Visão Geral – 12/05

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Atendendo pedidos nas mídias sociais, entre os dias 4 e 6 deste mês, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, realizou a operação Calçada Limpa nos bairros Austin, Cerâmica, Carmari. Os agentes multaram 133 veículos e rebocaram sete, que foram encaminhados para o Depósito Público da Cidade, no bairro Botafogo.

 

Bola Murcha

Não é só na nova sinalização instalada a 100 metros do Shopping Nova Iguaçu que os engraçadinhos cometem infração. Na Rua Thomaz Fonseca, a principal do centro comercial de Comendador Soares, em alguns momentos, acontece a mesma coisa. Segundo relatos, um senhor que saía do sacolão foi jogado ao solo, atropelado por um ciclista que não respeitou o sinal vermelho.

 

Câmara dos Deputados aprova
profissão de cuidador

160511 H41A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (10) o projeto de lei que cria e regulamenta a profissão de Cuidador. Os profissionais que trabalham como cuidadores de pessoa idosa, criança, pessoa com deficiência ou com doença rara poderão ter a atividade regulamentada. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou a redação final do projeto, de autoria do Deputado Felipe Bornier (PROS/RJ), que segue direto para o Senado Federal. Segundo o autor da proposta, um dos principais objetivos da regulamentação é a prevenção de casos de violência contra crianças que ficam sob os cuidados desses profissionais. “Se for comprovado maus tratos e violência praticados pelo cuidador, está previsto no projeto o afastamento do profissional, determinado pela justiça, como medida cautelar”, destacou Felipe Bornier. Para o exercício da profissão, também está previsto no PL 1385/07 a exigência de documento que comprove não haver antecedentes criminais, além do curso de qualificação profissional.

 

 

 

Teori liquida fatura

Teori Zavascki negou o mandado de segurança protocolado ontem por José Eduardo Cardozo para suspender o impeachment de Dilma Rousseff. JEC alegava desvio de finalidade do ato de abertura do processo na Câmara por Eduardo Cunha. A ação do Advogado Geral da União aconteceu antes da votação do Senado começar e irritou a maioria dos ministros da Suprema Corte. A decisão de Teori Zavascki liquida, antecipadamente, todas as tentativas de JEC de judicializar o impeachment.
“Não há base constitucional para qualquer intervenção do Poder Judiciário que importe juízo de mérito sobre a ocorrência ou não dos fatos da acusação”.

 

Ocupa Mendes

Após a desocupação de terça-feira (10) do Colégio Estadual Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, os estudantes do movimento ‘Ocupa Mendes’ voltaram ao colégio de madrugada e retomaram ontem o controle das instalações. O colégio foi o primeiro a ser ocupado por estudantes no estado, no dia 21 de março. Na tarde de ontem, enquanto ocorria uma reunião dos integrantes das ocupações com o secretário de Educação, Antonio José Vieira Neto, e uma audiência de conciliação na segunda Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital (Viji), integrantes do movimento ‘Desocupa Mendes’ pularam o muro da escola e abriram os portões para os outros.

 

Ocupa Mendes (2)

Segundo integrantes da ocupação houve violência, como relata o estudante do terceiro ano Alessandro Ribeiro, que acusa os estudantes do Desocupa Mendes de agressões, roubos e depredações no colégio: “Aí a gente chamou uma assembleia nossa e resolvemos desocupar pela integridade física da gente. Passou um tempo, a noite caiu, e quando a gente voltou para o colégio, todos os alunos do Desocupa, que gritaram que queriam aulas, tinham abandonado a escola”.

 

Dilma nomeia Autoridade Pública do Futebol

Em um dos últimos atos antes da decisão do Senado sobre seu afastamento, a presidente Dilma Rousseff nomeou ontem um funcionário do Palácio do Planalto para a presidência da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFut). César Dutra Carrijo, que atualmente é subchefe adjunto para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, será responsável por coordenar o órgão, regulamentado em janeiro deste ano. A decisão foi tomada no começo da tarde de ontem e será publicada na próxima edição do Diário Oficial da União. A nomeação era uma demanda das organizações ligadas ao futebol para que o colegiado, vinculado ao Ministério do Esporte, possa começar a exercer suas funções.

 

Paes nega

Ontem, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, voltou a negar que tenha havido favorecimento na construção, pela iniciativa privada, do Pavilhão 6. O local receberá, a partir de agosto, competições de boxe e de vôlei sentado na Olimpíada e Paraolimpíada. Construído dentro do Centro de Convenções Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste, a obra foi feita, sem licitação, pela GL events, que administra o Riocentro.

 

Paes nega (2)

Em troca, a empresa teve estendido, sem concorrência, a administração de outro espaço, a Arena Olímpica do Rio, na Barra – sede das competições de ginástica – por 30 anos. O contrato terminaria este ano. “Não tinha como licitar dentro de um espaço privado. Esse espaço do Riocentro está concedido. Ou se fazia com dinheiro público ou com o privado. Esse espaço foi concedido (por outras gestões da prefeitura) há 10 anos por mais 50 anos”, esclareceu Paes.

 

Paes nega (3)

A iniciativa, segundo ele, evitou que a prefeitura usasse dinheiro próprio para erguer o pavilhão. “Mais uma vez provamos que dá para fazer Olimpíada sem pegar o dinheiro que as pessoas pagam de impostos e colocar em tenda para pessoas lutarem boxe”, declarou. “Amo boxe. É um esporte que me encanta – não posso falar de mais de nenhum esporte para não dar confusão. É um barato, popular, prioridade nacional, mas vai gastar o que a população mais pobre paga de imposto em estádio de boxe para usar 15 dias?”. Paes lembrou que a Olimpíada traz bônus, como os legados para o transporte, mas também contrapartidas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!