Bola Cheia
Para ter saúde não basta reclamar da dor, do excesso de peso ou da falta de disposição. É preciso se mexer! Para isso, o projeto “Remelexo”, desenvolvido pela Prefeitura de Queimados na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Belmonte busca estimular as pessoas a praticarem atividades físicas e tentar transformar os exercícios em um hábito comum. Boa!!!
Bola Murcha
A Procuradoria da República no Distrito Federal entendeu que os atrasos em repasses do Tesouro Nacional para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma das “pedaladas” do governo Dilma Rousseff, não foram empréstimos ilegais. A conclusão é do procurador Ivan Marx. Ele arquivou procedimento aberto para apurar se houve crime nessas operações. Então, tá.
Diretor do Hospital da Posse busca
investimentos para a unidade
O diretor do Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse/HGNI), Joé Sestello, e o secretario municipal de Saúde, Emerson Trindade, estiveram com o deputado federal Felipe Bornier (PROS), na terça-feira (5), em Brasília. Os três se reuniram com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para falar sobre os investimentos no setor, em Nova Iguaçu, especialmente no Hospital da Posse. Apesar de o hospital ser o que mais atende no Rio, é o que menos recebe recursos do Governo Federal. Na reunião, o diretor apresentou ao ministro a necessidade de uma revisão nos valores.
PC do B ‘aparelha’
a Ancine
O alerta surgiu nos festivais de cinema europeus após o impeachment: artistas brasileiros foram pressionados pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) a “denunciar o golpe”. Alguns atenderam como a turma do filme “Aquarius”, generosamente apoiado pela Ancine e a Lei Rounet, mas outros recusaram o script. A explicação foi enviada pela oposição ao presidente Michel Temer, na forma de dossiê: a Ancine é totalmente controlada pelo PCdoB, partido aliado de Dilma Rousseff. (As informações são do colunista Cláudio Humberto).
Roda de Conversa
O Fórum Cultural da Baixada Fluminense (FCBF) dando continuidade a proposta de criação da sua Rede Cultural promoverá, no mês de julho, duas Rodas de Conversa, também conhecida como dinâmica de world café, em dois municípios da região. Segundo os coordenadores, as dinâmicas têm o objetivo de aproximar os agentes e lideranças culturais, com o intuito de promover o conhecimento, reconhecimento, troca de experiências e a disponibilização de ferramentas que possibilitem efetivos intercâmbios, de maneira sustentável e criativa.
Roda de Conversa (2)
Sob a orientação do gestor cultural Egeu Laus, que vem desde o início conduzindo o processo de criação da Rede Cultural do Fórum, o primeiro world café do mês acontecerá em Mesquita, no dia 16 deste mês, no Centro Cultural Mister Watkins, e o segundo em Guapimirim, dia 23, no sítio Recanto das Artes, no bairro Vila das Pedrinhas. Os eventos serão das 9h às 13 horas. A Roda de Conversa é restrita a 50 pessoas. Mais informações: 99747-0599 (WhatsApp).
Crivella pode levar no primeiro turno
O senador Marcelo Crivella (PRB) está disparado na pesquisa que acaba de ser divulgada pelo Instituto Gerp. Segundo o Jornal do Brasil, as primeiras informações que vazaram pela imprensa podem dar ao senador uma tranquilidade que facilite sua vitória, sem mesmo ter o segundo turno. A pesquisa do Gerp, que ouviu 1.200 pessoas entre 2 e 6 de julho, aponta Crivella liderando com larga vantagem, somando 32% das intenções de voto. O senador Romário (PSB) aparece em segundo, com 10%. O deputado Flavio Bolsonaro (PSC) soma 6%, empatando com Marcelo Freixo (PSol). Jandira Feghali (PCdoB) e Carlos Osório (PSDB) têm 3% cada um. Delegada Marta Rocha e Pedro Paulo aparecem com 2% cada um. Alessandro Molon (Rede) e Índio da Costa (PSD) têm 1% cada. Do total de ouvidos, 21% disseram que não votam em nenhum dos pré-candidatos, e 13% não sabem ou não responderam.
Procurador eleitoral
de olho no REDE
A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) entrou com representação contra o Rede Sustentabilidade por descumprimento da cota mínima de 20% de uso do tempo de sua propaganda partidária para incentivar a participação de mulheres na política. Apenas em 2016, outros sete partidos já foram representados pela mesma irregularidade. Segundo a ação, que tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ), o Rede teve direito a dez minutos de propaganda no primeiro semestre.
Procurador eleitoral
de olho no REDE (2)
Embora tenha respeitado a cota nas suas inserções de rádio, com mensagens claras de incentivo às mulheres, o mesmo não aconteceu em sua programação veiculada na TV. “A simples presença de mulheres, a transmissão de mensagens sobre as dificuldades enfrentadas por elas e a desigualdade de gênero, apesar de louváveis, não são suficientes para cumprir o disposto na legislação”, afirma o procurador regional eleitoral Sidney Madruga, que enfatiza a necessidade de mensagens claras de incentivo às mulheres.
Para finalizar…
Se condenado pelo TRE, o Rede Sustentabilidade perderá o equivalente a cinco vezes o tempo de inserção irregular em sua propaganda no próximo semestre, totalizando dez minutos a menos no ar. Além da Rede, também foram representados pelo mesmo motivo neste ano os diretórios fluminenses do PSOL, PSB, PMDB, PPS, PTC, PEN e PRB.