Visão Geral – 11/10

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Em vídeo que circula na internet, o secretário de Administração de Nova Iguaçu, Celso Valentim, afirma: “apesar das dificuldades que afetam o país, estados e cidades, entre os municípios da Baixada, Nova Iguaçu ainda é um dos melhores economicamente”. Valentim desmente caos pregado pelos opositores do atual governo.

 

Bola Murcha

Para os que não sabem fazer campanhas políticas e precisam baixar o nível para chamar atenção. Usar agressões verbais nas redes sociais tipo “safado” e “ladrão”, por exemplo, pode incorrer em processos judiciais com derrotas certas nos tribunais. O debate é democrático e livre, mas não deve ser distorcido, sob pena de o eleitor responder à altura.

 

Multa para motorista alcoolizado ficará mais cara

161010-h41No dia 1° de novembro, entram em vigor algumas mudanças na legislação de trânsito para reforçar a direção consciente. Quem for pego pela Operação Lei Seca dirigindo embriagado ou se recusar a fazer o teste do bafômetro pagará uma multa de R$ 2.934,70. Atualmente, a multa é de R$ 1.915. O motorista ainda terá a carteira de habilitação suspensa por 12 meses. Além disso, se comunicar pelo celular enquanto dirige passará de infração média a gravíssima. E quem estacionar indevidamente em vaga de idoso ou deficiente perderá sete pontos na carteira. De acordo com o coordenador da Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, para que o trânsito seja humanizado, é necessário a contribuição de todos. “Há o esforço legal de tentar inibir as transgressões através das penalizações. A multa é para chamar a atenção. O grande objetivo é a reeducação, não temos prazer em multar”, explicou o tenente-coronel.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país do mundo com o maior número de mortes em acidentes de trânsito por ano. O país tenta cumprir uma meta estipulada pela ONU: uma redução em 50%, no período 2011-2020, de casos fatais em acidentes viários.
A Operação Lei Seca, iniciada em 2009, trouxe uma mudança para a realidade da segurança nas ruas e estradas do Estado do Rio. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o número de mortes em 2009 foi de 59 por 100 mil veículos. No ano passado, foi de 29 por cada 100 mil veículos, uma redução de 50% aproximadamente.
Entre janeiro e setembro deste ano, foram realizadas 1.681 ações de fiscalização da Operação Lei Seca em todo o estado, e 216.976 mil pessoas foram abordadas. Nesse período, 32.116 veículos foram multados, 4.272 veículos rebocados, 10.342 carteiras de habilitação foram recolhidas e foram identificadas embriaguez em 9.730 motoristas (4,5% dos condutores abordados).

 

Quem não votou

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições e também não justificaram a ausência no próprio domingo (2), podem justificar o voto até o dia 1º de dezembro em um formulário de justificativa pós-eleição. O primeiro turno das eleições municipais aconteceu no dia 2 deste mês e o segundo será realizado no próximo dia 30.

 

Formulário
na internet

O documento está na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e depois de preenchido deve ser entregue em um cartório da zona eleitoral onde o eleitor está inscrito. Para saber onde encontrar um cartório basta acessar a página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. Para quem mora no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Ceará, Rondônia e Rio Grande do Norte é possível acessar a página do TRE e usar o Sistema Justifica seguindo as orientações do site.

 

Documentos de
comprovação

Outro ponto que o eleitor deve estar atento é a documentação que precisa ser entregue para comprovar que estava impossibilitado de votar no dia do primeiro turno. Também precisam justificar o voto os brasileiros que estavam fora do país durante o primeiro turno das eleições. O eleitor que não fizer a justificativa não poderá obter alguns documentos como passaporte e carteira de identidade, por exemplo. A pessoa não poderá também se inscrever em concurso público entre outras penalidades.

 

Postura ética

Vale aplausos para esta postagem no facebook de Cosminho Sigolis, assessor do vereador reeleito de Nova Iguaçu, Carlão Chambarelli (PTB), no dia 4 de outubro. “Amigos e Amigas. Essa eleição foi dura para todos, muito dura mesmo. Com clareza percebemos candidatos fortíssimos derrotados no processo como Marotte, Carlinhos Presidente, Dekias, Arthur Legal, Anderson Santos, Marquinhos da Tia Megue, Gerciano e outros.

 

Postura ética (2)

Em eleições, acumulei algumas derrotas e vitórias. Mas, com cuidado, procuro não expor ninguém no ‘pessoal’. Eu errei muitas vezes, quero mudar, porque sempre fica um aprendizado. Quero PARABENIZAR os dois candidatos também com reduto aqui (Caonze), os determinados, Dudu Pereira de Souza e João Antônio, pois conduziram suas ideias até o último dia e passaram pelo voto democraticamente. Sei que para vocês também foi um aprendizado e que poderão aplicar as lições em outro momento. Obrigado pela adversidade política, de ideias. Sempre seremos amigos em busca do melhor para nossa COMUNIDADE.

 

Para finalizar…

Quando se pensa no todo, no bairro, na cidade, no estado e no país, as disputas eleitorais ficam apenas na briga pelo voto e na divulgação das propostas para julgamento do eleitor. Quando a disputa mostra agressões pessoais, acusações inverídicas e desrespeito ao cidadão através da propagação de mentiras e promessas sem fundamentos, certamente o PODER é o alvo e o POVO passa a ser apenas um detalhe insignificante. Todo cuidado é pouco com os falsos profetas da política.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!