para os que moram no bairro, que já foi considerado ‘nobre’ alguns anos atrás.
Bola Murcha
Ex-eleitores do vereador Alcemir Gomes, ex-PR de Garotinho e agora vestindo a camisa do PTB para atender articulações políticas do líder do Governo na Câmara de Nova Iguaçu, Carlão Chambarelli, agora petebista, não se cansam de dizer que se arrependem do voto dado ao irmão do ex-prefeito da cidade Altamir Gomes. “Tudo igual”, disse um reclamante e morador do Ouro Fino.
Pré-candidato promove reunião e
recebe elogios do prefeito Bornier
O pré-candidato a vereador de Nova Iguaçu pelo PSDC (Partido Socialista Democrata Cristão), Diva do Peixe, promoveu encontro na última sexta-feira (1), com lideranças e apoiadores de sua pré-campanha. O encontro aconteceu no bairro Jardim Canaã e contou com a presença de quase trezentas pessoas, dentre elas, o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier; o ex-secretário de governo, Thiago Portela, o presidente do PSDC em Nova Iguaçu, Baretta, além do secretário do partido, Paulo Fernando, o Paulinho. O chefe do executivo municipal, Nelson Bornier, fez um discurso enaltecendo o trabalho que Diva já vem realizando como líder comunitário, cobrando frequentemente melhorias para o lugar que representa. “Quero dizer para vocês que o Diva é um cara do bem e batalhador; ele vive no meu gabinete me cobrando melhorias para o bairro. Ele nunca me pediu algo para ele, sempre pede coisas para o bairro. Por isso, ele tem todo meu apoio”, disse Bornier. Visivelmente lisonjeado e emocionado, Diva do Peixe agradeceu ao público presente. “Agradeço a Deus em primeiro lugar e também a presença de cada um de vocês. Digo ainda que, independente de resultado de eleições, vamos continuar em busca de benefícios para o nosso lugar. Isso não tem preço. Agradeço também ao meu prefeito Bornier, por sempre que possível atender os meus pedidos”, disse o pré-candidato. Na foto, Paulinho, Thiago Portela, Diva do Peixe, Nelson Bornier e Baretta.
Nova ‘cara nova’
Madame Desirée, consultora da coluna para assuntos exotéricos-cabalísticos, viu, em sua bola de cristal, uma nova cara, ou melhor, uma cara jovem, concorrendo a vice-prefeito de Nova Iguaçu nas eleições de 2 de outubro próximo. Ao informar a esta coluna sobre a descoberta, a vidente não soube identificar pelos traços fisionômicos quem era, pois não conhece todos da política local. “Ele é bem apessoado”, resumiu. Vamos aguardar e ver se a ‘bola’ da Madame Desirée será confirmada pelos próximos capítulos da política.
Coligações
Reunião comandada pelo prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, com lideranças partidárias, no último final de semana, alinhavou algumas das prováveis coligações proporcionais visando às próximas eleições na Cidade. São elas, PMDB/PTB/PV/PSL; PRP/PSC/PMN/DEM; PROS/PSDC ou PTN, ou ainda os três juntos. Até ontem, havia dúvidas na base governista sobre PHS, PSD e PSB. O PCdoB virou incógnita, após votar com o prefeito desde o início desta Legislatura e o PT não sabe se fica do lado ou se abandona Bornier, de vez, como quer a regional na legenda.
PTC virou grande
Primeira legenda iguaçuana a iniciar estruturação para as eleições de outubro (final de 2014), o Partido Trabalhista Cristão (PTC) é o único que concorrerá sozinho na proporcional. Algumas ‘cabeças’ abandonaram a sigla durante os quase dois anos de trabalho, mas o presidente ZéLeide, um dos pré-candidatos a vereador, não perdeu o rumo na montagem da nominata. “A saída de alguns que eu contava que fossem cumprir a palavra até o fim, não tirou meu sono. Como existiam muitos pedidos para entrar no partido, foi fácil repor as peças e com qualidade”, conta ZéLeide, um ‘Nelsista’ convicto.
Encontro com Marina Silva em Nova Iguaçu
A coluna recebeu convite para a palestra “Sustentabilidade, Ativismo Autoral e a nova forma de fazer política nas cidades”, com a ex-candidata a presidente da República, Marina Silva, que acontecerá no Centro Social São Vicente (antigo Patronato), que fica na Rua Governador Portela 382, Centro, Nova Iguaçu (em frente à Praça Santos Dumont). O encontro será mediado por Adriano Dias, jornalista, militante social e pré-candidato a prefeito pela REDE Sustentabilidade de Nova Iguaçu. Quando? Nesta quinta (7), às 18 horas.
Mais informações: Tel/Zap (21) 986261194/982850447/35659948.
Petistas querem
apartamentos
Projeto em gestação no Ministério do Planejamento prevê a venda dos imóveis funcionais do governo federal, dando preferência aos que hoje os ocupam. A jogada permitiria a compra dos valorizados apartamentos e casas pelos militantes do PT que ainda moram neles desde os governos Lula e Dilma. O projeto pretende criar exceção à lei que obriga oportunidades idênticas a todos os interessados. A informação é do colunista Cláudio Humberto. O alvo da ambição dos petistas são 1.490 imóveis funcionais, dos quais apenas 149 estão desocupados.
Petistas querem
apartamentos (2)
A venda de imóveis funcionais não tem a oposição do ministro Dyogo de Oliveira (Planejamento), que, aliás, mora num deles desde 2013. A ideia é vender imóveis funcionais do governo aos atuais ocupantes, com preço abaixo do mercado e juros subsidiados por bancos públicos. Segundo o decreto n° 980, de 1993, pode ocupar imóvel funcional servidor nos cargos DAS 4, 5, 6, Natureza Especial e Ministro.
A falta de teto é grande e uma moleza dessas chega na hora certa.
Para finalizar…
A defesa da presidente afastada Dilma Rousseff não poderá responder a questões dos senadores caso a petista não compareça ao seu interrogatório na Comissão Especial do Impeachment. De acordo com o presidente do colegiado, Raimundo Lira (PMDB-PB), o ex-advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, poderá representar a presidente e ler um comunicado, mas não poderá responder aos questionamentos.