Bola Cheia
A Secretaria de Cultura realiza nesta sexta (8) e no sábado (9), das 9h às 17h, a 3ª edição da Feira Cultural no Calçadão de Itaguaí. Além dos estandes com os produtos dos artesãos locais, haverá apresentação musical, de dança e também uma intervenção teatral com alunos do Teatro Municipal de Itaguaí.
Bola Murcha
De pires na mão e com o governador titular da posição, Luiz Fernando Pezão, em tratamento de saúde, não restou ao reserva interino, Francisco Dornelles, aconselhar seu partido, o PP, a não largar Dilma Rousseff. A coisa tá preta e o Rio depende da grana que ainda pinga de Brasília.
Segurança nos Jogos Olímpicos
A questão que ainda traz preocupação aos participantes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos deste ano no Rio, como também à população da Cidade Maravilhosa, será o tema da palestra do Coronel PM, Marcelo Pereira Rocha (foto), na próxima quarta feira (13), no Rotary Club-RJ Tijuca. Durante o encontro, que acontecerá a partir do meio-dia, no segundo andar do Tijuca Tênis Club, Marcelo Rocha falará sobre os preparativos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em relação à operação de Segurança do evento.
Um exemplo do Suplicy
“Na transmissão do cargo de secretário de Direitos Humanos, entreguei ao prefeito Fernando Haddad um cheque de R$ 176.267,67, correspondente à minha remuneração líquida em 12 meses. A doação foi encaminhada ao recém-criado Fundo de Cidadania da Prefeitura de São Paulo com o objetivo de em breve financiar a Renda Básica de Cidadania” (Ex-senador pelo PT, Eduardo Suplicy, em sua página no Facebook).
Petistas em Brasília
O vereador de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, o deputado estadual, André Ceciliano, o presidente estadual, Washington ‘Quáquá’, e Jorge Florêncio, cacique da sigla em São João de Meriti, voltaram da capital federal satisfeitos. Lá se reuniram com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e obtiveram do mesmo a promessa de total apoio ao time da estrelinha no Rio de Janeiro, nas eleições de outubro.
Eleitor ligado
O pré-candidato a prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (PR), não terá boa vida em suas pregações e promessas de campanha. “Primeiro, ele terá de explicar o porquê de seu partido apoiar um governo desmoralizado e que faliu o País”, disse à coluna, o motorista de ônibus, Francisco D’Anunciação, 48, um nordestino que trabalha duro desde os 15 anos e chegou ao Rio, com 18.
Se alguém ainda pensa que o eleitorado está dormindo de touca, se engana. As eleições municipais serão regadas por cobranças de todos os lados.
Romário na bronca com ‘sabotagem’
“Na quarta-feira (6) aprovamos importantes convocações na CPI do Futebol, apesar de a maioria dos membros da comissão não comparecer à sessão para evitar a aprovação dos requerimentos em pauta. No entanto, mesmo com o jogo sujo do lobista da CBF, que instruía parlamentares pelos corredores do Senado a não ir à sala de reunião, conseguimos o número necessário de assinaturas para abrir a sessão e aprovar as convocações de Ricardo Teixeira, de Del Nero e seu filho, do empresário Wagner Abrahão e do prefeito de Boca da Mata, Gustavo Dantas Feijó. No momento da votação, estavam na sala apenas eu e os senadores Randolfe Rodrigues e Zezé Perrela. Foi uma votação simbólica, conforme autoriza o regimento da Casa.
Dentro das regras, sem jogo sujo, fizemos tudo que foi possível para termos os depoimentos de personagens fundamentais das falcatruas do futebol. Porém, diante da nossa vitória. O senador Ciro Nogueira, um dos que não compareceu ontem, foi ao Plenário pedir a anulação da referida sessão, com a alegação da ausência dos senadores que assinaram presença. Todos os seis senadores que assinaram a lista de presença, estiveram na sala de CPI. Sabemos que o jogo da CBF é pesado e nós, diferente deles, agimos dentro da Lei”, disse o Baixinho.
Lei Anticorrupção
Segundo Marco Cantuária, advogado especializado em direito empresarial, em 1 de agosto de 2013, foi promulgada a Lei Federal nº 12.846, com vacatio legis de 180 dias, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e judicial das pessoas jurídicas, pela prática de atos de corrupção contra a administração pública nacional ou estrangeira. Com o advento da denominada Lei Anticorrupção, o Brasil ingressou num seleto grupo de países, cujo setor empresarial deve primar pela boa prática de governança corporativa, ética e transparência em suas relações institucionais e comerciais.
Lei Anticorrupção (2)
Segundo ainda Cantuária, a nova legislação incorpora ao cenário empresarial punições severas para a empresa que praticar atos lesivos, de forma ativa ou passiva, nas relações havidas com a administração pública nacional ou estrangeira, com multas que podem variar entre “0,1% a 20% do faturamento bruto do último exercício anterior ao da instauração do processo administrativo, excluídos os tributos”.
Lei Anticorrupção (3)
Outras sanções a que estão sujeitas as pessoas jurídicas são: publicação de eventual sentença condenatória em meios de comunicação de grande circulação; reparação integral do dano causado ao erário; perdimento dos bens, direitos ou valores que representem vantagem ou proveito direta ou indiretamente obtido da infração; suspensão ou interdição parcial de suas atividades; dissolução compulsória da pessoa jurídica; proibição de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público, pelo prazo mínimo de um e máximo de cinco anos.