Bola Cheia
Com a finalidade de aproximar quem precisa trabalhar das empresas e serviços que têm oportunidades para oferecer, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico de Nilópolis estará realizando a 1ª Expo Trabalho 2017, no próximo dia 25 de março, na quadra da Beija-Flor, que fica na Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1025, Centro, das 9h às 18h.
Bola Murcha
As galerias pluviais do centro de Nova Iguaçu estão em ‘petição de miséria, como diziam nossos avós. Qualquer chuvinha é o bastante para alagar boa parte das ruas. As campeãs são a Governador Portela (atrás do Supermercado Guanabara) e Athaíde Pimenta de Morais, na qual fica a sede da Prefeitura, também conhecida como ‘Palácio das Almas’.
Mulheres no Poder em Belford Roxo
Apesar da boa participação das mulheres em todas as áreas, do engajamento em diversas frentes, a política ainda é um meio predominantemente masculino. A quantidade de mulheres é restrita, se comparado ao de homens que sempre “dominaram” esse espaço.
Entretanto, na Baixada Fluminense, se encontra um fato inédito nessa legislatura no município de Belford Roxo. De todos os 13 municípios que compõem a região, Belford Roxo é o que possui o maior número de mulheres ocupando o Poder Legislativo. Cinco mulheres despontam na Câmara de Vereadores, sendo 4 de primeiro mandato – Kênia Santos, Cristiane do Sobreira, Enira Ranuzia e Pastora Aninha (licenciada para assumir a Secretaria da Mulher), além de uma que está retornando à Casa – Cristiane Guedes.
Para celebrar esse acontecimento em alusão ao Dia Internacional da Mulher, na terça (7) a sessão foi voltada para homenagear a grande força feminina do município que possui mais de 60% de mulheres, dos quase 600 mil habitantes.
Cada vereadora homenageou mulheres que representam lideranças locais ou que de alguma forma contribuem para o engrandecimento da cidade. Os vereadores também participaram do momento, enaltecendo as qualidades, virtudes e principalmente a força das mulheres belforroxenses.
De acordo com a vereadora Kênia Santos, já passou da hora das mulheres assumirem todos os espaços que elas quiserem, porque além de extremamente competentes, preparadas, têm sensibilidade, coragem e disposição para contribuir na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
Cadê o CONIG?
Dois leitores do JH e da coluna telefonaram para saber se o Centro de Operações de Nova Iguaçu (CONIG) parou ou se ainda existe, pois está fazendo falta para os motoristas que se guiavam pelas informações do serviço, antes de sair de casa. Um dos leitores citou o acidente bizarro envolvendo carros de passeio e um da funerária local que paralisou a Via Light. “Acordei e vi pelo celular dois caixões na pista”, relembrou. A coluna tentou saber se o CONIG ainda funcionava, mas quem respondeu disse: “Não está fechado, mas também não está funcionando a pleno vapor”. Pois é.
100 anos de samba
Para mostrar ao público o porquê da soberania do Samba, a Arena Jovelina Pérola Negra (Pavuna) recebe no domingo (12), o espetáculo ‘100 anos de Samba’. O Grupo Moringando convidou a cantora Manu Santos e promete um repertório pra lá de especial. O evento começa às 14h e haverá venda de feijoada no local. O espetáculo traz músicas que contam a história do samba nos últimos 100 anos, recém completados em 2016. O grupo Moringando é composto por músicos de peso, que já trabalharam com nomes como Altamiro Carrilho, Dona Ivone Lara, Elza Soares, Nilze Carvalho e Chico Buarque.
Doação é propina
A decisão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), tornando réu o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), pode criar um precedente que complica políticos citados na Lava Jato e que alegam terem recebido “doações legais”. Raupp recebeu doação “legal” de R$ 500 mil da empreiteira Queiroz Galvão interpretada como “propina” pelo Ministério Público Federal. Pela primeira vez, os ministros concordaram com isso. A 2ª Turma, que tornou Raupp réu, será a mesma que o julgará.
Prefeito faz
diferente
Uma fonte da coluna em Maricá, única cidade do Rio a eleger prefeito do PT em outubro passado, informa que Fabiano Horta, ex-deputado federal e afilhado político do ex-mandatário local por dois mandatos, Washington Quaquá, resolveu tocar a música fora da partitura do padrinho e vem surpreendendo a população maricaense. Logo de cara resolveu promover carnaval no município, o que não aconteceu nos oito anos da gestão Quaquá. “Foi um carnaval com muita paz e descontração. Maricá precisava de alegria”, diz a fonte.
Lula, o amigão
O personagem apontado como “Amigo” e “Amigo de EO” nas planilhas do “departamento de propinas” da Odebrecht é mesmo o ex-presidente Lula, segundo confirmou em depoimento sob acordo de delação premiada o próprio Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empresa. “EO” são as iniciais de Emílio Odebrecht, pai e antecessor de Marcelo na presidência da empresa. A força-tarefa da Operação Lava Jato também encontrou referencias a “Amigo” e “amigo de EO” em trocas de e-mails de executivos da construtora com Marcelo Odebrecht.
Para finalizar…
Em seu depoimento, Marcelo critica o relacionamento íntimo do próprio pai com o ex-presidente Lula, que ele classificou de “estorvo”, inclusive porque a empresa era “obrigada” a executar projetos que não queria, nem pedia, somente para gerar oportunidades de comissões para os petistas. As informações são do Diário do Poder. Observação da coluna: se o fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-presidente da República por dois mandatos era estorvo numa transação com muita grana rolando, imagina se não fosse.