Bola Cheia
O Festival de Teatro de Queimados terá em sua sétima edição a exibição de 31 espetáculos. O processo seletivo para a escolha das companhias termina às 17h desta sexta (12). Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento começou ontem e vai até 24 de setembro. As datas das apresentações serão de livre escolha pela organização do evento. Fique ligado!
Bola Murcha
Na madrugada de quarta-feira (10), o plenário do Senado deu continuidade ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Um dos micos: o presidente do STF e da sessão, Ricardo Lewandowski manteve-se sempre generoso no encaminhamento das ‘manobras dilmistas’ e até se referiu ao ex-ministro José Eduardo Cardozo, defensor de Dilma, como “nosso advogado”.
Moradores entram na justiça contra Cedae
Um problema bastante antigo, e que continua atormentando a vida de moradores de diversos bairros de Nova Iguaçu é a irregularidade no abastecimento de água pela Cedae. Segundo relatos de moradores do bairro Botafogo a esta coluna, a localidade sofre com a falta do precioso líquido há vários anos, o que os obriga a comprar caminhões pipa, que custam cerca de R$ 350,00. E o que causa mais indignação, são as contas que não param de chegar, com valor médio de R$ 200,00 para cada morador. Por conta da insatisfação, um grupo de moradores do bairro Botafogo resolveu se unir, para ingressar com uma Ação Civil Pública no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro contra a Cedae, cobrando o cancelamento das dívidas, que segundo eles são indevidas, pois o serviço não estaria sendo prestado regularmente e também cobrando a regularização do abastecimento de água na região, o que é de competência da concessionária.
“É um absurdo e uma covardia o que a Cedae tem feito conosco. Como podem ter coragem de cobrar por um serviço que não é prestado? A nossa água, que é tratada em Nova Iguaçu, vai para o município do Rio e nós ficamos a ver navios. Isso tem que acabar”, disse indignado o comerciante Denílson Marques (camisa azul, à direita), um dos apoiadores do processo contra a Cedae.
Deu no site
‘O Antagonista’
“Lewandowski quer acabar com tribunais de contas? Ricardo Lewandowski defende a tese de que prefeito, em julgamento de contas, seja julgado pelas câmaras municipais e não pelos tribunais de contas. Se essa tese passar, acabam na prática as cortes de contas no país. Não misture as coisas, Lewandowski. Quem julga contas anuais são as câmaras, mas contas especiais (de desvios de recursos) são os tribunais de contas. Quer melhorar a eficiência deles? Acabe com as indicações políticas”. Ricardo Lewandowski é presidente do STF.
OI homenageia
Reunindo personalidades de diversos segmentos da sociedade, o vereador Marquinho Oi (DEM) entregou títulos, moções e medalhas em reconhecimento ao trabalho e dedicação com a cidade de Duque de Caxias. O parlamentar também fez questão de homenagear sua equipe de trabalho. “Hoje é um momento de muita alegria e honra para mim, por estar homenageando cada um de vocês pelo trabalho prestado a nossa Cidade. Nós sabemos das dificuldades, mas vocês se mantêm firmes e dedicados. Essa homenagem é uma forma de agradecer”, justificou o vereador.
OI homenageia (2)
Genro e companheiro da equipe do vereador, Jackson da Saúde reforçou: “É dessa forma que nós trabalhamos, reconhecendo o esforço de cada um em benefício da Cidade e da população.” Agraciada com o título de Cidadão Duquecaxiense, a diretora escolar Maria Isabel de Jesus Roque se emocionou. “Agradeço a todos os amigos e familiares que prestigiam esse momento. Eu amo esse Município porque esse Município me amou primeiro, tenho certeza disso.”
Rede FIA em dificuldades financeiras
A Rede FIA composta por mais de 90 instituições conveniadas no Estado do Rio de Janeiro à Fundação para Infância e Adolescência, enfrenta crise sem precedentes por falta de repasses de recursos do governo estadual desde fevereiro. Os atendimentos vinham ocorrendo diariamente para os usuários com dinheiro das próprias instituições, mas, após sete meses, o ‘caixa secou’. Em todo estado são prestados serviços de abrigo, assistência para portadores de deficiência, crianças e adolescentes em situação de risco, reinserção familiar, programa de trabalho protegido para adolescentes, programa de combate a maus tratos e de atenção às crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual. Em média as instituições em dificuldades financeiras atendem cerca de nove mil usuários.
Cármen Lúcia
Ontem, a ministra Cármen Lúcia foi eleita presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e vai ocupar o cargo pelos próximos dois anos. A partir do dia 10 de setembro, a ministra assumirá o lugar do atual presidente, Ricardo Lewandowski. A eleição foi simbólica, porque a ministra já ocupa o cargo de vice-presidente da Corte. Cármem Lúcia Antunes Rocha foi indicada para o Supremo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tomou posse em 2006.
Cármen Lúcia 2
A ministra nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), em 1977. Ela será a segunda mulher a assumir o cargo. A primeira foi a ex-ministra Ellen Gracie. Após a eleição, a ministra agradeceu a confiança de seus pares e reiterou o juramento de cumprir a Constituição. Ela também afirmou que fará o melhor para o Judiciário, como a ajuda dos colegas de Supremo. A posse da ministra vai acontecer no dia 12 de setembro e o vice-presidente da Corte será o ministro Dias Toffoli.
Para finalizar…
A nova presidente da maior corte de justiça do país foi indicada pelo ex-presidente petista, Lula da Silva, enquanto seu futuro vice, Toffoli, também.
Mais: Dias foi advogado do PT, o que faz a linha de frente do Supremo ser olhada com reservas. Segundo Cármen, a Constituição será respeitada. As instituições judiciais precisam ganhar, de novo, a confiança do brasileiro.