Bola Cheia
A Secretaria de Assistência Social de Queimados, encerrou na semana passada, no auditório da Universidade Estácio de Sá, o curso de capacitação destinado a 60 servidores do município que atuam na Área da Assistência Social. A iniciativa visa o melhor o atendimento aos beneficiários da Previdência Social e a garantia de direitos das pessoas filiadas ao programa.
Bola Murcha
Mais uma vez, o eleitor otário que sai de casa no dia dos sufrágios para apertar a tecla, poderá ser enganado. É que PT e PMDB, a dupla partidária que comandou o afundamento do Brasil, já fala em se unir visando o poder, somente o poder. O eleitor que se lasque, que se contente com uma graninha e pronto. #OVotoDeixouDeValerHáMuitoTempo.
Capital e Baixada sem
água na quinta-feira (9)
A CEDAE realizará na quinta-feira (09/11) a manutenção preventiva anual na Estação de Tratamento de Águas (ETA) Guandu. A intervenção é parte do planejamento operacional da companhia, visando preparar as principais estações para o verão, período do ano em que há maior consumo de água. Os serviços terão a duração de 24 horas, com início programado para as 06 horas de quinta (09/11) e conclusão prevista para as 06 horas do dia seguinte.
Técnicos da companhia farão uma vistoria minuciosa nos reservatórios e canais de água filtrada da estação de tratamento e nas adutoras e elevatórias que compõem o sistema do Guandu. O trabalho envolve cerca de 600 pessoas em diversos pontos da Região do Grande Rio.
Os municípios atendidos pela ETA Guandu são Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Queimados, Mesquita, Nilópolis e Belford Roxo.
“A parada do sistema Guandu para manutenção preventiva é uma ação de engenharia voltada à realização de serviços que permitem a Estação trabalhar com melhor desempenho e confiabilidade no período do verão e executar simultaneamente centenas de serviços de manutenção preventiva, corretiva e melhorias em sistemas de distribuição e adução em toda região do Grande Rio, além de ser uma operação planejada há meses”, explicou o presidente da CEDAE, Jorge Briard.
Imóveis que disponham de sistema interno de reserva (cisterna e/ou caixa d`água) não deverão ter problemas de abastecimento. Para isso, é fundamental reprogramar atividades que demandem grande consumo e utilizar água de forma equilibrada – não lavar carros, não encher piscinas, evitar lavar roupas, não regar jardins e diminuir o tempo no banho, por exemplo.
O abastecimento começará a ser normalizado logo após o religamento do sistema, mas em algumas áreas isoladas (pontas de sistema) e regiões mais altas, o fornecimento de água poderá levar até 72 horas para se restabelecer totalmente. A CEDAE montou esquema especial para atender hospitais e outros órgãos de atendimento essencial com carros-pipa no período em que a estação estiver inoperante.
Construída em 1955, a ETA Guandu teve a segunda etapa concluída em 1963 e a terceira no ano de 1965. Posteriormente, foi ampliada em 1982. A estação, a maior em volume de água tratada do mundo, conforme registro no Guinness Book, o livro dos recordes, trata cerca de 43 mil litros de água por segundo. (Fonte: ASCOM – CEDAE).
Escada móvel para
‘baixinhos’
Câmara de Mesquita aprovou o Projeto de Lei nº 099/17, de autoria do vereador Roberto Emídio (SD), que torna obrigatória uma escada móvel abaixo dos balcões de atendimento e nos terminais de autoatendimento das agências bancárias do município, para o uso das pessoas com deficiência (baixa estatura). No último dia 25 de outubro foi comemorado, em Mesquita (Lei Municipal) e no país, o Dia de Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo, uma deficiência que afeta o crescimento.
Nanismo está
na telinha
Atualmente, uma em cada 25 mil pessoas é acometida pela doença, sendo cerca de 400 tipos de nanismo no mundo. Hoje o tema está sendo discutido em uma novela do horário nobre e os problemas, o dia–a–dia dessas pessoas são discutidos de forma séria e responsável pela sociedade. De acordo com o vereador Roberto Emídio, além do constrangimento público que muitos são obrigados a enfrentar diariamente devido aos olhares curiosos e comentários maldosos que recebem, as pessoas com nanismo sofrem para realizar tarefas simples.
Agora, é com
o Jorge
“Precisam de ajuda para apertar os botões do elevador, entrar no ônibus, subir escadas ou assistir um filme no cinema, por exemplo. Podemos afirmar que dentro do grupo de deficientes, as pessoas com nanismo (baixa estatura) estão entre as que mais enfrentam preconceitos, já que muitos ainda acham que essas pessoas são ligadas ao humor”, destaca o vereador. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa e agora segue para sanção ou não do Prefeito
Prados Verdes pede
socorro
É preciso que o Poder Público de Nova Iguaçu ou algum político dotado de espírito comunitário faça algo pelos que moram no bairro Prados Verdes e adjacências. A coisa por lá já passou dos limites. Tem famílias abandonando suas casas por não suportar mais a força da água invadindo as residências. O Verão está chegando e o medo de perder móveis e até vidas, também… Tem mais: o abandono da Escola Municipal Pera Flor é algo que assusta, assim como o caso do jovem epiléptico, que morreu afogado em uma das centenas de valas negras que infestam a região.
Assistência ao Homem
em Queimados
O Coordenador do Setor Técnico da Saúde do Homem em Queimados, Douglas Peçanha, declarou que o município oferece diversos serviços para o bem-estar do sexo masculino. “Temos urologistas, ultrassonografia de próstata e o exame de sangue para detectar a difusão de hormônio. Caso algum paciente queira, basta procurar uma unidade básica de saúde para pegar o encaminhamento médico”, disse.
Paciente aprova
Paciente na Clínica da Família há cerca de um mês, Paulo Cesar Nascimento, de 58 anos, morador do bairro São Jorge, aprovou a campanha, em especial a prevenção contra o câncer de próstata. “Essas ações de prevenção são muito boas, pois muitas pessoas ainda não têm total informação sobre o câncer de próstata, por exemplo, podendo às vezes está com os sintomas e não saber. Eu sempre faço consultas médicas para manter minha saúde boa”, concluiu.