Bola Cheia
O Museu Vivo São Bento, em Duque de Caxias, inicia neste sábado (13), o ciclo de debates sobre Políticas Públicas e Ações Coletivas em relação ao Patrimônio Cultural e Histórico do Município, com o tema “Patrimônio: Sentidos e Conflitos na Cidade de Duque de Caxias”. Os encontros vão acontecer uma vez por mês até setembro, sempre a partir das 9 horas. Boa!
Bola Murcha
A falta d’água em Miguel Couto, Nova Iguaçu, é crônica, segundo relato de um morador da Rua Cameron, a esta coluna. Segundo ele, a bomba que fica no pé do morro, quando tem água, é que evita a seca nas torneiras. “Valeu a ‘vaquinha’ para comprar e pagar a manutenção da bomba”, diz o senhor, que vive no bairro há cinco anos.
PROS confirma nome de Cacau para reeleição
O PROS de Nova Iguaçu anunciou no dia 4 deste mês a sua chapa de vereadores que disputará as eleições municipais. O vereador Doutor Cacau teve seu nome confirmado para a reeleição. Com forte atuação em Tinguá e Vila de cava, além de outros bairros vizinhos que compõem o antigo terceiro distrito, Doutor Cacau já vislumbra novos projetos. “Buscarei outro mandato para continuar trabalhando pela população de Vila de Cava, Tinguá, toda região do ex-terceiro distrito, assim como a cidade no geral”, disse o parlamentar.
Lista negra do TCE
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Jonas Lopes de Carvalho Junior, encaminhou na última quarta-feira (3), ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Antônio Jayme Boente, a lista dos 1.154 gestores públicos que tiveram suas contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. Eles foram responsáveis por 1.806 processos analisados e rejeitados pelo plenário do TCE-RJ.
Lista negra do TCE (2)
O prazo para entrega da listagem, de acordo com o disposto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), se encerrará no dia 15 deste mês. Caberá ao TRE-RJ julgar e decidir se deverão ou não ser declarados inelegíveis aqueles que, no exercício da função pública, cometeram irregularidades detectadas pela Corte de Contas. Nomes conhecidos da política iguaçuana e da Baixada Fluminense estão na lista negra do tribunal. Tem figuras cujas irregularidades já eram esperadas, pelas péssimas gestões e ainda nomes-surpresa para muita gente.
Salário parcelado
Está pegando mal para o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso (PSD) e sua equipe, o pagamento do funcionalismo público parcelado em três vezes. Segundo uma professora da rede municipal de ensino (pediu anonimato), isso vem ocorrendo há alguns meses e desagradando muita gente. Na segunda-feira (8), durante manifestação na porta da prefeitura, os funcionários gritavam que não trabalham parceladamente para receberem em parcelas. Cardoso está mal na fita e na foto da galera.
Rogério Lisboa perde mais um partido
As eleições desse ano ainda nem rolaram, mas já começam a deixar os candidatos de cabeça quente. O futuro candidato do PR para prefeito de Nova iguaçu, o deputado estadual, Rogério Lisboa, seguramente é o que tem tido mais problemas. Fora a falta de recursos nesse momento de crise e do pouco tempo de campanha, Rogério perdeu apoio de três legendas nos últimos dez dias. Além do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido da Mulher Brasileira (PMB), que o deixaram para apoiar a reeleição de Nelson Bornier (PMDB), agora chegou a vez do Solidariedade (SD) dar ‘tchau Rô’, abandonar a coligação do candidato e seguir sem candidato a prefeito. Nada solidário, o SD agiu como a máxima: antes só do que mau acompanhado. E o Garotinho não esperava por mais essa.
TCs contra corrupção
O trabalho dos Tribunais de Contas é visto pela sociedade como decisivo no combate à corrupção e à ineficiência dos gastos públicos, opinião de cerca de 90% dos entrevistados que conhecem a instituição. Essa é uma das conclusões da pesquisa Ibope, realizada a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que mediu o conhecimento e a avaliação da população brasileira sobre os Tribunais de Contas. Foram entrevistadas 2.002 pessoas entre os dias 24 e 27 de junho de 2016. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.
TCs contra corrupção (2)
Conforme os dados da pesquisa, ainda é relativamente pequeno o número de pessoas que efetivamente conhece o que são e o que fazem os Tribunais de Contas (apenas 17%). “Embora o percentual dos que conhecem e sabem definir as atribuições dos Tribunais de Contas não seja tão expressivo, ele não destoa do conhecimento do cidadão em relação a outros órgãos e Poderes de mesma natureza. Essa percepção cresce com o nível de escolaridade dos entrevistados, mas fica evidente que é preciso melhorar os processos de comunicação com vistas a sermos mais conhecidos pela sociedade como um todo”, afirma o presidente da Atricon, Valdecir Pascoal.
Para finalizar…
O que a pesquisa conclui é a falta de informação da maioria dos que integram a Nação Povão do Brasil e a necessidade das pessoas mais humildes serem esclarecidas e até ensinadas sobre os caminhos a seguir na internet para descobrir os maus gestores e políticos corruptos.