Bola Cheia
Uma ótima notícia para o contribuinte de Nova Iguaçu. Quem estiver em débito de qualquer natureza tributária, como IPTU, ISS e Taxas, terá mais uma oportunidade de regularizar sua situação junto à Prefeitura, entre os dias 14 de novembro e 21 de dezembro, com anistia de juros e multas. O prefeito Nelson Bornier sancionou a Lei nº 4.623, de 8 de novembro de 2016, aprovada pela Câmara, que instituiu o Programa de Regularização Fiscal (Refis).
Bola Murcha
As bandalhas da Via Light continuam assustando quem dirige ou transita a pé pelas faixas laterais. A mais comum é a que acontece pouco depois da descida do Viaduto Dom Adriano Hipólito, sentido centro de Nova Iguaçu. Com os poucos agentes de trânsito na via nem as placas do Detran consegue frear o ímpeto rebelde dos maus pilotos.
Prêmio Baixada 2016 promove noite de homenagens
O Prêmio Baixada 2016 promoveu no último dia 5 de novembro, a cerimônia de premiação dos ganhadores que concorreram em 11 segmentos constantes em seu edital além de ter concedido cinco premiações pela atuação relevante de pessoas e instituições que atuam na região.
Em clima de Oscar, os concorrentes foram chamados ao palco, instalado na Praça e Eventos do Shopping Nova Iguaçu, onde um envelope continha o nome do vencedor e era aberto na hora. Alguns segmentes tiveram dois vencedores como Artes Cênicas, em que foi premiado o segmento dança em separado do segmento teatro. Além dos vencedores, a Comissão Julgadora do Prêmio Baixada concedeu seis prêmios especiais pelo conjunto da obra. Os agraciados foram: Centro Cultural Donana, Escola de Música Villa-Lobos- núcleo Paracambi, Getúlio Ribeiro, Drama Club, Escola de Samba Leão de Iguaçu e Teatro APAExonados de Magé. Foram 94 inscritos e todos os concorrentes receberam menção honrosa pelo fato de terem trabalhos importantes na região. O evento contou também com a apresentação do saxofonista Thiago de Souza Ferreira, ex-aluno da Escola de Música Villa Lobos – núcleo Paracambi – e do grupo de dança Ru’art de Nova Iguaçu.
Ao final, para celebrar os 15 anos de existência do Prêmio, a presidente do Fórum Cultural da Baixada Fluminense, Claudinah Oliveira, convidou todos o brinde pela data e pelo sucesso da festa.
>> Conheça os agraciados – Música: Átila Bezerra – São João de Meriti. Produção Acadêmica: Felipe Ribeiro – Magé. Comunicação e Mídias Interativas: Robinson Belém de Azeredo – Correio da Lavoura – Nova Iguaçu (representado por Jota Carvalho). Cidadania: Associação de Mulheres de Atitude com Compromisso Social – AMAC – Duque de Caxias. Artes Visuais e Artes Digitais e Eletrônicas: Antonio Filipak – Nova Iguaçu. Patrimônio Cultural: Arlene Maria Camargo – Nova Iguaçu.
Audiovisual: Cia Faces de Teatro de Paracambi – Paracambi. Artes Cênicas: Grupo de Dança Alternativo Bonfim – Dança – Japeri. Luiz Valentin – Teatro – Nova Iguaçu. Produção Cultural: Arlene Gomes Madsen – Nova Iguaçu. Responsabilidade Social e Sustentabilidade: Gil Del Carmo – Itaguaí. Literatura: Marcelo Rua – São João de Meriti.
Fala Leitor!
“O PT voltou a agir como antes de se tornar governo. Era contra qualquer projeto apresentado pelos governos, mesmo que fosse bom para o País. Sinal de que não lia as propostas e pediam o impeachment dos que sentavam no trono principal do Palácio do Planalto. Pedir a cabeça de presidentes não era golpe. Agora a sigla fundada por Lula & Cia voltou a ser o que era: um partido rancoroso e cheio de ódio. Devia mesmo acabar”. (Jackson Oliveira, 62, professor aposentado e morador do Centro de Nova Iguaçu).
Fala Leitor! (2)
“Logo que acabou o segundo turno em Nova Iguaçu, o presidente do PC do B local, Fernando Cid, tratou de minimizar a força visível do PT na vitória de Rogério Lisboa (PR). Cid destacou que a coalizão formada pelo seu partido, o próprio PT, o PR de Garotinho e o PRB de Rosângela Gomes e da Igreja Universal do Reino de Deus (leia-se Bispo Macedo), foram importantes na conquista de Lisboa. Será que essa mistura de comunismo com religião será fórmula para o futuro governo dar certo na terra que nasci e amo?”. (Jorge Francisco, 65, professor aposentado de Comendador Soares).
Séria cômico se
não fosse sério
Parece que a coisa na Prefeitura de Cabo Frio está mais do que preta. Jornalistas que tentaram ligar para todos os números de telefones fixos de lá, no início da semana, ficaram com vontade de almoçar. É que a voz do outro lado dizia: “Restaurante Manjericão, bom dia!” ou “Boa tarde! Restaurante Manjericão”.
Parceria BNDES
e Estados
O programa de concessões estaduais de saneamento contará, neste momento, com 18 Estados, que já formalizaram ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a decisão de aderir ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal. O objetivo é desenvolver projetos de parcerias com iniciativa privada para a realização de investimentos em abastecimento de água e esgotamento sanitário, buscando a universalização desses serviços nos Estados.
Parceria BNDES
e Estados (2)
Os Estados são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Três deles — Rio de Janeiro, Rondônia e Pará — já tiveram seus projetos incluídos na primeira reunião do Conselho do PPI, realizada em setembro. O BNDES, designado pelo Governo Federal para conduzir o processo de concessões e atuar na estruturação de projetos, apresentará as 15 novas propostas ao Conselho do PPI em sua próxima reunião.
Parceria BNDES
e Estados (3)
O Banco atuará como o escritório de projetos dos Governos Estaduais, contratando consultorias para o diagnóstico da situação de cada Estado, estudos técnicos e a proposição de modelagens adequadas a cada caso. Definida a modelagem, de comum acordo com cada Estado, o BNDES continuará apoiando o processo, desde a prospecção de investidores até a realização do leilão de concessão ou outra forma de parceria com a iniciativa privada.