Bola Cheia
Na quarta (12), os alunos das escolas municipais de Queimados fecharam o primeiro semestre com chave de ouro mostrando criatividade através de mostras pedagógicas que revelaram potencial artístico, científico e até cultural.
“Encontros e Reencontros. Somos todos iguais na diferença” debateu intolerâncias religiosas, violências e preconceitos de um modo em geral. #Boa
Bola Murcha
Foi um mico, um desrespeito aos eleitores e à própria instituição, o ato de cada uma das senadoras presepeiras que resolveram assumir cadeiras na mesa do Senado, supostamente em protesto à votação da Reforma Trabalhista. Rindo, como se estivessem em suas casas as meninas da esquerda deram mal exemplo. A presepada nada adiantou. Foram derrotadas e a reforma aprovada. #Vaias
Cruzamento sem fiscalização
perto do Shopping Nova Iguaçu
Vejam isso. Por volta das 13h20 da última quarta-feira (12), quase um acidente entre esse ônibus da Evanil e um carro de passeio aconteceu no primeiro cruzamento da Avenida da Luz, sentido Viaduto Dom Adriano Hipólito. O irresponsável que estava no volante avançou o sinal fechado em alta velocidade. Mais uma vez esta coluna alerta: enquanto não houver a normalização da fiscalização no trânsito, em Nova Iguaçu, vidas correrão perigo por ações como a desse piloto. A região possui fluxo intenso de veículos no horário comercial e está a poucos metros do Shopping Nova Iguaçu. Vão esperar acidentes com mortes para agir? Depois da porta arrombada não adianta.
Conselho da Cidade
Os novos membros do Conselho Municipal da Cidade (Concidade) de Duque de Caxias tomaram posse na quarta-feira (12), na Câmara de Vereadores, com objetivo de discutir o plano diretor, instrumento básico da política de desenvolvimento e ordenamento territorial. “Dedicação não vai faltar nesse conselho, que está chegando para sanar problemas. Vamos planejar nossas reuniões com antecedência para que possamos discutir todos os assuntos necessários. É preciso a participação de todos para que realizemos um bom trabalho”, disse o secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Carlos Mello, presidente do Concidade.
Vereadora elogia
A vereadora Juliana do Táxi (PSD) afirmou que Duque de Caxias só tem a ganhar com o Concidade. “Parabenizo o secretário Carlos Mello pela iniciativa e por conseguir reunir pessoas dispostas a contribuir com o crescimento da nossa Cidade. A Câmara Municipal está aberta para colaborar da melhor forma.”
Representando a sociedade civil, Sidney Neves fez um apelo aos novos membros. “Temos que levar as reuniões do conselho para locais públicos, onde haja a participação da população.”
Até nas quentinhas!?
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (GAECC/MPRJ), obteve na Justiça decisão favorável para abertura de processo criminal contra 30 pessoas por fraudar uma licitação para fornecimento de quentinhas aos presídios fluminenses. *Os larápios não livram nem a comida dos presos. Sinistro.
Identificação biométrica de torcedores
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ingressou na quarta-feira (12) na Justiça com um pedido de reconsideração da decisão da 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça que suspendeu a liminar concedida pelo Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos para a implantação de sistema de identificação biométrica de torcedores em estádios de futebol no Estado. A suspensão foi deferida, a pedido dos clubes, no dia 31 de maio. Os fatos de violência ocorridos no último sábado, no interior do estádio de São Januário, motivaram o pedido de reconsideração feito pela 9ª Procuradoria de Justiça de Tutela Coletiva do MPRJ junto ao 2º grau do Tribunal de Justiça do Rio.
Sobre a reforma
trabalhista
A reforma trabalhista trata-se do maior avanço nas relações capital-trabalho no país em mais de sete décadas, desde a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943. O Sistema FIRJAN defende há anos a modernização das leis trabalhistas de forma a adequar a legislação às mudanças na relação de trabalho. A legislação atual há muito tempo já não corresponde à realidade do mercado de trabalho no Brasil. E sua modernização é imprescindível para uma retomada sustentável do desenvolvimento econômico e social.
Fim do imposto
Sindical
Nossos parlamentares votaram a favor de um Brasil moderno, com uma legislação trabalhista contemporânea. Quanto mais atuais e flexíveis forem as relações de trabalho, maior será o estímulo à geração de emprego e de renda. O Sistema FIRJAN apoia também ao fim do imposto sindical, uma das medidas incluídas na reforma trabalhista. A existência desta contribuição há anos é questionada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.
Legislação moderna
A modernização da legislação trabalhista passa também pelas entidades sindicais, tanto as de trabalhadores quanto as patronais. Os sindicatos precisam encontrar novas formas de financiamento e desonerar as empresas, estimulando o investimento e o emprego. Em um cenário de crise econômica e alto índice de desemprego, a reforma trabalhista é essencial ao permitir a adequação das jornadas à produção, contribuindo para a preservação de empregos e o aumento da competitividade das empresas.