Bola Cheia
Merece elogios o trabalho da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias nas redes sociais ou via e-mail. A informação é tudo; a divulgação é essencial no processo democrático e nós da crônica política precisamos ser abastecidos para informar aos leitores, o que está rolando nos meios parlamentares.
Bola murcha
O vazamento irregular de lixo na travessa da Galeria Castelo, no centro de Comendador Soares, continua como se fosse algo normal. A limpeza urbana de Nova Iguaçu faz seu papel diário e deixa a passagem livre das porcarias. Só que os comerciantes se sentem incomodados e praticam o que muita gente abomina: enchem o local de sujeira.
Momento emocionante e justo
Na última terça, um dia depois do 7 de Setembro da Independência, a Câmara dos Deputados realizou sessão solene em homenagem aos setenta anos do encerramento da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. Para os deputados que defendem o espírito nacionalista depois de décadas de esquecimento, alguns parlamentares, o povo brasileiro, especialmente os jovens, começam a reconhecer o papel dos nossos mais de 25 mil soldados que formaram na Itália a única frente da América do Sul nos campos de batalha da Europa durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). “O Brasil, país de caráter pacifista e conciliador, reagiu. E os Cobras Fumantes, como ficaram conhecidos os nossos pracinhas, entraram no conflito para fazer valer a paz”, afirmaram em conjunto os deputados, Izalci (PSDB-DF) e Jair Bolsonaro (PP-RJ).
“Quem quer um País com ordem e progresso, não pode esquecer nossos pracinhas”, afirmou Bolsonaro, durante o evento bastante aplaudido pelos presentes.
Mexeu com militares…
O polêmico decreto que ninguém autorizou, mas foi assinado pela presidente Dilma e publicado no Diário Oficial da União na sexta-feira (4), deverá ser revogado. A notícia foi dada na edição do jornal Estado de São Paulo de quarta-feira (9). “Entretanto, ficamos todos com a pulga atrás da orelha. Afinal, quem, de fato, está governando o Brasil?”, interroga o deputado federal Izalci, do PSDB de Brasíia, cujo slogan é ‘Oposição a favor do Brasil’. Como diz a velha frase, ‘o corcunda sabe como se deita’.
Hackers pró-PF
A página oficial da construtora Odebrecht na internet foi invadida durante a madrugada de ontem (10), por um grupo de hackers brasileiros. Os ativistas substituíram o site da empresa por uma mensagem em que dizem que “nada foi roubado ou deletado”, e ainda pedem que representantes da Odebrecht “parem de roubar”, em um texto abaixo de uma imagem que traz a insígnia da Polícia Federal e referências à Operação Lava Jato. Até as 8h da quinta-feira, a página oficial da empresa não havia voltado ao ar.
Hackers pró-PF (2)
O ataque é reivindicado na mensagem pelo grupo hacker ProtoWave, que inclusive deixou disponíveis suas páginas em redes sociais. Em sua página no Facebook, o grupo assume que invadiu a página e ainda demonstra apoio à atuação da Polícia Federal. “Odebrecht, principal empresa ligada ao esquema de corrupção da Petrobras, foi invadida por nós”, diz a mensagem do grupo. “Salve Polícia Federal, tamo junto seus vacilões!” De acordo com a assinatura que o ProtoWave deixou na página invadida, ao menos 12 pessoas devem fazer parte do grupo.
Juíza quer proibir rodeio em Nova Iguaçu
Indignada com o tratamento dispensado aos animais nos eventos de rodeio, a juíza Rosana Navega Chagas, do I Juizado Especial Criminal de Niterói, quer a proibição da “Festa do Aipim de Tinguá”, iniciada na quarta-feira e que acontece até o próximo domingo (13), em Nova Iguaçu. A magistrada enviou ofício à Secretaria estadual do Meio Ambiente denunciando má-fé dos organizadores por terem camuflado o festival como um evento gastronômico e questiona se a sua realização está dentro do cumprimento da legislação federal.
O ofício também será encaminhado ao procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Marfan Martins Vieira, do Ministério Público. “Tal como pode ser visto na propaganda do evento, divulgada no facebook, efetivamente pretendem realizar o rodeio, e, para tanto, contrataram a Cia de Rodeios Falcão, de Três Rios, a maior companhia de rodeios do Estado. Em síntese, ao que me parece, e ressalvada a prova em contrário, a Prefeitura de Nova Iguaçu deixou de cumprir a legislação federal para a realização do rodeio, uma vez que denominou o evento de gastronômico, ao invés de evento agropecuário, para se furtar ao cumprimento da legislação federal” – acentua a juíza no ofício enviado à Secretaria do Meio Ambiente.
Atenção, CODENI!
Falta pouco para o trânsito na Rua Alberto Mello (desvio por causa das obras do novo viaduto de Comendador Soares) ser interrompido. Logo após a saída da Av. Presidente Tancredo Neves, o solo cedeu e uma cratera está se formando no local. Pessoas estão colocando pedaços de móveis velhos para alertar os desavisados do perigo e um morador foi categórico: “Se não resolverem isso vou chamar a imprensa. O cano d’água está rachado e a falta do líquido está próxima”, reclamou.
TJ investe em Magé
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) vai implantar o processo eletrônico nas varas de família, varas cíveis e juizados especiais cíveis do Fórum Regional de Vila Inhomirim da Comarca de Magé. A implantação acontecerá a partir do próximo dia 14 nas varas de família, dia 15 nas varas cíveis e dia 16 nos juizados especiais cíveis. As normas de adequação das serventias e do público com a nova medida foram publicadas na edição de ontem do Diário da Justiça Eletrônico.
Janot oficializado
A recondução do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao cargo foi oficializada ontem pela Presidência da República. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União. No início de agosto, Janot recebeu mais votos (799) para integrar a lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República. A presidente Dilma Rousseff formalizou, então, sua indicação para o cargo e, no dia 26 de agosto, após ser sabatinado por mais de dez horas em comissão do Senado, o plenário da Casa aprovou recondução do procurador-geral ao cargo.