Visão Geral – 08/03

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Nesta quinta-feira (10), o Prefeito Nelson Bornier receberá máquinas agrícolas do governo federal, em um evento que será realizado às 11h, no Paço Municipal, com show de sanfoneiros e exposição da ‘Feira da Roça’. “Investir na agricultura é essencial para reduzir a fome e promover uma produção agrícola sustentável”, costuma dizer o prefeito Nelson Bornier.

 

Bola Murcha

Uma redonda murchíssima vai para a organização do evento ‘desafio do vulcão – ressurgindo das cinzas’, que aconteceu na manhã de sábado na serra de Madureira, cuja largada foi em frente à UNIG. No final do percurso de sete quilômetros morro acima faltou água, frutas e até medalhas para boa parte dos participantes inscritos. Pode isso, Arnaldo?

 

Deputado Doutor Deodalto no PMB

160307 H41O deputado estadual Doutor Deodalto, que tem base política em Belford Roxo, assina, nesta terça-feira (8), a ficha de filiação ao recém-fundado PMB, o Partido da Mulher Brasileira. A cerimônia será em um galpão na Rua Londres, no bairro Heliópolis, e contará com a presença do líder do partido na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Doutor Sadinoel, além de diversos representantes da classe política do município. Na eleição de 2014, Doutor Deodalto obteve 48.496 votos. É o partido das mulheres ganhando corpo na Baixada Fluminense.

 

 

 

 

Escola inovadora

Mesquita acaba de ganhar sua 36ª escola municipal e, em breve, mais nove unidades serão inauguradas em todo município. O prefeito Gelsinho Guerreiro e os secretários municipais participaram ontem da inauguração da Escola Municipal Rubem Alves, no Centro, que além do horário integral das 7h às 16h, tem uma proposta inovadora de ensino, onde os alunos são os protagonistas do seu aprendizado e os professores participam como mediadores.

 

Escola inovadora (2)

A Unidade tem capacidade para atender 40 crianças, com idades entre 6 e 8 anos, e vai trabalhar com ciclo de alfabetização. “Trata-se de um projeto piloto onde as crianças vão aprender dentro de grupos de interesse. Esse método é baseado numa experiência bem-sucedida em Portugal e em algumas escolas públicas de São Paulo e foi devidamente adaptado para a realidade de nossas crianças”, explicou a diretora Isabela Fidelis.

 

Escola inovadora (3)

As crianças vão tomar café da manhã na unidade, fazer atividades escolares, almoçar com a proposta de se servirem sozinhos, depois farão atividades de higiene, descanso e no final do dia uma reunião para discutir o que aprenderam e o que acharam do dia. “Outra novidade é que cada criança será incentivada a cuidar de seus utensílios, lavando os pratos, copos e talheres que utilizarem. “Nossa equipe está entusiasmada e o projeto tem tudo para dar certo. Vamos mudar a sociedade e contagiar outras escolas”, ressaltou a secretária de Educação Alessandra Fernandes.

 

Brasileiro indicado ao ‘Nobel da Educação’

Um engenheiro químico que descobriu, na sala de aula, sua maior vocação. Os trabalhos voluntários do professor Márcio de Andrade Batista com o ensino médio, universitário e com comunidades fizeram ele se tornar o único brasileiro entre os 50 finalistas do Global Teacher Prize, considerado o “Prêmio Nobel da Educação”. Filho de uma professora e leitor voraz da Coleção Vaga-Lume na infância, Batista foi escolhido entre milhares de candidatos de 148 países. Apenas 29 nações são representadas na edição 2016.
A premiação será realizada no dia 13 de março, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O prêmio é de US$ 1 milhão e reconhece um “professor excepcional que tenha feito uma contribuição extraordinária para a profissão”. A orientação de projetos inovadores, como o uso da casca da castanha de baru para fazer farinha, a criação de pão de castanha enriquecido com soro de queijo produzido por pequenos produtores, e a formação de soldadores são algumas das missões de Batista.

 

Parar fora do ponto

Na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, a ordem do dia na sessão legislativa da última terça-feira, contou com várias proposições aprovadas, entre elas, o projeto de lei que dispensa da parada dos ônibus urbanos somente nos pontos de embarque e desembarque de passageiros, revogando a Lei n° 2.560, de 13 de setembro de 2013. Segundo o autor do projeto, vereador Thiago Barreto (PROS), o objetivo é atender idosos, deficientes e mulheres que necessitem embarcar ou desembarcar do ônibus em local mais acessível e seguro.

 

Parar fora do ponto (2)

“É um direito importante para garantir tranquilidade a essas pessoas. A lei prevê, inclusive, sanções para as empresas que não a respeitarem.” Coautor do trabalho, o vereador Serginho (PR) acrescentou que a lei não vai tirar os ônibus do itinerário original. “Já existem motoristas que param fora dos pontos a pedido do passageiro, mas a lei vai garantir isso como direito do usuário. Vale destacar que o horário das 22h às 6h inspira apreensão entre as mulheres, que têm medo de parar em locais afastados de suas casas ou lugares desertos e escuros, a lei vem para tentar minimizar essa insegurança.”

 

Parar fora do ponto (3)

Parabenizando os autores pela iniciativa, o vereador Nivan de Almeida (PDT) destacou a importância de se estabelecer sanções no projeto. “A lei dita que todo ônibus tenha um informativo do direito, ou seja, o cidadão terá conhecimento. Estamos privilegiando a vida, haja vista a grande insegurança que vivemos na Cidade.”
A vereadora Fatinha (Solidariedade) pediu aos autores que encaminhem uma cópia da lei a cada empresa de ônibus do Município, assim que for sancionada. “É inadmissível que as empresas não respeitem as leis aprovadas na nossa Cidade.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!