Bola Cheia
Drogas, estamos fora! É assim que 70 alunos da rede municipal, disseram ao final do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). O projeto é promovido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Japeri. A formatura dos estudantes aconteceu na tarde de terça-feira (5), na Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti. Muito bom!
Bola Murcha
Para os engenheiros de obras prontas, que gostam de gozar com o talento dos outros. Nessa turma de aproveitadores se enquadram políticos quem assumem projetos de outros como se fossem os pais da criança. Por exemplo, o morador de um determinado bairro envia ofícios às autoridades pedindo melhorias em setores carentes e o político eleito assume a autoria do feito. Feio, isso!
Moradores do Caonze querem
a praça de volta
Hoje, quem passa pela destruída Praça Marília Barbosa, no bairro Caonze, não reconhece o local como ponto de lazer e bate-papo dos moradores em tempos idos. “De repente, começaram a quebrar e informaram que a prefeitura iria reformar a pedido do vereador do bairro. Como, se o primeiro a solicitar as melhorias foi o líder comunitário, conhecido por Dudu, há mais ou menos dois anos?”, diz um morador, que pediu anonimato temendo represálias. “O quebra-quebra causa estranheza, pois não existem placas indicando autoria do serviço”, observa ainda o morador. “Parece obra eleitoreira”, finaliza. Enquanto não se repara a lambança, o visual segue o pior possível e as crianças e idosos continuam sem poder usufruir do espaço.
Condomínio sem água
em Nova Iguaçu
Moradores do Conjunto Residencial Chamonix, também conhecido como condomínio Rosa, no bairro Cabuçu, em Nova Iguaçu, reclamam que estão há uma semana sofrendo com a falta d’água. Inconformados, na última terça-feira (5), os moradores realizaram um protesto ateando fogo em pneus e interditando a Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira). Segundo eles, vários contatos já foram feitos com a Cedae, porém nada foi feito até o momento. Pelo visto, as torneiras ficarão ‘secas’ por muito tempo.
Vereadores sem palavra
Dos 11 que assinaram o manifesto contra 17 cadeiras na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, cinco não honraram o compromisso empenhado e votaram com o Governo na sessão da última terça (5): Arthur Legal (PSL), Giane Jura (PRP), Rael (PRP), Fernandinho Moquetá (PRP) e Fabinho Rodilandia (PMDB). Jorge Marotte (PRP), que se dizia contrário, ficou em cima do muro. Não votou contra, nem a favor. “Mesmo sabendo dos possíveis prejuízos políticos, eu e mais quatro colegas honramos nossa palavra”, disse Carlinhos Presidente (PHS).
Vereadores sem palavra
Num dos momentos tensos da sessão que derrubou pela segunda vez na atual legislatura o número de assentos na Câmara, Carlinhos Presidente taxou o ex-petista, Arthur Legal de “traidor”. Os que pularam de lado aos 45 minutos do segundo tempo, preferiram não falar sobre o assunto após a votação. “Uma leitora da coluna, moradora de Nova Era, comentou: “hoje, tive o desprazer de ouvir da boca de um dos vereadores que “em política não existe palavra empenhada; existe acordo político”.
Marcelinho das Crianças pede retificação ao JH
Logo após ler a edição digital do JH, na noite de terça-feira (5), o vereador Marcelinho das Crianças, autor da proposta que reduziu o número de cadeiras da Câmara de 29 para 17, enviou o seguinte para o e-mail do jornal: “Boa noite, primeiro, obrigado pela sensibilidade em ter reportado a sessão de hoje que aprovamos as 17 e que gerará economia em um momento tão delicado. MAS GOSTARÍAMOS de fazer uma correção quanto ao final da matéria quando fala que o vereador Carlinhos Presidente diz que o Marcelinho é traidor. Naquele momento, na tribuna ele não falou de mim, e sim do VEREADOR ARTHUR LEGAL”. Feita a correção, vereador.
Encontro de Contadores
As “Novas Regras do ICMS nas Operações Interestaduais e a Responsabilidade Tributária (Retenção do ISS)” serão apresentadas no I Encontro de Contadores da Baixada Fluminense, promovido pelo Sistema FIRJAN. O evento gratuito acontece na próxima terça-feira (12), às 9h, na Representação Regional FIRJAN/CIRJ Baixada Fluminense Área I, no Bairro da Luz, em Nova Iguaçu.
Encontro de Contadores (2)
Empresários e interessados nos temas assistirão à palestra do consultor Jurídico Tributário do Sistema FIRJAN, Sandro Machado. A iniciativa acontece em parceria com a Associação dos Contabilistas de Nova Iguaçu e Região Metropolitana (ASCON) e com a Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu. Inscrição e mais informações: 0800 0231 231 ou 4002-0231.
Para finalizar…
Após a votação pela redução das cadeiras na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, fala-se muito em economia para os cofres públicos, embora experts no assunto neguem isso, pois o repasse financeiro ao Legislativo seguirá o mesmo. Uma sugestão: que tal, agora, os que aprovaram 17 cadeiras protocolarem manifesto pela redução dos próprios salários e a extinção de cargos nos mandatos? Seria uma baita economia também!